The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231149 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2021. |
id |
UFSC_0633fef7a6df41f0d70338e1c3e99acc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231149 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic reviewLíngua inglesaHistórias em quadrinhos na educaçãoRevisão sistemáticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2021.O conhecimento de vocabulário desempenha um papel substancial em todas as quatro habilidades do inglês: escrita, leitura, audição e fala (MASKOR; BAHARUNDIN, 2016). Além disso, na era tecnológica, recursos e ferramentas digitais, como jogos online e histórias em quadrinhos (HQs) digitais, parecem ter certa relevância e aspectos positivos no ensino e aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) (LORENSET, 2019; YUNUS; SALEHI; EMBI, 2012). Portanto, este estudo teve como objetivo revisar de forma sistemática oito estudos, cinco artigos e três dissertações, sobre o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) para o conhecimento de vocabulário de alunos de EFL. Além disso, esta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa a fim de analisar os achados de pesquisas anteriores sobre quadrinhos digitais e conhecimento de vocabulário. Os resultados e discussão dessa dissertação mostram que o uso de HQs digitais tem demostrado contribuições positivas no ensino e aprendizagem de Inglês de acordo com oito estudos revisados nessa pesquisa (REIS, RIBEIRO AND PROCÓPIO, 2017; MIRANDA, SALAZAR, AND LARENAS, 2018; CABRERA et al., 2018; CUESTA et al., 2018; WULANDARI, LESTARI, UTAMI, 2019; GONZÁLEZ, 2016; SAADAH, 2020; SABEKIT, 2020). Assim, esta revisão sistemática conclui que 1) recursos tecnológicos, como HQs digitais, usados com mais frequência em sala de aula, tanto de forma receptiva como produtiva, pode motivar os alunos a desenvolverem o conhecimento de vocabulário; 2) instruções e dicas dos professores são possivelmente relevantes para a compreensão da leitura dos alunos, consequentemente adquirindo vocabulário através da leitura; e 3) HQs digitais usadas como um material suplementar para as aulas de Inglês em diversas atividades, juntos com as anotações e trabalho colaborativo podem ajudar a desenvolver o conhecimento de vocabulário de alunos de ILE.Abstract: Vocabulary knowledge has played a substantial role in all four English skills: writing, reading, listening and speaking (MASKOR; BAHARUNDIN, 2016). Also, in the technological era, digital resources and tools, such as online games and digital comics (DCs), seem to have some relevance and positive aspects in English as a Foreign Language (EFL) teaching and learning (LORENSET, 2019; YUNUS; SALEHI; EMBI, 2012). Thus, this study aimed to review systematically the literature about the use of digital comics for EFL students? vocabulary knowledge. Furthermore, this thesis used a qualitative approach in order to analyze the findings of the eight selected studies, five articles and three theses, in DCs and vocabulary knowledge. The results and discussion show that the use of DCs has positive contribution to teaching and learning English according to the eight studies reviewed (REIS, RIBEIRO AND PROCÓPIO, 2017; MIRANDA, SALAZAR, AND LARENAS, 2018; CABRERA et al., 2018; CUESTA et al., 2018; WULANDARI, LESTARI, UTAMI, 2019; GONZÁLEZ, 2016; SAADAH, 2020; SABEKIT, 2020). Thus, this systematic review concludes that 1) technological resources, such as digital comics, used more frequently in the classroom, both receptively and productively, might motivate students to develop vocabulary knowledge; 2) instructions and tips from teachers are possibly relevant to students' reading comprehension, consequently acquiring vocabulary through reading; and 3) Digital Comics used as supplemental material for English lessons in various activities, together with note-taking and collaborative work may help to develop EFL students' vocabulary knowledge.Tumolo, Celso Henrique SoufenUniversidade Federal de Santa CatarinaNeves, Leonam de Andrade2022-02-14T13:33:44Z2022-02-14T13:33:44Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis79 p.| il.application/pdf373824https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231149engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:33:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231149Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:33:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review |
title |
The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review |
spellingShingle |
The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review Neves, Leonam de Andrade Língua inglesa Histórias em quadrinhos na educação Revisão sistemática |
title_short |
The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review |
title_full |
The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review |
title_fullStr |
The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review |
title_full_unstemmed |
The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review |
title_sort |
The use of digital comics for vocabulary knowledge in EFL: a systematic review |
author |
Neves, Leonam de Andrade |
author_facet |
Neves, Leonam de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tumolo, Celso Henrique Soufen Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Leonam de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Histórias em quadrinhos na educação Revisão sistemática |
topic |
Língua inglesa Histórias em quadrinhos na educação Revisão sistemática |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-02-14T13:33:44Z 2022-02-14T13:33:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
373824 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231149 |
identifier_str_mv |
373824 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
79 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652399884107776 |