Avaliação na Educação Infantil: análise da prática com bebês
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196209 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
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Avaliação na Educação Infantil: análise da prática com bebêsAvaliaçãoEducação InfantilBebêsTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa busca identificar e compreender como foi desenvolvida a avaliação na prática pedagógica com os bebês do grupo GII (1 a 2 anos de idade), no período do estágio supervisionado em Educação Infantil, na Creche Chico Mendes, pertencente à rede municipal de Florianópolis, indicando seus limites e possibilidades. Para atingir este objetivo investigativo analiso minha prática docente no estágio obrigatório em Educação Infantil, considerando os seguintes objetivos específicos: discutir a concepção de avaliação e dos processos avaliativos no cotidiano da educação formal das crianças de 0 a 3 anos de idade; construir, a partir do levantamento documental e bibliográfico, em especial, das publicações da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, uma caracterização das especificidades do trabalho pedagógico junto aos bebês, com foco nas questões relativas à avaliação; identificar como foi realizado o processo de avaliação ao longo do período de estágio com os bebês a partir dos registros realizados, reconhecendo os elementos e / ou critérios adotados no percurso, analisando se estiveram voltados ao acompanhamento do desenvolvimento das crianças e da orientação da prática pedagógica. Para tanto, optei pela pesquisa qualitativa de cunho documental e bibliográfico, amparada na análise de conteúdo. Concluo, no caminho percorrido para construir esta monografia, que a ação avaliativa se faz presente em absolutamente todos os momentos do cotidiano institucional. Ao analisar a prática avaliativa desenvolvida com os bebês durante o estágio constatei que os registros escritos apresentavam um olhar mais detido no coletivo das crianças, em detrimento das observações individuais. Há poucos detalhes sobre a forma como os bebês interagiam com as proposições, os espaços, os adultos e as demais crianças. Embora diante dessa limitação, a avaliação foi concebida como um instrumento para conhecer as crianças e também para orientar a prática docente. Assim, em relação às possibilidades, percebo que a observação e o registro, como instrumentos necessários à qualificação da avaliação, foram fundamentais à práxis desenvolvida naquele momento.This research seeks to identify and understand how the assessment was developed in pedagogical practice with babies GII group ( 1-2 years old), the period of supervised in Early Childhood Education , Child care in Chico Mendes stage, belonging to the municipal Florianópolis, indicating its limits and possibilities. To achieve this objective investigative analyze my teaching practice in compulsory training in Early Childhood Education, considering the following specific objectives: to discuss the concept of evaluation and assessment processes in everyday formal education for children 0-3 years old; build from documentary and bibliographical survey, in particular , issues of Municipal Education Network Florianópolis, a characterization of the specifics of the pedagogical work with the babies, focusing on the issues relating to the assessment, identify how the process was conducted throughout the evaluation period internship with babies from the records made, recognizing the elements and / or criteria used in route analyzing whether they were aimed at monitoring of children's development and direction of pedagogical practice. For that, I chose qualitative research documentary and bibliographic nature, based on content analysis. Conclude, on the path followed to build this monograph, the evaluative action is absolutely present in every moment of the institutional routine. By analyzing the evaluation method developed with the babies during stage I realized that the written records had a closer in the collective of children, to the detriment of the individual observations look. There are few details about how babies interact with the propositions, spaces, adults and other children. Although faced with this limitation, the evaluation was designed as a tool to meet the children and also to guide teaching practice. Thus, in relation to the possibilities, I realize that the observation and recording, as instruments for the assessment of qualifications, were fundamental to the practice developed at that time.Florianópolis, SCDurli, ZenildeUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Gislaine de2019-05-24T14:03:57Z2019-05-24T14:03:57Z2013-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196209porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T14:03:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196209Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-24T14:03:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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