Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234458 |
Resumo: | Esta pesquisa explora o uso e a importância de metodologias que trazem o discente de Ciências Contábeis para o centro do processo de ensino-aprendizagem, como sujeitos ativos. Tendências e contextos atuais de mercado foram considerados para a construção de uma narrativa onde as metodologias ativas e elementos de gamification se mostram ferramentas em ascensão, com forte aderência no ensino, proporcionando bons resultados a curto e longo prazo e, o próprio aluno, é capaz de autoanalisar o desenvolvimento de suas habilidades. Para comprovar tal afirmativa, foi realizada uma survey com 119 estudantes de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que já tinham cursado ou estavam cursando as disciplinas de Simulação Gerencial, únicas 100% gamificadas dentre o curso. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, os resultados dessa pesquisa indicam que o nível de usabilidade de metodologias ativas ainda é, em maior parte, mediano. Quanto à importância atribuída pelos respondentes, o uso da arte nas metodologias se destaca, elevando, ainda mais, os métodos que utilizem estratégias de gamification. O contato com elementos visuais e interativos, ranking, meta, recompensa e feedbacks – que muito têm em comum com a realidade encontrada nas empresas – desenvolve habilidades chaves, como pensamento crítico, curiosidade e comunicação ao hoje aluno e futuro profissional contábil, alinhado com o mundo de constante evolução que está inserido |
id |
UFSC_0571ce7332ea8ac149879e3550b67f6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234458 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidadeGamificationMetodologia AtivaJogos de EmpresaEsta pesquisa explora o uso e a importância de metodologias que trazem o discente de Ciências Contábeis para o centro do processo de ensino-aprendizagem, como sujeitos ativos. Tendências e contextos atuais de mercado foram considerados para a construção de uma narrativa onde as metodologias ativas e elementos de gamification se mostram ferramentas em ascensão, com forte aderência no ensino, proporcionando bons resultados a curto e longo prazo e, o próprio aluno, é capaz de autoanalisar o desenvolvimento de suas habilidades. Para comprovar tal afirmativa, foi realizada uma survey com 119 estudantes de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que já tinham cursado ou estavam cursando as disciplinas de Simulação Gerencial, únicas 100% gamificadas dentre o curso. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, os resultados dessa pesquisa indicam que o nível de usabilidade de metodologias ativas ainda é, em maior parte, mediano. Quanto à importância atribuída pelos respondentes, o uso da arte nas metodologias se destaca, elevando, ainda mais, os métodos que utilizem estratégias de gamification. O contato com elementos visuais e interativos, ranking, meta, recompensa e feedbacks – que muito têm em comum com a realidade encontrada nas empresas – desenvolve habilidades chaves, como pensamento crítico, curiosidade e comunicação ao hoje aluno e futuro profissional contábil, alinhado com o mundo de constante evolução que está inseridoFlorianópolis, SCMecheln, Pedro José vonDalcero, KátiaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Victória Minelli da2022-05-16T18:07:09Z2022-05-16T18:07:09Z2022-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234458porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-24T18:12:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234458Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-24T18:12:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade |
title |
Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade |
spellingShingle |
Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade Silva, Victória Minelli da Gamification Metodologia Ativa Jogos de Empresa |
title_short |
Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade |
title_full |
Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade |
title_fullStr |
Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade |
title_full_unstemmed |
Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade |
title_sort |
Além da teoria: utilização de estratégias de gamification e de metodologias ativas no ensino da contabilidade |
author |
Silva, Victória Minelli da |
author_facet |
Silva, Victória Minelli da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mecheln, Pedro José von Dalcero, Kátia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Victória Minelli da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamification Metodologia Ativa Jogos de Empresa |
topic |
Gamification Metodologia Ativa Jogos de Empresa |
description |
Esta pesquisa explora o uso e a importância de metodologias que trazem o discente de Ciências Contábeis para o centro do processo de ensino-aprendizagem, como sujeitos ativos. Tendências e contextos atuais de mercado foram considerados para a construção de uma narrativa onde as metodologias ativas e elementos de gamification se mostram ferramentas em ascensão, com forte aderência no ensino, proporcionando bons resultados a curto e longo prazo e, o próprio aluno, é capaz de autoanalisar o desenvolvimento de suas habilidades. Para comprovar tal afirmativa, foi realizada uma survey com 119 estudantes de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que já tinham cursado ou estavam cursando as disciplinas de Simulação Gerencial, únicas 100% gamificadas dentre o curso. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, os resultados dessa pesquisa indicam que o nível de usabilidade de metodologias ativas ainda é, em maior parte, mediano. Quanto à importância atribuída pelos respondentes, o uso da arte nas metodologias se destaca, elevando, ainda mais, os métodos que utilizem estratégias de gamification. O contato com elementos visuais e interativos, ranking, meta, recompensa e feedbacks – que muito têm em comum com a realidade encontrada nas empresas – desenvolve habilidades chaves, como pensamento crítico, curiosidade e comunicação ao hoje aluno e futuro profissional contábil, alinhado com o mundo de constante evolução que está inserido |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-16T18:07:09Z 2022-05-16T18:07:09Z 2022-03-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234458 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651918972551168 |