APLICAÇÃO DA GAMIFICATION AO ENSINO JURÍDICO - APLICATION OF GAMIFICATION TO LEGAL EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Roselaine Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5676
Resumo: Resumo: Este estudo apresenta a Gamification acadêmica, alternativa ao método tradicional, demonstrando que inserindo games no ensino pode-se motivar e engajar alunos. Lecionar requer um professor moderno, dinâmico e principalmente tecnológico porque o ensino necessita evoluir para atender aos anseios dessa novíssima geração. Embasado em livros, artigos e vídeos apresenta-se a conceituação do tema, a aplicação desta metodologia e seus benefícios. Por ser recente, não há ainda um vasto material a respeito, assim, o foco é na literatura disponível, utilizando-se o procedimento bibliográfico, pelo método dedutivo, numa abordagem qualitativa cujo marco teórico são as obras de Flora Alves e Jane McGonigal. Palavras-chave: Metodologia de Ensino; Ensino Jurídico; Gamification; Aplicação; Engajamento Abstract: This study presents the academic Gamification, alternative to the traditional method, demonstrating that by inserting games in teaching might motivate and engage students. Teaching requires a modern, dynamic and technological teacher because teaching must evolve to attend the yearnings of this new generation. Based on books, articles and videos, presents the conceptualization of the theme, application of this methodology and yours benefits. Being recent, there isn’t a vast of material yet about, thus, the focus is on the available literature, using the bibliographic procedure, by the deductive method, whose theoretical framework is the works of Flora Alves and Jane McGonigal. Key words: Teaching Methodology; Legal Education; Gamification; Application; Engagement
id CONPEDI-1_1934455c25d3f75ff32cc69ca5e955ae
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/5676
network_acronym_str CONPEDI-1
network_name_str Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DA GAMIFICATION AO ENSINO JURÍDICO - APLICATION OF GAMIFICATION TO LEGAL EDUCATIONMetodologia de Ensino; Ensino Jurídico; Gamification; Aplicação; EngajamentoResumo: Este estudo apresenta a Gamification acadêmica, alternativa ao método tradicional, demonstrando que inserindo games no ensino pode-se motivar e engajar alunos. Lecionar requer um professor moderno, dinâmico e principalmente tecnológico porque o ensino necessita evoluir para atender aos anseios dessa novíssima geração. Embasado em livros, artigos e vídeos apresenta-se a conceituação do tema, a aplicação desta metodologia e seus benefícios. Por ser recente, não há ainda um vasto material a respeito, assim, o foco é na literatura disponível, utilizando-se o procedimento bibliográfico, pelo método dedutivo, numa abordagem qualitativa cujo marco teórico são as obras de Flora Alves e Jane McGonigal. Palavras-chave: Metodologia de Ensino; Ensino Jurídico; Gamification; Aplicação; Engajamento Abstract: This study presents the academic Gamification, alternative to the traditional method, demonstrating that by inserting games in teaching might motivate and engage students. Teaching requires a modern, dynamic and technological teacher because teaching must evolve to attend the yearnings of this new generation. Based on books, articles and videos, presents the conceptualization of the theme, application of this methodology and yours benefits. Being recent, there isn’t a vast of material yet about, thus, the focus is on the available literature, using the bibliographic procedure, by the deductive method, whose theoretical framework is the works of Flora Alves and Jane McGonigal. Key words: Teaching Methodology; Legal Education; Gamification; Application; EngagementConselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDITavares, Roselaine Andrade2019-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/567610.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2019.v5i1.5676Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 5, n. 1 (2019): JANEIRO - JUNHO; 74-882525-96362525-9636reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídicainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5676/pdfDireitos autorais 2019 Roselaine Andrade Tavareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-02T03:01:58Zoai:ojs.indexlaw.org:article/5676Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/rpejONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/oai||indexlawjournals@gmail.com2525-96362525-9636opendoar:2020-06-02T03:01:58Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DA GAMIFICATION AO ENSINO JURÍDICO - APLICATION OF GAMIFICATION TO LEGAL EDUCATION
title APLICAÇÃO DA GAMIFICATION AO ENSINO JURÍDICO - APLICATION OF GAMIFICATION TO LEGAL EDUCATION
spellingShingle APLICAÇÃO DA GAMIFICATION AO ENSINO JURÍDICO - APLICATION OF GAMIFICATION TO LEGAL EDUCATION
Tavares, Roselaine Andrade
Metodologia de Ensino; Ensino Jurídico; Gamification; Aplicação; Engajamento
title_short APLICAÇÃO DA GAMIFICATION AO ENSINO JURÍDICO - APLICATION OF GAMIFICATION TO LEGAL EDUCATION
title_full APLICAÇÃO DA GAMIFICATION AO ENSINO JURÍDICO - APLICATION OF GAMIFICATION TO LEGAL EDUCATION
title_fullStr APLICAÇÃO DA GAMIFICATION AO ENSINO JURÍDICO - APLICATION OF GAMIFICATION TO LEGAL EDUCATION
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DA GAMIFICATION AO ENSINO JURÍDICO - APLICATION OF GAMIFICATION TO LEGAL EDUCATION
title_sort APLICAÇÃO DA GAMIFICATION AO ENSINO JURÍDICO - APLICATION OF GAMIFICATION TO LEGAL EDUCATION
author Tavares, Roselaine Andrade
author_facet Tavares, Roselaine Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Roselaine Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de Ensino; Ensino Jurídico; Gamification; Aplicação; Engajamento
topic Metodologia de Ensino; Ensino Jurídico; Gamification; Aplicação; Engajamento
description Resumo: Este estudo apresenta a Gamification acadêmica, alternativa ao método tradicional, demonstrando que inserindo games no ensino pode-se motivar e engajar alunos. Lecionar requer um professor moderno, dinâmico e principalmente tecnológico porque o ensino necessita evoluir para atender aos anseios dessa novíssima geração. Embasado em livros, artigos e vídeos apresenta-se a conceituação do tema, a aplicação desta metodologia e seus benefícios. Por ser recente, não há ainda um vasto material a respeito, assim, o foco é na literatura disponível, utilizando-se o procedimento bibliográfico, pelo método dedutivo, numa abordagem qualitativa cujo marco teórico são as obras de Flora Alves e Jane McGonigal. Palavras-chave: Metodologia de Ensino; Ensino Jurídico; Gamification; Aplicação; Engajamento Abstract: This study presents the academic Gamification, alternative to the traditional method, demonstrating that by inserting games in teaching might motivate and engage students. Teaching requires a modern, dynamic and technological teacher because teaching must evolve to attend the yearnings of this new generation. Based on books, articles and videos, presents the conceptualization of the theme, application of this methodology and yours benefits. Being recent, there isn’t a vast of material yet about, thus, the focus is on the available literature, using the bibliographic procedure, by the deductive method, whose theoretical framework is the works of Flora Alves and Jane McGonigal. Key words: Teaching Methodology; Legal Education; Gamification; Application; Engagement
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5676
10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2019.v5i1.5676
url http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5676
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2019.v5i1.5676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5676/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Roselaine Andrade Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Roselaine Andrade Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 5, n. 1 (2019): JANEIRO - JUNHO; 74-88
2525-9636
2525-9636
reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
collection Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv ||indexlawjournals@gmail.com
_version_ 1808858109903372288