A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197221 |
Resumo: | Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1244/pdf |
id |
UFSC_33586462f5dfadc5119bf30913c07bf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197221 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920AritméticaHistória da educação matemáticaEducação matemáticaEnsino primário de aritméticaMétodo intuitivoDisponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1244/pdfEste texto analisa os resultados recentes de pesquisa sobre a constituição histórica da aritmética, presente no ensino primário brasileiro. O estudo discute tais resultados considerando referências teórico-metodológicas que caracterizam os saberes envolvidos na formação de professores e no ensino. Para isso, lança mão de conceitos como “saberes para ensinar” e “saberes a ensinar” elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra. O estudo conclui por mostrar os avanços obtidos recentemente em termos de caracterização de uma “aritmética intuitiva” e aponta caminhos para pesquisas que busquem tornar mais precisa a caracterização da “aritmética intuitiva” como um “saber a ensinar”, uma “matemática a ensinar”.Educação Matemática em Revista2019-07-08T21:17:19Z2019-07-08T21:17:19Z2019-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 54-66, 2019.2317-904Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197221Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T21:17:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197221Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-08T21:17:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920 |
title |
A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920 |
spellingShingle |
A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920 Valente, Wagner Rodrigues Aritmética História da educação matemática Educação matemática Ensino primário de aritmética Método intuitivo |
title_short |
A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920 |
title_full |
A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920 |
title_fullStr |
A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920 |
title_full_unstemmed |
A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920 |
title_sort |
A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920 |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética História da educação matemática Educação matemática Ensino primário de aritmética Método intuitivo |
topic |
Aritmética História da educação matemática Educação matemática Ensino primário de aritmética Método intuitivo |
description |
Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1244/pdf |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-08T21:17:19Z 2019-07-08T21:17:19Z 2019-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 54-66, 2019. 2317-904X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197221 |
identifier_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 54-66, 2019. 2317-904X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652125450797056 |