Avaliação do potencial de inserção de simulações termo-energéticas em fases iniciais de projeto: proposta de método de ensino e estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Larissa Pereira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219263
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2020.
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spelling Avaliação do potencial de inserção de simulações termo-energéticas em fases iniciais de projeto: proposta de método de ensino e estudo de casoArquiteturaProjetosEnergiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2020.Esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a inserção de simulações termo-energéticas nas alterações iniciais de projeto como método de ensino de variáveis de desempenho de edificações. Para tanto, apresentou-se uma breve análise sobre os programas de simulação existentes que estão integrados a ambientes de modelagem e levantou-se dados sobre o processo de projeto de arquitetos formados. A partir disso, propôs-se um método de ensino de simulações termo-energéticas para estudantes e profissionais na área de arquitetura. A fim de avaliar a compreensão dos termos técnicos relacionados ao desempenho a partir de testes e análises com simulações termo-energéticas e reportar dificuldades de aplicação de simulações energéticas em fases iniciais de projeto, realizou-se um experimento piloto do método de ensino na busca do seu aperfeiçoamento. A partir destes levantamentos, realizaram-se outros dois experimentos do método de ensino, já alterado, com estudantes de arquitetura e arquitetos. Para tanto, dividiu-se a pesquisa em duas etapas. Na Etapa 1 levantaram-se os programas de simulação aplicáveis ao processo de projeto, os parâmetros relacionados a este processo, bem como um experimento piloto de ensino de simulação a estudantes. Na Etapa 2 foram realizados dois experimentos com base nos levantamentos da Etapa 1, aplicados a estudantes e a arquitetos. Ao final da pesquisa foi possível correlacionar as respostas obtidas por questionário com experimentos de ensino de simulação durante alterações de projeto. Evidencia-se a falta de autonomia dos arquitetos para a tomada de decisões de projeto relacionadas ao desempenho térmico da edificação nas respostas obtidas pelos arquitetos entrevistados, enquanto que o experimento de ensino de simulação de estudante mostra a capacidade dos projetistas de obterem respostas de simulação e, a partir disso, conseguirem a partir de poucas alterações, produzir projetos de melhor desempenho. Reforça-se, com esta pesquisa, a necessidade de utilização de simulação termo-energética durante o desenvolvimento de projeto, pelos projetistas, a fim de se obter edificações que respondam melhor ao clima inserido e, consequentemente, necessitem de menos energia para gerar conforto aos usuários. Evidencia-se, também, a necessidade de reforçar as análises térmicas durante o projeto desde a formação dos projetistas, para que esta se torne uma prática de projeto comum e embutida durante o processo criativo.Abstract: The goal of this research was to evaluate thermo-energetic simulations in early design changes as a method of teaching building performance variables. For this, a brief analysis of the existing simulation programs integrated with modeling software was presented, and data was collected on the design process of trained architects. From this, a method of teaching thermo-energetic simulations for students and architects was proposed. To assess the understanding of technical terms related to building thermal performance, students performed thermo-energetic simulations and analyses. Before that, a pilot experiment of the teaching method was carried out, seeking its improvement. They reported difficulties in applying these simulations in the early stages of the project. From these surveys, two main experiments of the altered teaching method were carried out with architecture students and architects. To this end, the research was divided into two stages. In Step 1, the simulation programs applicable to the design process were raised, as well as the study of the design process parameters related to its phase. By the end of Step 1, the pilot experiment took place. By the end of Step 1, the method was developed and tested. So in Step 2, two main experiments were carried out based on the surveys of Step 1, applied to students and architects. At the end of the research, it was possible to correlate the responses obtained through a questionnaire or the reports of the simulation experiments. It was evident the lack of autonomy of architects to make design decisions related to the thermal performance of the building in the answers obtained by the interviewed architects. However, the student simulation teaching experiment shows the designers' ability to carry out simulation and then develop projects with better performance with a few changes. This research reinforces the need for designers to use thermal performance simulations during project development to obtain buildings that respond better to the climate and, consequently, use less energy to generate comfort for users. It is also evident the need to reinforce thermal analysis during the project since the beginning of the designers' graduation studies so that it becomes an embedded design practice during the later creative process.Lamberts, RobertoVaz, Carlos Eduardo VerzolaSouza, Larissa Pereira de2021-01-14T18:06:33Z2021-01-14T18:06:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis163 p.| il., gráfs.application/pdf370841https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219263porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-27T14:27:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219263Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-27T14:27:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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