Criação e validação de material educativo para orientação de pais e professores sobre comportamento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Amanda Isis Lohn de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236334
Resumo: Objetivos: Elaborar e validar o material educativo sobre comportamento infantil voltado a orientação de pais e professores. Método: Estudo metodológico, contou com a participação de 17 juízes de conteúdo e 53 juízes de audiência (pesquisadores, profissionais da saúde com experiência em pediatria, responsáveis por crianças do nascimento a seis anos e professoras de educação infantil). Foi utilizado o Suitability Assessment of Materials (SAM) adaptado e desenvolvido um questionário elaborado pelos pesquisadores para avaliar a qualidade do material educativo. Para ser considerado um material válido o escore SAM deve ser superior a 70% e o Índice de validação de conteúdo (IVC) superior a 75%. A análise foi realizada utilizando o Epi InfoTM, Versão 7.0. Resultados: O guia de orientações possui 36 páginas, atingiu IVC global 0,97 e nível de concordância excelente entre os juízes variando entre 0,93 a 1. O material obteve escore 98% no SAM classificando-o como “superior”, entretanto, foram sugeridas e aceitas algumas modificações. Conclusão: A cartilha é válida e confiável quanto ao seu conteúdo, ilustrações, motivação, estilo de escrita e layout, para ser utilizada como uma tecnologia educativa (TE) capaz de orientar pais, responsáveis e professores de educação infantil.
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