A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deus, Lucas Nepomuceno Macêdo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248445
Resumo: O debate acerca da efetivação de direitos é fomentado no contexto pós-redemocratização dos países latino-americanos. A partir da historiografia ditatorial intrínseca à América Latina, nota-se uma problematização na aplicação do direito, posto que houve diversos ganhos de direitos fundamentais positivados nas Constituições latino americanas. Aborda-se, pois, a questão da hipertrofia do Judiciário na delimitação dos Poderes. Assim, foi adotado neste ensaio o modelo alopoiético de Luhmann a fim de explicar a relação do direito com a política. Ademais, é apresentado o conceito de “politização do Judiciário” e sua relação com a precariedade na efetivação de direitos no contexto da América Latina, utilizando-se de argumentos socioculturais e econômicos, alicerçados nos autores Marcelo Neves, Roberto Gargarella, Rogelio Pérez-Perdomo, Lawrence Friedman, Boaventura Santos, dentre outros. Nesse sentido, o artigo segue o método indutivo de análise quali-quantitativa, incluindo fontes bibliográficas e documentais. O ensaio tem como objetivo, portanto, compreender quais são alguns dos efeitos da politização do Judiciário na efetivação de direitos nos países latino-americanos. Por último, constatou-se a presença de prós e contras nessa relação consequencial.
id UFSC_07426154ea333eb31cd89b3564359358
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248445
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América LatinaRevista AvantAmérica LatinaRelação direito e políticaPolitização do JudiciárioEfetivação de direitosO debate acerca da efetivação de direitos é fomentado no contexto pós-redemocratização dos países latino-americanos. A partir da historiografia ditatorial intrínseca à América Latina, nota-se uma problematização na aplicação do direito, posto que houve diversos ganhos de direitos fundamentais positivados nas Constituições latino americanas. Aborda-se, pois, a questão da hipertrofia do Judiciário na delimitação dos Poderes. Assim, foi adotado neste ensaio o modelo alopoiético de Luhmann a fim de explicar a relação do direito com a política. Ademais, é apresentado o conceito de “politização do Judiciário” e sua relação com a precariedade na efetivação de direitos no contexto da América Latina, utilizando-se de argumentos socioculturais e econômicos, alicerçados nos autores Marcelo Neves, Roberto Gargarella, Rogelio Pérez-Perdomo, Lawrence Friedman, Boaventura Santos, dentre outros. Nesse sentido, o artigo segue o método indutivo de análise quali-quantitativa, incluindo fontes bibliográficas e documentais. O ensaio tem como objetivo, portanto, compreender quais são alguns dos efeitos da politização do Judiciário na efetivação de direitos nos países latino-americanos. Por último, constatou-se a presença de prós e contras nessa relação consequencial.2023-07-10T16:39:23Z2023-07-10T16:39:23Z2023-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDEUS, Lucas Nepomuceno Macêdo de. A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América Latina. Revista Avant, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 305 – 321, julho, 2023.25269879https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248445v. 7;n. 1Deus, Lucas Nepomuceno Macêdo deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-10T16:39:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248445Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-10T16:39:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América Latina
title A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América Latina
spellingShingle A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América Latina
Deus, Lucas Nepomuceno Macêdo de
Revista Avant
América Latina
Relação direito e política
Politização do Judiciário
Efetivação de direitos
title_short A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América Latina
title_full A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América Latina
title_fullStr A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América Latina
title_full_unstemmed A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América Latina
title_sort A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América Latina
author Deus, Lucas Nepomuceno Macêdo de
author_facet Deus, Lucas Nepomuceno Macêdo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deus, Lucas Nepomuceno Macêdo de
dc.subject.por.fl_str_mv Revista Avant
América Latina
Relação direito e política
Politização do Judiciário
Efetivação de direitos
topic Revista Avant
América Latina
Relação direito e política
Politização do Judiciário
Efetivação de direitos
description O debate acerca da efetivação de direitos é fomentado no contexto pós-redemocratização dos países latino-americanos. A partir da historiografia ditatorial intrínseca à América Latina, nota-se uma problematização na aplicação do direito, posto que houve diversos ganhos de direitos fundamentais positivados nas Constituições latino americanas. Aborda-se, pois, a questão da hipertrofia do Judiciário na delimitação dos Poderes. Assim, foi adotado neste ensaio o modelo alopoiético de Luhmann a fim de explicar a relação do direito com a política. Ademais, é apresentado o conceito de “politização do Judiciário” e sua relação com a precariedade na efetivação de direitos no contexto da América Latina, utilizando-se de argumentos socioculturais e econômicos, alicerçados nos autores Marcelo Neves, Roberto Gargarella, Rogelio Pérez-Perdomo, Lawrence Friedman, Boaventura Santos, dentre outros. Nesse sentido, o artigo segue o método indutivo de análise quali-quantitativa, incluindo fontes bibliográficas e documentais. O ensaio tem como objetivo, portanto, compreender quais são alguns dos efeitos da politização do Judiciário na efetivação de direitos nos países latino-americanos. Por último, constatou-se a presença de prós e contras nessa relação consequencial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10T16:39:23Z
2023-07-10T16:39:23Z
2023-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEUS, Lucas Nepomuceno Macêdo de. A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América Latina. Revista Avant, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 305 – 321, julho, 2023.
25269879
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248445
identifier_str_mv DEUS, Lucas Nepomuceno Macêdo de. A politização do Judiciário e suas consequências na efetivação dos direitos na América Latina. Revista Avant, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 305 – 321, julho, 2023.
25269879
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv v. 7;n. 1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652016925278208