Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e Vygotsky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hofstetter, Rita
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schneuwly, Bernard
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218977
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/372
id UFSC_05b9175b64c6d582018149984089a726
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218977
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e VygotskyVygotskyClaparèdeEducação Novasaberesformação de professoreseducação e desenvolvimentoDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/372O debate sobre os saberes na Educação Nova é geralmente dominado por duas posições anglo-saxônicas opostas, mantidas por Dewey e Thorndike. Este artigo apresenta outra linha de divisão. Claparède e Vygotsky, duas figuras europeias representativas da Educação Nova, ambos cientistas que constroem uma teoria do funcionamento psicológico e estão fortemente envolvidos em reformas escolares. Suas concepções de saberes em educação são, no entanto, contrastadas. Demonstraremos isso analisando vosso trabalho sob três pontos de vista: a relação entre educação e desenvolvimento; a natureza dos saberes a ensinar; e o tipo de saberes necessários para a formação de professores. Para Claparède, a educação segue o desenvolvimento natural; o saber a ensinar deve ser útil e vinculado à vida cotidiana; saber para o professor é essencialmente saber sobre a criança. Para Vygotsky, a educação precede o desenvolvimento, saber a ensinar é sistemático, diferente do saber do cotidiano, transformando este relacionamento em seus próprios processos psíquicos; saber para os professores é saber a ensinar e sobre o ensino. A abordagem de Claparède pode ser descrita como negação abstrata da escola tradicional; ele quer uma revolução Copernicana, uma escola completamente diferente, ligada à vida cotidiana. A abordagem de Vygotsky pode ser caracterizada como negação determinada; ele quer desenvolver a escola tradicional, mantendo e transformando o conhecimento organizado sistematicamente em disciplinas formais.História da Educação Matemática2020-12-29T00:54:43Z2020-12-29T00:54:43Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHOFSTETTER, R.; SCHENEUWLY, B.. Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e Vygotsky. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 226-258, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218977Hofstetter, RitaSchneuwly, Bernardporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-29T00:54:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218977Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-29T00:54:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e Vygotsky
title Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e Vygotsky
spellingShingle Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e Vygotsky
Hofstetter, Rita
Vygotsky
Claparède
Educação Nova
saberes
formação de professores
educação e desenvolvimento
title_short Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e Vygotsky
title_full Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e Vygotsky
title_fullStr Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e Vygotsky
title_full_unstemmed Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e Vygotsky
title_sort Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e Vygotsky
author Hofstetter, Rita
author_facet Hofstetter, Rita
Schneuwly, Bernard
author_role author
author2 Schneuwly, Bernard
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hofstetter, Rita
Schneuwly, Bernard
dc.subject.por.fl_str_mv Vygotsky
Claparède
Educação Nova
saberes
formação de professores
educação e desenvolvimento
topic Vygotsky
Claparède
Educação Nova
saberes
formação de professores
educação e desenvolvimento
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/372
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T00:54:43Z
2020-12-29T00:54:43Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HOFSTETTER, R.; SCHENEUWLY, B.. Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e Vygotsky. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 226-258, 2020.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218977
identifier_str_mv HOFSTETTER, R.; SCHENEUWLY, B.. Saberes para ensinar e saberes a ensinar: duas figuras contrastantes da Educação Nova: Claparède e Vygotsky. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 226-258, 2020.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651932016836608