As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolete, Priscila Cadorin
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131061
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
id UFSC_0571a4d99dfd40cf88f75a4d1f6347be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131061
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede públicaTICInclusãoEducação básicaEnsino fundamentalLIBRASICTInclusionBasic educationElementary educationLBSTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.A partir da Declaração de Salamanca passa a ser disseminado um conceito de necessidades educacionais especiais que ressalta a interação das características individuais dos alunos com o ambiente educacional e social, responsabilizando o ensino regular para o desafio de atender as diferenças. Desde então o governo brasileiro vem trabalhando nessa perceptiva, e optou pelo modelo de ensino inclusivo, na tentativa de colaborar para a inclusão social. Contudo, mesmo com essa perspectiva conceitual transformadora, sabe-se que as políticas educacionais implementadas ainda não foram suficientes para uma educação inclusiva eficaz. Pois ao ser incluído na escola regular, além dos problemas relacionados ao ensino propriamente dito – materiais e metodologias adequados – o sujeito surdo enfrenta problemas relacionados à socialização provocados pela dificuldade de comunicação com as crianças ouvintes. Pensando nisso a Escola de Educação Básica Castro Alves, da cidade de Araranguá, Santa Catarina, tem se esforçado para tentar mudar essa realidade. A escola optou por disponibilizar o ensino de Língua Brasileira de Sinais às crianças ouvintes, na tentativa de construir o meio de comunicação entre ouvintes e surdos. Neste sentido, a atual pesquisa pretende observar se a iniciativa da escola Castro Alves contribui para a socialização e interação entre as crianças. Para isso, será utilizada as Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento de observação, tendo em vista as potencialidades das novas tecnologias utilizadas no ambiente escolar, principalmente no meio escolar inclusivo.From the Salamanca Statement becomes widespread a concept of special educational needs that emphasizes the interaction of individual characteristics of students with the educational and social environment, making the regular education responsible to face the challenge of attend the differences. Since then, the Brazilian government has been working on this perceptive and has chosen for the inclusive education model, in an attempt to contribute to social inclusion. However, even with this transforming conceptual perspective, it is known that the implemented educational policies have not been sufficient for an effective inclusive education. For to be included in regular schools , besides the problems related to teaching itself - appropriate materials and methodologies - the deaf subject faces problems related to socialization caused by the difficulty of communication with the other children . Thinking about that, the Basic School Castro Alves, from the city of Araranguá, Santa Catarina, has struggled to trying change this reality. The school opted to provide the teaching of Brazilian sign language to the hearing children in an attempt to build the means of communication between deaf and hearing. In this sense, the current research aims to observe if the school Castro Alves initiative contributes to the socialization and interaction among children. For this, the Information Technologies and Communication will be used as a tool of observation, in view of the potential of new technologies used in the school environment, especially in the inclusive school environment.Araranguá, SCSilva, Juarez Bento daPêgo, Carolina FerreiraUniversidade Federal de Santa CatarinaNicolete, Priscila Cadorin2015-03-19T23:47:50Z2015-03-19T23:47:50Z2013-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis141 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131061porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-19T23:47:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131061Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-19T23:47:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública
title As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública
spellingShingle As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública
Nicolete, Priscila Cadorin
TIC
Inclusão
Educação básica
Ensino fundamental
LIBRAS
ICT
Inclusion
Basic education
Elementary education
LBS
title_short As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública
title_full As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública
title_fullStr As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública
title_full_unstemmed As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública
title_sort As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública
author Nicolete, Priscila Cadorin
author_facet Nicolete, Priscila Cadorin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Juarez Bento da
Pêgo, Carolina Ferreira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolete, Priscila Cadorin
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Inclusão
Educação básica
Ensino fundamental
LIBRAS
ICT
Inclusion
Basic education
Elementary education
LBS
topic TIC
Inclusão
Educação básica
Ensino fundamental
LIBRAS
ICT
Inclusion
Basic education
Elementary education
LBS
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-26
2015-03-19T23:47:50Z
2015-03-19T23:47:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131061
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652276901871616