O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertonha, Regina Aparecida
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575583
Resumo: Orientador : Lafayete de Moraes
id UNICAMP-30_942412676be42e78d63878e4f159a754
oai_identifier_str oai::33163
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aulaGeometria - Estudo e ensino (Primeiro grau)MetodologiaOrientador : Lafayete de MoraesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esse trabalho é fruto de urna experiência da autora com o ensino de geometria nas quintas séries do 1º grau, a qual vem sendo aprimorada desde a realização de um mini-curso, originador das idéias aqui apresentadas. O interesse pelo ensino de geometria vem desde o período de graduação, onde teve os primeiros contatos com o "não-ensino" dessa matéria. Para elaborar as atividades que constam do presente trabalho, a autora não fez uso da única abordagem de ensino. Fundamentou-se em diversas estratégias, que se mostraram adequadas para o grupo de alunos envolvidos nas atividades. Ao abordar o ensino-aprendizagem de discriminação, classificação, denominação de figuras geométricas, a autora fez uso da estratégia de resolução de problemas, onde o aluno procurava a solução de acordo com seu nível de pensamento e necessidades para proceder à resolução. A autora descreve as atividades, as avaliações dos alunos e faz a análise das mesmas, levando em consideração as reações dos alunos frente a elas. Através da análise, verifica-se mais facilidade na aprendizagem de alguns conceitos em relação a outros e como os alunos os associam. Verifica-se também que esses alunos, embora ainda apresentem alguma dificuldade com a discriminação do nome das figuras tridimensionais, conseguiram assimilar, de modo significativo, a maioria dos conceitos. A autora pôde perceber a validade das estratégias realizadas nas atividades, por elas terem auxiliado no desenvolvimento global do alunoAbstract: This work is the result of an experience concerning the teaching of geometry in the 5th grade (elementary school), and it has been improved since a "short course" was given by the author, which gave rise to the ideas presented here. Her interest in the teaching of geometry comes from her college days when she had the first contact with the "non-teaching" of geometry.To prepare the activities displayed in this work the author hasn't limited herself to only one teaching approach. _he relied on different strategies which proved to be appropriate to the group of students involved. When dealing with the teaching and learning of geometrical figures, regarding its discrimination, classification and denomination, she made use of the solving problems strategy, which led the student to find the solution according to his level of perception and his needs to come to a conclusion. The author describes the activities and the student¿s performances, which she analyses having in mind their reactions with relation to the results. This analysis makes clear the facility in the ¿learning of some concepts in relation to others and how the students associate them. It also demonstrates that, although these students have some difficulties with relation to the discrimination of the names of the tridimensional figures, they succeeded in learning most of the concepts _n a significative way. The author could feel the adequacy of the strategies used during the activities, because they were of great help in the development of the student as a wholeMestradoMestre em Educação[s.n.]Moraes, Lafayette de, 1929-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertonha, Regina Aparecida1989info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf225f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575583BERTONHA, Regina Aparecida. O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aula. 1989. 225f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575583. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/33163porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:56:34Zoai::33163Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:56:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aula
title O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aula
spellingShingle O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aula
Bertonha, Regina Aparecida
Geometria - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Metodologia
title_short O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aula
title_full O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aula
title_fullStr O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aula
title_full_unstemmed O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aula
title_sort O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aula
author Bertonha, Regina Aparecida
author_facet Bertonha, Regina Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Lafayette de, 1929-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertonha, Regina Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Metodologia
topic Geometria - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Metodologia
description Orientador : Lafayete de Moraes
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575583
BERTONHA, Regina Aparecida. O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aula. 1989. 225f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575583. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575583
identifier_str_mv BERTONHA, Regina Aparecida. O ensino da geometria e o dia-a-dia na sala de aula. 1989. 225f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575583. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/33163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
225f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138277850087424