O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campiteli, Heliana Cioccia
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76416
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Cataina, Centro de Ciencias da Educação
id UFSC_072b2c60651ea47c4288c0882903c70d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/76416
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetroMatematica (Primeiro grau)MetodologiaGeometria (Primeiro grau)Metodos de ensinoTesesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Cataina, Centro de Ciencias da EducaçãoO ensino de geometria nas escolas de 1o grau enfrenta problemas. Muitos professores, inseguros para trabalhar com a geometria, deixam de incluí-la em sua programação, já que a Lei 5692/71 concede liberdade às escolas quanto à decisão sobre os programas de diferentes disciplinas. Mesmo entre os professores que continuam a ensiná-la, muitos reservam o final do ano letivo para a abordagem. Os alunos apresentam dificuldades em aplicar, no seu dia-a-dia, os conhecimentos adquiridos na escola, mesmo aqueles que conhecem as definições formais. Além disso, os professores enfocam o ensino no conteúdo e na quantidade de conhecimentos e não no conceito. No sentido de minimizar estes problemas, desenvolveu-se este trabalho, dirigido aos professores, de maneira que os alunos apreendam os conceitos contidos nos conteúdos didáticos. Dentro da geometria, optou-se pelo estudo de área e perímetro, na 4a série do 1o grau, em vista de sua relevância e por fazer parte do currículo previsto pelo Estado do Paraná. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. A primeira consistiu em desenvolver uma metodologia de ensino centrada na apreensão dos conceitos contidos nos conteúdos didáticos, baseada na teoria do conhecimento, que leva em conta os conhecimentos anteriores dos educandos e a história da ciência. A segunda etapa consistiu em aplicar a metodologia ao ensino de área e perímetro de maneira a possibilitar aos alunos a sua apreensão e aplicação no dia-a-dia. Para subsidiar o desenvolvimento da segunda etapa, foi feito um levantamento de dados junto a professores de 4a série e a alunos de 5a série, de escolas públicas e particulares. Os resultados das análises dos levantamentos de dados indicaram a necessidade, entre outras, da utilização de metodologias adequadas de ensino.D'Ambrosio, UbiratanUniversidade Federal de Santa CatarinaCampiteli, Heliana Cioccia2012-10-16T10:07:35Z2012-10-16T10:07:35Z19961996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisix, 136, [56]f.| il.+anexoapplication/pdf103711http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76416porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T20:34:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/76416Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T20:34:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetro
title O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetro
spellingShingle O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetro
Campiteli, Heliana Cioccia
Matematica (Primeiro grau)
Metodologia
Geometria (Primeiro grau)
Metodos de ensino
Teses
title_short O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetro
title_full O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetro
title_fullStr O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetro
title_full_unstemmed O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetro
title_sort O ensino de geometria na 4a.serie de 1o.grau : a questão da aprensão dos conceitos de area e perimetro
author Campiteli, Heliana Cioccia
author_facet Campiteli, Heliana Cioccia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv D'Ambrosio, Ubiratan
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Campiteli, Heliana Cioccia
dc.subject.por.fl_str_mv Matematica (Primeiro grau)
Metodologia
Geometria (Primeiro grau)
Metodos de ensino
Teses
topic Matematica (Primeiro grau)
Metodologia
Geometria (Primeiro grau)
Metodos de ensino
Teses
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Cataina, Centro de Ciencias da Educação
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996
2012-10-16T10:07:35Z
2012-10-16T10:07:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 103711
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76416
identifier_str_mv 103711
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 136, [56]f.| il.+anexo
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652386565095424