Estudo sobre aplicação de transmissão continuamente variável para veículos de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weihermann, Henrique Weber
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133876
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
id UFSC_07c996618ee1b16c420a6131f3ee2488
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133876
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo sobre aplicação de transmissão continuamente variável para veículos de pequeno porteTransmissão Continuamente VariávelBaixo custo.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.As exigências exercidas pelo consumidor de automóveis em relação ao conforto vêm aumentando nas últimas décadas, assim como a legislação governamental por equipamentos de segurança dentro de um veículo automotor. Há uma clara necessidade por automóveis mais seguros e confortáveis devido ao crescimento de necessidades dos usuários deste mercado. Neste contexto, a elaboração de uma transmissão mais confortável como a continuamente variável (CVT) proporciona uma solução para os problemas enfrentados neste segmento. Assim, um dos objetivos deste trabalho é realizar um estudo de viabilidade para uma transmissão continuamente variável para um veículo de acesso à população, sendo um projeto de baixo custo para a substituição da transmissão manual para um câmbio mais confortável. Outro objetivo é comparar a viabilidade do projeto com os modelos de transmissões empregadas nos veículos de entrada do mercado. Para atingir estes objetivos o projeto foi dividido em três fases. Primeiramente uma introdução sobre os sistemas de transmissão utilizados na categoria descrita, seguido do projeto propriamente dito, onde foi aplicada a metodologia de cálculos de relações de transmissão de torque. Finalmente, um estudo de viabilidade levando em conta o preço das peças e a manutenção do câmbio, assim como o custo para elaboração do projeto.The demands asked by the vehicle consumer regarding comfort have been increasing in recent decades, as well as government legislation for safety equipment in a motor vehicle. There is a clear need for safer and more comfortable vehicles due to the growth of these market users. In this context, the development of a more reliable transmission as the continuously variable transmission (CVT) provides a solution to the problems facing this segment. So one of the goals of this paper is to develop a continuously variable transmission for a popular vehicle, being a low-cost project to replace the manual transmission for a more comfortable and reliable exchange. Another objective is to compare the feasibility of the project with the models transmissions employed in market entry vehicles. To achieve these objectives the project was divided into three stages. First an introduction to the transmission systems used in the described category, followed by the project itself, which was applied to the calculation methodology of torque gear ratios. Finally, a feasibility study taking into account the price of the parts and the maintenance of the exchange, as well as the cost of preparing the project.Fiorentin, Thiago AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaWeihermann, Henrique Weber2015-07-21T20:22:11Z2015-07-21T20:22:11Z2015-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133876porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-21T20:22:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133876Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-21T20:22:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre aplicação de transmissão continuamente variável para veículos de pequeno porte
title Estudo sobre aplicação de transmissão continuamente variável para veículos de pequeno porte
spellingShingle Estudo sobre aplicação de transmissão continuamente variável para veículos de pequeno porte
Weihermann, Henrique Weber
Transmissão Continuamente Variável
Baixo custo.
title_short Estudo sobre aplicação de transmissão continuamente variável para veículos de pequeno porte
title_full Estudo sobre aplicação de transmissão continuamente variável para veículos de pequeno porte
title_fullStr Estudo sobre aplicação de transmissão continuamente variável para veículos de pequeno porte
title_full_unstemmed Estudo sobre aplicação de transmissão continuamente variável para veículos de pequeno porte
title_sort Estudo sobre aplicação de transmissão continuamente variável para veículos de pequeno porte
author Weihermann, Henrique Weber
author_facet Weihermann, Henrique Weber
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiorentin, Thiago Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Weihermann, Henrique Weber
dc.subject.por.fl_str_mv Transmissão Continuamente Variável
Baixo custo.
topic Transmissão Continuamente Variável
Baixo custo.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-21T20:22:11Z
2015-07-21T20:22:11Z
2015-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133876
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652417524301824