Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126987 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
id |
UFSC_07de9313b031a5b92b8b046be501c834 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/126987 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande FlorianópolisEgressosCurso Ciências ContábeisBenchmarking EducacionalPerfil ProfissionalTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisO trabalho objetiva um estudo comparativo dos Profissionais formandos de 2008 do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto Superior da Grande Florianópolis. O estudo fez-se necessário para identificar a situação dos egressos, de Ciências Contábeis, formados por instituições diferentes. Com este estudo apresenta-se um breve histórico das instituições, as disciplinas, o mercado de trabalho e o perfil dos egressos. A trajetória metodológica divide-se em cinco fases. A fase inicial é a “Definição da Problemática” onde se demonstram os objetivos, as limitações da pesquisa e o embasamento teórico utilizado. A segunda “Revisão teórica” aborda “a história da contabilidade”, “os usuários da informação contábil”, “a contabilidade como profissão”, onde se discorre sobre as áreas de atuação e o mercado de trabalho e o “profissional da contabilidade”. O “Estudo dos Casos” é a terceira fase, que trata da obtenção dos dados. Para obter as informações com maior veracidade, um questionário foi elaborado composto de 24 questões discursivas e objetivas, que possibilitou coletar os dados necessários para esta pesquisa. O questionário foi enviado através de email para os egressos das duas instituições e com base em suas respostas foi elaborada a pesquisa. A quarta fase “Confrontação dos Dados”, que é focada na opinião dos egressos de acordo com a vivência durante e após o período acadêmico, buscando esclarecer os principais focos das instituições. E a quinta fase “Análise dos Resultados” que é obtida com a análise da pesquisadora sobre cada item questionado aos entrevistados. Ao final conclui-se que quanto à área de atuação, a maior parte dos egressos em ambas as instituições estão atuando em Escritórios de Contabilidade, 72% dos egressos do IES e 42% dos egressos da UFSC. Quanto à realização de cursos de pós-graduação, somente os egressos da Instituição Pública deram início.FlorianópolisPfitscher, Elisete DahmerUniversidade Federal de Santa Catarina.Girardi, Cristiane2014-11-28T12:20:28Z2014-11-28T12:20:28Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisf.62 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126987porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-28T12:20:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/126987Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-11-28T12:20:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis |
title |
Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis |
spellingShingle |
Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis Girardi, Cristiane Egressos Curso Ciências Contábeis Benchmarking Educacional Perfil Profissional |
title_short |
Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis |
title_full |
Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis |
title_fullStr |
Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis |
title_full_unstemmed |
Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis |
title_sort |
Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis |
author |
Girardi, Cristiane |
author_facet |
Girardi, Cristiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pfitscher, Elisete Dahmer Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girardi, Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Egressos Curso Ciências Contábeis Benchmarking Educacional Perfil Profissional |
topic |
Egressos Curso Ciências Contábeis Benchmarking Educacional Perfil Profissional |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2014-11-28T12:20:28Z 2014-11-28T12:20:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126987 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
f. 62 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652312876417024 |