UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS FATORES CONTRIBUIENTES NA RETENÇÃO DOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA IFES: UM DESAFIO À GESTÃO UNIVERSITÁRIA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25913 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo, analisar fatores que ocasionaram a retenção dos alunos de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior que estão na universidade no mínimo há 5 anos (tempo normal de conclusão de curso legitimado pelo projeto pedagógico do curso são de 4 anos), analisando também a relevância das políticas Afirmativas para uma melhor atuação nas políticas de retenção. Os desafios da gestão universitária estão em sua complexidade organizacional em cumprir tarefas múltiplas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão através do diálogo dos valores e da cultura nacional e universal com a sociedade. O método utilizado nessa pesquisa foi o estudo de caso em uma IES, classifica-se em exploratório-descritivo. A coleta de dados foi através da aplicação de 50 questionários estruturados com alunos, que procuraram a coordenação do curso para serem inseridos no Programa de Acompanhamento de Estudos (PAE). Nas últimas décadas o aumento de Instituições de Ensino Superior possibilita maior acesso de pessoas à educação superior, entretanto, o número de alunos que possui dificuldades para concluí-lo causa vários problemas de ordem econômica e social. Com base nessa situação que este presente trabalho busca identificar os motivos pelos quais os alunos de Ciências Contábeis em uma IFES terminam seu curso em um tempo maior que o considerado normal. O estudo revelou entre outros resultados, que o fator determinante para o prolongamento dos alunos no curso foi o horário do trabalho incompatível com os estudos, que correspondeu a 52% das respostas dos entrevistados. |
id |
UFSC_07b2eac7e11af4405429cf2c181845b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/25913 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS FATORES CONTRIBUIENTES NA RETENÇÃO DOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA IFES: UM DESAFIO À GESTÃO UNIVERSITÁRIA.Este estudo tem por objetivo, analisar fatores que ocasionaram a retenção dos alunos de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior que estão na universidade no mínimo há 5 anos (tempo normal de conclusão de curso legitimado pelo projeto pedagógico do curso são de 4 anos), analisando também a relevância das políticas Afirmativas para uma melhor atuação nas políticas de retenção. Os desafios da gestão universitária estão em sua complexidade organizacional em cumprir tarefas múltiplas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão através do diálogo dos valores e da cultura nacional e universal com a sociedade. O método utilizado nessa pesquisa foi o estudo de caso em uma IES, classifica-se em exploratório-descritivo. A coleta de dados foi através da aplicação de 50 questionários estruturados com alunos, que procuraram a coordenação do curso para serem inseridos no Programa de Acompanhamento de Estudos (PAE). Nas últimas décadas o aumento de Instituições de Ensino Superior possibilita maior acesso de pessoas à educação superior, entretanto, o número de alunos que possui dificuldades para concluí-lo causa vários problemas de ordem econômica e social. Com base nessa situação que este presente trabalho busca identificar os motivos pelos quais os alunos de Ciências Contábeis em uma IFES terminam seu curso em um tempo maior que o considerado normal. O estudo revelou entre outros resultados, que o fator determinante para o prolongamento dos alunos no curso foi o horário do trabalho incompatível com os estudos, que correspondeu a 52% das respostas dos entrevistados.INPEAU2012-09-19T17:48:12Z2012-09-19T17:48:12Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25913Vasconcelos, Ana Lucia Fontes De SouzaSilva, Marcio Nunes Daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T10:05:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25913Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T10:05:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS FATORES CONTRIBUIENTES NA RETENÇÃO DOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA IFES: UM DESAFIO À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. |
title |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS FATORES CONTRIBUIENTES NA RETENÇÃO DOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA IFES: UM DESAFIO À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. |
spellingShingle |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS FATORES CONTRIBUIENTES NA RETENÇÃO DOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA IFES: UM DESAFIO À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Vasconcelos, Ana Lucia Fontes De Souza |
title_short |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS FATORES CONTRIBUIENTES NA RETENÇÃO DOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA IFES: UM DESAFIO À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. |
title_full |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS FATORES CONTRIBUIENTES NA RETENÇÃO DOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA IFES: UM DESAFIO À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. |
title_fullStr |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS FATORES CONTRIBUIENTES NA RETENÇÃO DOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA IFES: UM DESAFIO À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. |
title_full_unstemmed |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS FATORES CONTRIBUIENTES NA RETENÇÃO DOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA IFES: UM DESAFIO À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. |
title_sort |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS FATORES CONTRIBUIENTES NA RETENÇÃO DOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA IFES: UM DESAFIO À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. |
author |
Vasconcelos, Ana Lucia Fontes De Souza |
author_facet |
Vasconcelos, Ana Lucia Fontes De Souza Silva, Marcio Nunes Da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marcio Nunes Da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Ana Lucia Fontes De Souza Silva, Marcio Nunes Da |
description |
Este estudo tem por objetivo, analisar fatores que ocasionaram a retenção dos alunos de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior que estão na universidade no mínimo há 5 anos (tempo normal de conclusão de curso legitimado pelo projeto pedagógico do curso são de 4 anos), analisando também a relevância das políticas Afirmativas para uma melhor atuação nas políticas de retenção. Os desafios da gestão universitária estão em sua complexidade organizacional em cumprir tarefas múltiplas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão através do diálogo dos valores e da cultura nacional e universal com a sociedade. O método utilizado nessa pesquisa foi o estudo de caso em uma IES, classifica-se em exploratório-descritivo. A coleta de dados foi através da aplicação de 50 questionários estruturados com alunos, que procuraram a coordenação do curso para serem inseridos no Programa de Acompanhamento de Estudos (PAE). Nas últimas décadas o aumento de Instituições de Ensino Superior possibilita maior acesso de pessoas à educação superior, entretanto, o número de alunos que possui dificuldades para concluí-lo causa vários problemas de ordem econômica e social. Com base nessa situação que este presente trabalho busca identificar os motivos pelos quais os alunos de Ciências Contábeis em uma IFES terminam seu curso em um tempo maior que o considerado normal. O estudo revelou entre outros resultados, que o fator determinante para o prolongamento dos alunos no curso foi o horário do trabalho incompatível com os estudos, que correspondeu a 52% das respostas dos entrevistados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 2012-09-19T17:48:12Z 2012-09-19T17:48:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25913 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651997348364288 |