A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197221
Resumo: Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1244/pdf
id UFSC_33586462f5dfadc5119bf30913c07bf4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197221
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920AritméticaHistória da educação matemáticaEducação matemáticaEnsino primário de aritméticaMétodo intuitivoDisponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1244/pdfEste texto analisa os resultados recentes de pesquisa sobre a constituição histórica da aritmética, presente no ensino primário brasileiro. O estudo discute tais resultados considerando referências teórico-metodológicas que caracterizam os saberes envolvidos na formação de professores e no ensino. Para isso, lança mão de conceitos como “saberes para ensinar” e “saberes a ensinar” elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra. O estudo conclui por mostrar os avanços obtidos recentemente em termos de caracterização de uma “aritmética intuitiva” e aponta caminhos para pesquisas que busquem tornar mais precisa a caracterização da “aritmética intuitiva” como um “saber a ensinar”, uma “matemática a ensinar”.Educação Matemática em Revista2019-07-08T21:17:19Z2019-07-08T21:17:19Z2019-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 54-66, 2019.2317-904Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197221Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T21:17:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197221Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-08T21:17:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
title A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
spellingShingle A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
Valente, Wagner Rodrigues
Aritmética
História da educação matemática
Educação matemática
Ensino primário de aritmética
Método intuitivo
title_short A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
title_full A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
title_fullStr A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
title_full_unstemmed A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
title_sort A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética
História da educação matemática
Educação matemática
Ensino primário de aritmética
Método intuitivo
topic Aritmética
História da educação matemática
Educação matemática
Ensino primário de aritmética
Método intuitivo
description Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1244/pdf
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08T21:17:19Z
2019-07-08T21:17:19Z
2019-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 54-66, 2019.
2317-904X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197221
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 54-66, 2019.
2317-904X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652125450797056