Criação e validação de material educativo para orientação de pais e professores sobre comportamento infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236334 |
Resumo: | Objetivos: Elaborar e validar o material educativo sobre comportamento infantil voltado a orientação de pais e professores. Método: Estudo metodológico, contou com a participação de 17 juízes de conteúdo e 53 juízes de audiência (pesquisadores, profissionais da saúde com experiência em pediatria, responsáveis por crianças do nascimento a seis anos e professoras de educação infantil). Foi utilizado o Suitability Assessment of Materials (SAM) adaptado e desenvolvido um questionário elaborado pelos pesquisadores para avaliar a qualidade do material educativo. Para ser considerado um material válido o escore SAM deve ser superior a 70% e o Índice de validação de conteúdo (IVC) superior a 75%. A análise foi realizada utilizando o Epi InfoTM, Versão 7.0. Resultados: O guia de orientações possui 36 páginas, atingiu IVC global 0,97 e nível de concordância excelente entre os juízes variando entre 0,93 a 1. O material obteve escore 98% no SAM classificando-o como “superior”, entretanto, foram sugeridas e aceitas algumas modificações. Conclusão: A cartilha é válida e confiável quanto ao seu conteúdo, ilustrações, motivação, estilo de escrita e layout, para ser utilizada como uma tecnologia educativa (TE) capaz de orientar pais, responsáveis e professores de educação infantil. |
id |
UFSC_075d73b500daaa45cd56d5487034d3ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236334 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Criação e validação de material educativo para orientação de pais e professores sobre comportamento infantilComportamento infantilMateriais Educativos e de DivulgaçãoEstudos de ValidaçãoObjetivos: Elaborar e validar o material educativo sobre comportamento infantil voltado a orientação de pais e professores. Método: Estudo metodológico, contou com a participação de 17 juízes de conteúdo e 53 juízes de audiência (pesquisadores, profissionais da saúde com experiência em pediatria, responsáveis por crianças do nascimento a seis anos e professoras de educação infantil). Foi utilizado o Suitability Assessment of Materials (SAM) adaptado e desenvolvido um questionário elaborado pelos pesquisadores para avaliar a qualidade do material educativo. Para ser considerado um material válido o escore SAM deve ser superior a 70% e o Índice de validação de conteúdo (IVC) superior a 75%. A análise foi realizada utilizando o Epi InfoTM, Versão 7.0. Resultados: O guia de orientações possui 36 páginas, atingiu IVC global 0,97 e nível de concordância excelente entre os juízes variando entre 0,93 a 1. O material obteve escore 98% no SAM classificando-o como “superior”, entretanto, foram sugeridas e aceitas algumas modificações. Conclusão: A cartilha é válida e confiável quanto ao seu conteúdo, ilustrações, motivação, estilo de escrita e layout, para ser utilizada como uma tecnologia educativa (TE) capaz de orientar pais, responsáveis e professores de educação infantil.2022-07-14T13:44:58Z2022-07-14T13:44:58Z2022-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236334Sá, Amanda Isis Lohn deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-14T13:44:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236334Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-14T13:44:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação e validação de material educativo para orientação de pais e professores sobre comportamento infantil |
title |
Criação e validação de material educativo para orientação de pais e professores sobre comportamento infantil |
spellingShingle |
Criação e validação de material educativo para orientação de pais e professores sobre comportamento infantil Sá, Amanda Isis Lohn de Comportamento infantil Materiais Educativos e de Divulgação Estudos de Validação |
title_short |
Criação e validação de material educativo para orientação de pais e professores sobre comportamento infantil |
title_full |
Criação e validação de material educativo para orientação de pais e professores sobre comportamento infantil |
title_fullStr |
Criação e validação de material educativo para orientação de pais e professores sobre comportamento infantil |
title_full_unstemmed |
Criação e validação de material educativo para orientação de pais e professores sobre comportamento infantil |
title_sort |
Criação e validação de material educativo para orientação de pais e professores sobre comportamento infantil |
author |
Sá, Amanda Isis Lohn de |
author_facet |
Sá, Amanda Isis Lohn de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Amanda Isis Lohn de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento infantil Materiais Educativos e de Divulgação Estudos de Validação |
topic |
Comportamento infantil Materiais Educativos e de Divulgação Estudos de Validação |
description |
Objetivos: Elaborar e validar o material educativo sobre comportamento infantil voltado a orientação de pais e professores. Método: Estudo metodológico, contou com a participação de 17 juízes de conteúdo e 53 juízes de audiência (pesquisadores, profissionais da saúde com experiência em pediatria, responsáveis por crianças do nascimento a seis anos e professoras de educação infantil). Foi utilizado o Suitability Assessment of Materials (SAM) adaptado e desenvolvido um questionário elaborado pelos pesquisadores para avaliar a qualidade do material educativo. Para ser considerado um material válido o escore SAM deve ser superior a 70% e o Índice de validação de conteúdo (IVC) superior a 75%. A análise foi realizada utilizando o Epi InfoTM, Versão 7.0. Resultados: O guia de orientações possui 36 páginas, atingiu IVC global 0,97 e nível de concordância excelente entre os juízes variando entre 0,93 a 1. O material obteve escore 98% no SAM classificando-o como “superior”, entretanto, foram sugeridas e aceitas algumas modificações. Conclusão: A cartilha é válida e confiável quanto ao seu conteúdo, ilustrações, motivação, estilo de escrita e layout, para ser utilizada como uma tecnologia educativa (TE) capaz de orientar pais, responsáveis e professores de educação infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14T13:44:58Z 2022-07-14T13:44:58Z 2022-05-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236334 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652405806465024 |