Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victória Minelli da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234458
Resumo: Esta pesquisa explora o uso e a importância de metodologias que trazem o discente de Ciências Contábeis para o centro do processo de ensino-aprendizagem, como sujeitos ativos. Tendências e contextos atuais de mercado foram considerados para a construção de uma narrativa onde as metodologias ativas e elementos de gamification se mostram ferramentas em ascensão, com forte aderência no ensino, proporcionando bons resultados a curto e longo prazo e, o próprio aluno, é capaz de autoanalisar o desenvolvimento de suas habilidades. Para comprovar tal afirmativa, foi realizada uma survey com 119 estudantes de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que já tinham cursado ou estavam cursando as disciplinas de Simulação Gerencial, únicas 100% gamificadas dentre o curso. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, os resultados dessa pesquisa indicam que o nível de usabilidade de metodologias ativas ainda é, em maior parte, mediano. Quanto à importância atribuída pelos respondentes, o uso da arte nas metodologias se destaca, elevando, ainda mais, os métodos que utilizem estratégias de gamification. O contato com elementos visuais e interativos, ranking, meta, recompensa e feedbacks – que muito têm em comum com a realidade encontrada nas empresas – desenvolve habilidades chaves, como pensamento crítico, curiosidade e comunicação ao hoje aluno e futuro profissional contábil, alinhado com o mundo de constante evolução que está inserido
id UFSC_0571ce7332ea8ac149879e3550b67f6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234458
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidadeGamificationMetodologia AtivaJogos de EmpresaEsta pesquisa explora o uso e a importância de metodologias que trazem o discente de Ciências Contábeis para o centro do processo de ensino-aprendizagem, como sujeitos ativos. Tendências e contextos atuais de mercado foram considerados para a construção de uma narrativa onde as metodologias ativas e elementos de gamification se mostram ferramentas em ascensão, com forte aderência no ensino, proporcionando bons resultados a curto e longo prazo e, o próprio aluno, é capaz de autoanalisar o desenvolvimento de suas habilidades. Para comprovar tal afirmativa, foi realizada uma survey com 119 estudantes de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que já tinham cursado ou estavam cursando as disciplinas de Simulação Gerencial, únicas 100% gamificadas dentre o curso. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, os resultados dessa pesquisa indicam que o nível de usabilidade de metodologias ativas ainda é, em maior parte, mediano. Quanto à importância atribuída pelos respondentes, o uso da arte nas metodologias se destaca, elevando, ainda mais, os métodos que utilizem estratégias de gamification. O contato com elementos visuais e interativos, ranking, meta, recompensa e feedbacks – que muito têm em comum com a realidade encontrada nas empresas – desenvolve habilidades chaves, como pensamento crítico, curiosidade e comunicação ao hoje aluno e futuro profissional contábil, alinhado com o mundo de constante evolução que está inseridoFlorianópolis, SCMecheln, Pedro José vonDalcero, KátiaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Victória Minelli da2022-05-16T18:07:09Z2022-05-16T18:07:09Z2022-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234458porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-24T18:12:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234458Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-24T18:12:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade
title Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade
spellingShingle Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade
Silva, Victória Minelli da
Gamification
Metodologia Ativa
Jogos de Empresa
title_short Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade
title_full Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade
title_fullStr Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade
title_full_unstemmed Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade
title_sort Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade
author Silva, Victória Minelli da
author_facet Silva, Victória Minelli da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mecheln, Pedro José von
Dalcero, Kátia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Victória Minelli da
dc.subject.por.fl_str_mv Gamification
Metodologia Ativa
Jogos de Empresa
topic Gamification
Metodologia Ativa
Jogos de Empresa
description Esta pesquisa explora o uso e a importância de metodologias que trazem o discente de Ciências Contábeis para o centro do processo de ensino-aprendizagem, como sujeitos ativos. Tendências e contextos atuais de mercado foram considerados para a construção de uma narrativa onde as metodologias ativas e elementos de gamification se mostram ferramentas em ascensão, com forte aderência no ensino, proporcionando bons resultados a curto e longo prazo e, o próprio aluno, é capaz de autoanalisar o desenvolvimento de suas habilidades. Para comprovar tal afirmativa, foi realizada uma survey com 119 estudantes de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que já tinham cursado ou estavam cursando as disciplinas de Simulação Gerencial, únicas 100% gamificadas dentre o curso. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, os resultados dessa pesquisa indicam que o nível de usabilidade de metodologias ativas ainda é, em maior parte, mediano. Quanto à importância atribuída pelos respondentes, o uso da arte nas metodologias se destaca, elevando, ainda mais, os métodos que utilizem estratégias de gamification. O contato com elementos visuais e interativos, ranking, meta, recompensa e feedbacks – que muito têm em comum com a realidade encontrada nas empresas – desenvolve habilidades chaves, como pensamento crítico, curiosidade e comunicação ao hoje aluno e futuro profissional contábil, alinhado com o mundo de constante evolução que está inserido
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-16T18:07:09Z
2022-05-16T18:07:09Z
2022-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234458
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651918972551168