Proposta de roteiro para plano de mobilidade para zonas industriais – planmob.zi
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177183 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
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Proposta de roteiro para plano de mobilidade para zonas industriais – planmob.ziPlanejamento UrbanoMobilidadeZona IndustrialMoMa.BIZTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.O problema de mobilidade vivenciado por cidades nos dias de hoje, decorrentes da falta de planejamento urbano, em particular do uso do solo, comprometem cada vez mais o desenvolvimento das cidades. Políticas públicas deveriam eliminar essas dificuldades, mediante aplicação de diretrizes e métodos que organizassem os espaços urbanos de modo que a mobilidade urbana fosse mais eficiente e capaz de superar os problemas decorrente do do crescimento demográfico. Nesse contexto, este estudo propõe um roteiro para desenvolvimento de um Plano de Mobilidade de Zona Industrial (PlanMobZI) aplicável a cidades brasileiras, a partir de um estudo de caso realizado na Zona Industrial de Joinville-SC e que teve como base um projeto internacional, o MoMa.BIZ, que envolve seis parceiros da Europa e é um método inovador de gestão da mobilidade para zonas empresariais e industriais, que visa dar subsídios ao desenvolvimento de planos de mobilidade para distritos industriais e que deve ser aplicado de forma participativa, através de cooperação entre os atores envolvidos com a ZI (empregados, empresas, sindicatos, autoridades locais, operadores de transportes públicos etc.) em todo o processo de planejamento da mobilidade. Portanto ao comparar a aplicação do PlanMobZI em Joinville com o método desenvolvido em 6 cenários europeus, esse roteiro apresentou resultados satisfatórios, mostrando que cidades brasileiras podem desenvolver planos de mobilidade sustentáveis em relação as suas indústrias. Porém, esses estímulos não cabem apenas às empresas presentes, a região deve oferecer condições de infraestrutura adequada e moradias a uma distância razoável do local de trabalho para que o deslocamento de seus funcionários seja por modos de transporte não motorizados. Por isso, esses planos devem ter o envolvimento de diversos atores. A aplicação do método para avaliar a ZI norte de Joinville, constataram-se problemas de infraestrutura, não possibilitando condições do uso de modos não motorizados e sem oferecer prioridade aos modos de transporte público coletivo. Outro problema constatado é o de moradia, na qual por ser uma zona de uso industrial muitas indústrias não estão a uma distância razoável em relação a áreas de uso residencial, evidenciando o deslocamento de uma zona a outra. Com isso, melhorias devem ser feitas combinadas com incentivos das indústrias e do poder público por meio de um planejamento integrado.The problem of mobility experienced by cities today, due to the lack of urban planning, in particular of the land use, increasingly compromise the development of cities. Public policies should eliminate these difficulties by applying guidelines and methods that organize urban spaces so that urban mobility is more efficient and able to overcome the problems arising from population growth. In this context, this study proposes a guideline for the development of an Industrial Zone Mobility Plan (PlanMobZI) applicable to Brazilian cities, based on a case study carried out in the Industrial Zone of Joinville-SC and based on an international project, MoMa.BIZ, which involves six European partners and is an innovative method of managing mobility for business and industrial zones, which aims to provide support for the development of mobility plans for industrial districts and which should be applied in a participatory manner through Cooperation between the actors involved with ZI (employees, companies, unions, local authorities, public transport operators, etc.) throughout the mobility planning process. Therefore, when comparing the application of PlanMobZI in Joinville with the method developed in 6 European scenarios, this roadmap presented satisfactory results, showing that Brazilian cities can develop sustainable mobility plans in relation to their industries. However, these incentives are not only applicable to the companies present, the region must offer adequate infrastructure and housing conditions at a reasonable distance from the workplace so that the displacement of its employees is through non-motorized modes of transportation. Therefore, these plans must have the involvement of several actors. The application of the method to evaluate the northern Zi of Joinville, revealed infrastructure problems, not allowing the conditions of the use of non-motorized modes and without giving priority to collective modes of public transportation. Another problem is housing, in which, because it is an area of industrial use, many industries are not within a reasonable distance from residential areas, evidencing the movement from one zone to another. With this, improvements must be made in combination with incentives from industry and public power through integrated planning.Joinville, SCLopes, Simone BeckerUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Andrey Eduardo2017-07-09T00:09:44Z2017-07-09T00:09:44Z2017-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis101 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177183porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-09T00:09:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177183Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-09T00:09:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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