Modelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delatorre, Vivian
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220380
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.
id UFSC_71395f8f83fcdfaa700b85ba15e8f23b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220380
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaDelatorre, VivianPereira, Alice Theresinha Cybis2021-02-26T14:45:55Z2021-02-26T14:45:55Z2019371039https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220380Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.Esta tese estuda a integração da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM) nas fases iniciais do projeto arquitetônico. O objetivo geral consiste em propor um modelo conceitual que integre BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico para apoiar o processo criativo e de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem ênfase qualitativa, e foi elaborada com base no método de pesquisa Design Science Research. A revisão sistemática e integrativa de literatura, entrevistas, análise de conteúdo, e o método Delphi abrangem os demais métodos e técnicas definidos nos procedimentos metodológicos. Uma proposta de um modelo conceitual foi desenvolvida e fundamentada na revisão de literatura, e análise de conteúdo das entrevistas. O modelo conceitual abrange cinco características BIM identificadas e denominadas como modo de pensar, interagir, ver, desempenhar e tomar decisões. Para cada característica foram definidas cinco afirmativas relacionadas ao modo que aluno pode ser estimulado para integrar BIM no processo de ensino aprendizagem de projeto arquitetônico. O modelo conceitual foi avaliado por especialistas BIM por meio do método Delphi. Por fim, desenvolve-se a proposta de um framework com o intuito de planejar uma aplicação piloto do modelo conceitual em disciplina e orientar aplicações futuras. Assim, 1) propõe-se uma metodologia de aplicação, 2) recomenda-se uma abordagem de integração do BIM como processo, método e ferramenta, 3) sugere-se técnicas criativas e tecnologias que podem auxiliar o aluno nas etapas iniciais do processo de projeto. A aplicação foi conduzida em uma disciplina Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, e os resultados mostram que o modelo tem potencial para ser integrado nas fases iniciais do processo de projeto em disciplinas de projeto arquitetônico, principalmente por tentar romper padrões do processo de projeto tradicional. Neste sentido, é emergente um olhar sobre o BIM como processo, método e ferramenta no ensino de arquitetura e urbanismo, que reconheça as mudanças que ocorrem no modo de pensar, interagir, ver, desempenhar e tomar decisões do projetista, a fim de que as abordagens pedagógicas sejam coerentes com as habilidades que devem ser desenvolvidas na formação do arquiteto contemporâneo, e orientem o processo de aprendizagem do aluno, estimulando a criatividade.Abstract: This dissertation studies the integration of Building Information Modeling (BIM) in the early design phases, focusing on the educational environment. The main objective is to propose a conceptual model that integrates BIM in the early design phase to support the creative and teaching-learning process into architectural design studios. This research has mostly a qualitative approach, and the Design Science Research was chosen research method. The systematic and integrative literature review, interviews, content analysis, and the Delphi method encompass the other research methods and techniques defined in the methodological procedures. A conceptual model proposal was developed based on the literature review and content analysis of the interviews. The conceptual model comprises five BIM's characteristics identified and named as the way of thinking, interacting, seeing, performing, and making decisions. Each characteristic contains five statements that express how students should be encouraged to integrate BIM in the teaching-learning process into architectural design studios. The conceptual model was evaluated by BIM experts using the Delphi method. Finally, a framework proposal was designed to plan a pilot experiment in an architectural design course and guide future experiences. The methodology suggests that BIM should be integrated as a process, method, and tool; also, creative techniques and technologies that may aid students in the early design phases, are proposed. An experience was conducted in a graduate course at UFSC University (Universidade Federal de Santa Catarina). The results show that the conceptual model proposed has the potential to be integrated into the architectural design course, primarily by trying to break patterns from the traditional design process. In this sense, it is emerging that educators look at BIM as a process, method, and tool in architecture and urbanism education, recognizing the changes that may occur in the designer's way of thinking, interacting, seeing, performing, and making decisions. Besides, pedagogical approaches should be consistent with the required skills in the architects' contemporary education and guide the student's learning process, stimulating creativity.358 p.| il., gráfs.porArquiteturaModelagem de informação da construçãoProjeto arquitetônicoCriatividadeModelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPARQ0380-T.pdfPARQ0380-T.pdfapplication/pdf16003761https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/220380/-1/PARQ0380-T.pdf15d77ffedb7b6997c63fb6bdaf264715MD5-1123456789/2203802021-02-26 11:45:56.325oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220380Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:45:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico
title Modelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico
spellingShingle Modelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico
Delatorre, Vivian
Arquitetura
Modelagem de informação da construção
Projeto arquitetônico
Criatividade
title_short Modelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico
title_full Modelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico
title_fullStr Modelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico
title_full_unstemmed Modelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico
title_sort Modelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico
author Delatorre, Vivian
author_facet Delatorre, Vivian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Delatorre, Vivian
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
contributor_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Arquitetura
Modelagem de informação da construção
Projeto arquitetônico
Criatividade
topic Arquitetura
Modelagem de informação da construção
Projeto arquitetônico
Criatividade
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-26T14:45:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-26T14:45:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220380
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 371039
identifier_str_mv 371039
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 358 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/220380/-1/PARQ0380-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 15d77ffedb7b6997c63fb6bdaf264715
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804924837920768