Análise de segurança viária com base na aplicação da metodologia iRAP: estudo de caso na Rodovia José Carlos Daux no município de Florianópolis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237745 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Análise de segurança viária com base na aplicação da metodologia iRAP: estudo de caso na Rodovia José Carlos Daux no município de Florianópolisengenharia de tráfegosegurança viáriamétodo preditivoiRapTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.O mundo vive a segunda década de ação pela segurança viária no período entre 2011 e 2030, dada a importância do tema com relação ao número de mortes nas rodovias. A instituição de caridade iRAP surgiu com o objetivo de diminuir tal número de mortos no mundo por meio de programas de avaliação de rodovias como o BrazilRAP. Para tanto foi desenvolvida uma metodologia que permite analisar as características de vias aplicando o conhecimento concatenado de segurança viária e com isso identificar de forma preditiva locais de risco para quatro tipos de usuários das vias. O protocolo de classificação por estrelas da metodologia iRAP permite identificar os trechos de maior risco para os usuários de uma via. Para o estudo do processo de aplicação da metodologia, a rodovia José Carlos Daux é avaliada para identificação de trechos críticos. Os resultados mostram regiões da rodovia que em caso de acidente apresentam risco maior ou menor para: ocupante de veículo fechado, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Com relação ao sentido norte sul da rodovia, um trecho crítico foi identificado como aquele que oferece maior risco aos quatro tipos de usuários. No sentido sul norte, para o grupo de usuários motociclistas e para ocupantes de veículos, o trecho de maior criticidade é o mesmo. Contudo, um outro ponto é tido como o que apresenta maior risco para pedestres e ciclistas, nesse mesmo sentido. Ao aplicar a metodologia o processo denominado codificação, demanda a obtenção de imagens da rodovia que possam ser examinadas por um indivíduo, portanto a avaliação está sujeita a variações em função do avaliador.Florianópolis, SCCoelho, Alexandre HeringUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Camila Freitas dos2022-08-03T19:55:28Z2022-08-03T19:55:28Z2022-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237745info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-03T19:55:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237745Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-03T19:55:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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