Mulheres no crime, deslizamento de fronteiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalhaes, Flávia Fernandes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135112
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.
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spelling Mulheres no crime, deslizamento de fronteirasPsicologiaMulheresAspectos psicológicosConduta criminosaRelações de gêneroTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.A sociedade atual organiza-se em meio a um conjunto de novas tecnologias biomoleculares e midiáticas. Tais arranjos interferem na (re)produção de velhas e novas expressões subjetivas e sociais, que se apresentam cada vez mais difusas, complexas e múltiplas. Como um percurso para problematizar a trama de componentes que, historicamente, interpelam a população e articulam perspectivas de gênero, esta pesquisa de doutorado objetivou analisar de modo mais específico as maneiras como mulheres tidas como criminosas foram enunciadas na mídia impressa e digital brasileira. Tendo como pano de fundo os estudos de gênero e as teorias feministas, adotou-se a cartografia como caminho de investigação, sendo que a pesquisa se organizou em torno dos conceitos de linhas e performatividade. Os mapas desenhados apontaram para composições de linhas que operaram na produção de imagens normatizadas de mulheres no crime desde a segunda metade do século XX, articuladas a noções naturalizantes, morais e/ou judiciais. Tais produções se apresentaram como estratégias de normalização, à medida que localizaram o envolvimento delas como expressão de desvio ?acidental? de uma suposta condição feminina apresentada como normal. Entretanto, considera-se que a visibilidade dessas performatividades também implicou efeitos disruptores na população, como a evidência de relatos de mulheres que transitam pela criminalidade por desejo e escolha. Concluiu-se que a mídia está conectada a campos vivos e tensionados de forças, onde premissas inteligíveis e ininteligíveis de gênero se produzem em guerra. Logo, a análise de composições que se desenham na ?confusão de fronteiras? entre realidade e ficção, organismo e tecnologia, possibilita a visibilidade dos modos relacionais, híbridos e localizados com que perspectivas de gênero se atualizam na vida em sociedade.<br>Abstract : Today's society organizes itself in the midst of a set of new biomolecular and media technologies. Such arrangements interfere with the (re)production of old and new social and subjective expressions, which are increasingly diffuse, complex and multiple. As a way to problematize the weft of components that historically interpellate the population and articulate gender perspectives, this PhD research aimed at analyzing the ways in which women regarded as criminals have been denoted in the Brazilian print and digital media. Drawing upon gender studies and feminist theories, we adopted cartography as research method, organized around the concepts of lines and performativity. The maps pointed to line compositions that have produced images of normalized women in crime since the second half of the twentieth century, articulated around naturalizing, moral and/or legal concepts. Such productions reveal normalization strategies, as they pinpoint their involvement as an expression of "accidental" deviation of an alleged female condition called normal. However, we consider that the visibility of these performativities also implied disrupting effects on the population, as shown in reports of women who involved in crime by desire and choice. We conclude that the press connects to living and tensioned fields, where intelligible and unintelligible gender assumptions are at war. Therefore, the analysis of the compositions drawn in the "confusion of borders" between reality and fiction, body and technology, allows of the visibility of relational, hybrid and located modes that update gender perspectives in society.Toneli, Maria Juracy FilgueirasMansano, Sonia Regina VargasUniversidade Federal de Santa CatarinaCarvalhaes, Flávia Fernandes de2015-09-22T04:07:28Z2015-09-22T04:07:28Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis190 p.| il.application/pdf334246https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135112porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:02:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135112Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:02:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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