Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204977 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1438 |
id |
UFSC_04c1e6df3f186fa53bfc3f81823fb00b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204977 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930)ApropriaçãoAritmética do Curso PrimárioMétodo IntuitivoDisponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1438Este texto objetiva compreender de que forma o método intuitivo foi apropriado, por diferentes estados brasileiros para o ensino de Aritmética. Tal compreensão cria algumas possibilidades de conexão de elementos das histórias da educação matemática do curso primário entre as unidades estaduais. Para isso, a posição ocupada inicialmente é a de observador – tentando acompanhar as similitudes e as particularidades de cada espaço. Como resultado, a pesquisa revela que com os reempregos atribuídos ao ensino de Aritmética, a partir da pedagogia intuitiva, contar e calcular deixaram de serem tópicos de conteúdos ancorados em regras fechadas e abstratas e transformaram-se em conhecimentos observados, palpável, vividos e adquiridos pelas experiências dos sentidos.Interfaces Científicas2020-03-27T20:07:48Z2020-03-27T20:07:48Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. A.. Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930). Interfaces Científicas - Educação, v. 2, p. 219-232, 20142316-3828https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204977Oliveira, Marcus Aldenisson deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-27T20:07:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204977Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-27T20:07:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930) |
title |
Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930) |
spellingShingle |
Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930) Oliveira, Marcus Aldenisson de Apropriação Aritmética do Curso Primário Método Intuitivo |
title_short |
Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930) |
title_full |
Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930) |
title_fullStr |
Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930) |
title_full_unstemmed |
Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930) |
title_sort |
Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930) |
author |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
author_facet |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apropriação Aritmética do Curso Primário Método Intuitivo |
topic |
Apropriação Aritmética do Curso Primário Método Intuitivo |
description |
Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1438 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-03-27T20:07:48Z 2020-03-27T20:07:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, M. A.. Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930). Interfaces Científicas - Educação, v. 2, p. 219-232, 2014 2316-3828 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204977 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, M. A.. Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930). Interfaces Científicas - Educação, v. 2, p. 219-232, 2014 2316-3828 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652305846763520 |