Educação escolar indígena: as vozes Guarani sobre a escola na aldeia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89100 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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Educação escolar indígena: as vozes Guarani sobre a escola na aldeiaEducaçãoIndios GuaraniEducaçãoEscolas -Organizacao e administracaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.O presente trabalho trata-se de um estudo de caso na Aldeia Indígena M'Biguaçu - Tekoá Yynn Moronti Wherá em Biguaçu/SC - que investiga as vozes Guarani sobre a escola na aldeia. Problematizo as vozes das crianças, jovens, adultos e lideranças no sentido de compreender as relações, anseios, os significados atribuídos à escola e o que preconizam para a organização e construção da escola específica, diferenciada, bilingüe e intercultural. A abordagem metodológica de natureza qualitativa apoia-se nas observações, entrevistas, desenhos das crianças, diário de campo, experiência profissional da pesquisadora. A discussão inicia-se partindo do olhar histórico, dando ênfase à educação escolar indígena em Santa Catarina. Situo a aldeia M'Biguaçu buscando identificar o Jeito Guarani, a história da aldeia e da escola e a sua organização. Por fim, faço referência às vozes Guarani sobre a escola na aldeia. Os resultados apontam para o sentido de que a escola ocupa lugar de destaque na aldeia. É considerada por seus membros como a segunda casa de reza, que contribui para fortalecer a cultura e as organizações sociais desse grupo.. Portanto, são atribuídos à escola dois papéis fundamentais. Um, de desenvolver os conhecimentos da sociedade não- indígena, tais como: leitura e escrita, para empreender suas grandes lutas. O outro, está relacionado com as questões culturais Guarani, quais sejam, os ensinamentos tradicionais, fortalecendo e valorizando a cultura, principalmente para os jovens que estão num processo de desvalorização da mesma, efeito da aculturação a partir do intenso contato com a sociedade não- indígena. The present work is about a study of case in Aboriginal Village M' Biguaçu - Tekoá Yynn Moronti Wherá in Biguaçu/SC - that investigates the Guarani voices on the school in the village. Problematizo the voices of the children, young, adults and leaderships in the direction to understand the relations, yearnings, the meanings attributed to the school and what they praise for the organization and construction of the specific school, differentiated, bilingüe and intercultural. The metodológica boarding of qualitative nature is supported in the comments, interviews, drawings of the children, daily of field, professional experience of the researcher. The quarrel is initiated breaking of the historical look, giving emphasis to the aboriginal pertaining to school education in Santa Catarina. I point out village M' Biguaçu searching to identify the Guarani Skill, the history of the village and the school and its organization. Finally, I make reference to reference the Guarani voices on the school in the village. The results point with respect to the direction of that the school occupies place of prominence in the village. It is considered by its members as the second house of prayer, that contributes to fortify the culture and the social organizations of this group. Therefore, two basic papers are attributed to the school. One, to develop the knowledge of the not aboriginal society, such as: reading and writing, to undertake its great fights. The other, are related with the cultural questions Guarani, which are, the traditional teachings, fortifying and valuing the culture, mainly for the young that is in a process of depreciation of the same one, effect of the aculturação from the intense contact with the not aboriginal society..Florianópolis, SCFantin, MaristelaUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Ismenia de Fátima2012-10-22T16:44:06Z2012-10-22T16:44:06Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf228518http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89100porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T13:10:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89100Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T13:10:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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