Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89843 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_0872b35c2fa1edd68af45e06bf3e7898 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89843 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEAEducaçãoEnsino a distanciaAmbiente virtualEnsinoAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.As políticas governamentais têm motivado a regulamentação da Educação a Distância (EaD) no Brasil. Essa modalidade tem-se ampliado em diversos programas nacionais. A cada dia, surgem novas demandas na área, e uma delas é a necessidade de se eleger um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), bem como selecionar instrumentos de acompanhamento e avaliação. Os desafios teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem na modalidade a distância podem ser potencializados se o AVEA contemplar as interseções entre Tecnologia, Ergonomia e Pedagogia. O objetivo desta pesquisa é construir uma taxionomia para escolha de um AVEA a ser utilizado em EaD. O trabalho segue os princípios gerais da pesquisa-ação, pois se reconhece que, dadas as contingências em que o mesmo se realiza, esta abordagem é bem apropriada. O desenvolvimento do trabalho resgata algumas experiências já desenvolvidas e elabora uma ferramenta denominada EaDList, baseando-se em categorias conceituais, como interação, autonomia, cooperação e mediação. O EaDList está organizado em uma taxionomia que se desdobra na construção de critérios, indicadores e descritores. Foi aplicado por uma equipe de avaliadores para a escolha de um AVEA, respondendo a uma demanda contingencial. A aplicação do EaDList leva à escolha de uma plataforma em desenvolvimento evolutivo: o Moodle. Acredita-se que a utilização deste AVEA anuncia um reomodo no processo ensino-aprendizagem em EaD. A validação desta aposta aguarda uma nova etapa de pesquisa.Florianópolis, SCCatapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaRoncarelli, Dóris2012-10-23T03:18:35Z2012-10-23T03:18:35Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf241719http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89843porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T03:12:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89843Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T03:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA |
title |
Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA |
spellingShingle |
Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA Roncarelli, Dóris Educação Ensino a distancia Ambiente virtual Ensino Aprendizagem |
title_short |
Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA |
title_full |
Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA |
title_fullStr |
Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA |
title_full_unstemmed |
Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA |
title_sort |
Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA |
author |
Roncarelli, Dóris |
author_facet |
Roncarelli, Dóris |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catapan, Araci Hack Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roncarelli, Dóris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino a distancia Ambiente virtual Ensino Aprendizagem |
topic |
Educação Ensino a distancia Ambiente virtual Ensino Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2012-10-23T03:18:35Z 2012-10-23T03:18:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
241719 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89843 |
identifier_str_mv |
241719 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652003637723136 |