The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Leonam de Andrade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231149
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2021.
id UFSC_0633fef7a6df41f0d70338e1c3e99acc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231149
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNeves, Leonam de AndradeTumolo, Celso Henrique Soufen2022-02-14T13:33:44Z2022-02-14T13:33:44Z2021373824https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231149Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2021.O conhecimento de vocabulário desempenha um papel substancial em todas as quatro habilidades do inglês: escrita, leitura, audição e fala (MASKOR; BAHARUNDIN, 2016). Além disso, na era tecnológica, recursos e ferramentas digitais, como jogos online e histórias em quadrinhos (HQs) digitais, parecem ter certa relevância e aspectos positivos no ensino e aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) (LORENSET, 2019; YUNUS; SALEHI; EMBI, 2012). Portanto, este estudo teve como objetivo revisar de forma sistemática oito estudos, cinco artigos e três dissertações, sobre o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) para o conhecimento de vocabulário de alunos de EFL. Além disso, esta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa a fim de analisar os achados de pesquisas anteriores sobre quadrinhos digitais e conhecimento de vocabulário. Os resultados e discussão dessa dissertação mostram que o uso de HQs digitais tem demostrado contribuições positivas no ensino e aprendizagem de Inglês de acordo com oito estudos revisados nessa pesquisa (REIS, RIBEIRO AND PROCÓPIO, 2017; MIRANDA, SALAZAR, AND LARENAS, 2018; CABRERA et al., 2018; CUESTA et al., 2018; WULANDARI, LESTARI, UTAMI, 2019; GONZÁLEZ, 2016; SAADAH, 2020; SABEKIT, 2020). Assim, esta revisão sistemática conclui que 1) recursos tecnológicos, como HQs digitais, usados com mais frequência em sala de aula, tanto de forma receptiva como produtiva, pode motivar os alunos a desenvolverem o conhecimento de vocabulário; 2) instruções e dicas dos professores são possivelmente relevantes para a compreensão da leitura dos alunos, consequentemente adquirindo vocabulário através da leitura; e 3) HQs digitais usadas como um material suplementar para as aulas de Inglês em diversas atividades, juntos com as anotações e trabalho colaborativo podem ajudar a desenvolver o conhecimento de vocabulário de alunos de ILE.Abstract: Vocabulary knowledge has played a substantial role in all four English skills: writing, reading, listening and speaking (MASKOR; BAHARUNDIN, 2016). Also, in the technological era, digital resources and tools, such as online games and digital comics (DCs), seem to have some relevance and positive aspects in English as a Foreign Language (EFL) teaching and learning (LORENSET, 2019; YUNUS; SALEHI; EMBI, 2012). Thus, this study aimed to review systematically the literature about the use of digital comics for EFL students? vocabulary knowledge. Furthermore, this thesis used a qualitative approach in order to analyze the findings of the eight selected studies, five articles and three theses, in DCs and vocabulary knowledge. The results and discussion show that the use of DCs has positive contribution to teaching and learning English according to the eight studies reviewed (REIS, RIBEIRO AND PROCÓPIO, 2017; MIRANDA, SALAZAR, AND LARENAS, 2018; CABRERA et al., 2018; CUESTA et al., 2018; WULANDARI, LESTARI, UTAMI, 2019; GONZÁLEZ, 2016; SAADAH, 2020; SABEKIT, 2020). Thus, this systematic review concludes that 1) technological resources, such as digital comics, used more frequently in the classroom, both receptively and productively, might motivate students to develop vocabulary knowledge; 2) instructions and tips from teachers are possibly relevant to students' reading comprehension, consequently acquiring vocabulary through reading; and 3) Digital Comics used as supplemental material for English lessons in various activities, together with note-taking and collaborative work may help to develop EFL students' vocabulary knowledge.79 p.| il.engLíngua inglesaHistórias em quadrinhos na educaçãoRevisão sistemáticaThe use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPGI0203-D.pdfPPGI0203-D.pdfapplication/pdf1463897https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/231149/-1/PPGI0203-D.pdf9c5c91014846dc56e83792f3d12ed8bdMD5-1123456789/2311492022-02-14 10:33:45.111oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231149Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:33:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review
title The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review
spellingShingle The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review
Neves, Leonam de Andrade
Língua inglesa
Histórias em quadrinhos na educação
Revisão sistemática
title_short The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review
title_full The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review
title_fullStr The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review
title_full_unstemmed The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review
title_sort The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review
author Neves, Leonam de Andrade
author_facet Neves, Leonam de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Leonam de Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tumolo, Celso Henrique Soufen
contributor_str_mv Tumolo, Celso Henrique Soufen
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Língua inglesa
Histórias em quadrinhos na educação
Revisão sistemática
topic Língua inglesa
Histórias em quadrinhos na educação
Revisão sistemática
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-14T13:33:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-14T13:33:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231149
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 373824
identifier_str_mv 373824
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231149
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/231149/-1/PPGI0203-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c5c91014846dc56e83792f3d12ed8bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805471218368512