Atrás da porta: o discurso sobre o turismo na Ilha de Santa Catarina (1983-1998) /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanela, Cláudia Cristina
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81282
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaZanela, Cláudia CristinaSchmitz, Sergio2012-10-19T01:23:33Z2012-10-19T01:23:33Z19991999174563http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81282Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.No primeiro capítulo, procuro a emergência, no final deste século de idéias para enfrentar a crise econômica vivenciada no âmbito nacional e por Santa Catarina. O Estado viveu em 1983 uma grande enchente que arrasou ainda mais seu território e sua economia. A partir deste episódio, o então governador Esperidião Amin, propõe-se a dar nova vida econômica ao Estado e, como saída para a crise, inicia a estimulação do turismo. Era preciso aproveitar as características de cada local e, cada vez mais, a partir de então, incrementar o turismo, que passou a fazer parte das agendas dos governantes, desde a esfera municipal até organismos internacionais. As pesquisas desenvolvidas apontam o turismo como um setor da economia globalizada e terceirizada de grande saída para uma maior arrecadação e, como argumentam seus defensores, uma forma de trazer "benefícios para todos". Unem-se ao criar a "indústria do turismo", políticas públicas e iniciativas privadas, numa frenética busca para vender o Estado como "produto turístico" e concorrer (ou sobreviver) no mercado mundial. No segundo capítulo analisamos o processo de produção das imagens da cidade visibilizada por e para o turismo, pelos órgão governamentais, iniciativas privadas, artistas, escritores e os fazedores do turismo - a partir deste novo objetivo, deste novo filão da economia. Discutimos estas imagens manifestando-se como uma estratégia de marketing empreendida para a venda deste produto, assim como as condições políticas que a viabilizaram, motivaram e lhe deram ressonância bem como a construção de um imaginário local pelo qual a cidade é positivamente representada. Utilizamos o material selecionado para mostrar as falas que o discurso assume no intuito de "inventar" discursivamente as praias de Florianópolis. Como último capítulo, mostramos o momento em que os nativos manézinhos - descendentes de açorianos - habitantes nativos da Ilha ganham relevância. Sua imagem é re-significada, positivada, assim como procuram inventar uma história para a cidade. O reinventar da tradição, o reavivar da saga dos imigrantes, das raízes e da tradição, objetivam consolidar a história atrativa da cidade. Uma imagem que é aos poucos criada para o turismo e subverte tempo e espaço, cria e recria. Uma imagem que busca as histórias que a cidade guarda, seus lugares espetaculares, suas lendas, sua arte e seus mitos, misturados ao cotidiano em uma enorme teia onde banal, efêmero, imediato, único e mágico se envolvem formando o grande produto de consumo da cidade turística tornada espetáculo.132 f.| il.porFlorianópolis, SCTurismoSanta Catarina, Ilha de (SC)MarketingAtrás da porta: o discurso sobre o turismo na Ilha de Santa Catarina (1983-1998) /info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL174563.pdfapplication/pdf12744601https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81282/1/174563.pdf9ffede0a86a3b4439399ca93f0ea6173MD51123456789/812822016-01-08 23:41:27.605oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81282Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-09T01:41:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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