ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199382 |
Resumo: | Projetar e organizar espaços brincantes na Educação Infantil faz parte de ações pedagógicas fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Diante dessa premissa, no trabalho formativo das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – eixo Pré-escola, buscou-se pensar na organização de espaços acolhedores com diferentes contextos e materiais, visando novas experiências para as crianças na Educação Infantil. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir a importância da organização de espaços para a construção de experiências na Educação Infantil, bem como a seleção dos materiais não estruturados pela comunidade escolar, que foram explorados e conhecidos pelas crianças, buscando refletir com sensibilidade sobre esta nova proposta educativa. De tal modo, as ações formativas do PNAIC – Pré-escola UFFS/Erechim se efetivaram na movimentação do currículo da Escola Municipal de Educação Infantil Quatro Irmãos/RS a partir da (re)organização de espaços e tempos pensados e elaborados de acordo com as discussões mantidas no Programa, tendo como eixos norteadores do currículo infantil as interações e as brincadeiras, e a criança como centro do planejamento educativo (BRASIL, 2009b). Deste modo, conclui-se que os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos processos formativos e resultados positivos na organização do ambiente escolar com diferentes contextos brincantes para a ampliação dos conhecimentos da criança enquanto ser pensante e criador. |
id |
UFSC_08fb51ea6e77c6741495fccc59180bb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199382 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLAPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaEspaços brincantesEducação InfantilProjetar e organizar espaços brincantes na Educação Infantil faz parte de ações pedagógicas fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Diante dessa premissa, no trabalho formativo das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – eixo Pré-escola, buscou-se pensar na organização de espaços acolhedores com diferentes contextos e materiais, visando novas experiências para as crianças na Educação Infantil. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir a importância da organização de espaços para a construção de experiências na Educação Infantil, bem como a seleção dos materiais não estruturados pela comunidade escolar, que foram explorados e conhecidos pelas crianças, buscando refletir com sensibilidade sobre esta nova proposta educativa. De tal modo, as ações formativas do PNAIC – Pré-escola UFFS/Erechim se efetivaram na movimentação do currículo da Escola Municipal de Educação Infantil Quatro Irmãos/RS a partir da (re)organização de espaços e tempos pensados e elaborados de acordo com as discussões mantidas no Programa, tendo como eixos norteadores do currículo infantil as interações e as brincadeiras, e a criança como centro do planejamento educativo (BRASIL, 2009b). Deste modo, conclui-se que os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos processos formativos e resultados positivos na organização do ambiente escolar com diferentes contextos brincantes para a ampliação dos conhecimentos da criança enquanto ser pensante e criador.2019-07-28T14:58:12Z2019-07-28T14:58:12Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199382BITTENCOURT, Zoraia AguiarBARROZO, Luana AparecidaSOUZA, Flávia Burdzinski deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T14:58:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199382Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T14:58:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA |
title |
ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA |
spellingShingle |
ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA BITTENCOURT, Zoraia Aguiar Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Espaços brincantes Educação Infantil |
title_short |
ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA |
title_full |
ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA |
title_fullStr |
ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA |
title_full_unstemmed |
ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA |
title_sort |
ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA |
author |
BITTENCOURT, Zoraia Aguiar |
author_facet |
BITTENCOURT, Zoraia Aguiar BARROZO, Luana Aparecida SOUZA, Flávia Burdzinski de |
author_role |
author |
author2 |
BARROZO, Luana Aparecida SOUZA, Flávia Burdzinski de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BITTENCOURT, Zoraia Aguiar BARROZO, Luana Aparecida SOUZA, Flávia Burdzinski de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Espaços brincantes Educação Infantil |
topic |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Espaços brincantes Educação Infantil |
description |
Projetar e organizar espaços brincantes na Educação Infantil faz parte de ações pedagógicas fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Diante dessa premissa, no trabalho formativo das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – eixo Pré-escola, buscou-se pensar na organização de espaços acolhedores com diferentes contextos e materiais, visando novas experiências para as crianças na Educação Infantil. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir a importância da organização de espaços para a construção de experiências na Educação Infantil, bem como a seleção dos materiais não estruturados pela comunidade escolar, que foram explorados e conhecidos pelas crianças, buscando refletir com sensibilidade sobre esta nova proposta educativa. De tal modo, as ações formativas do PNAIC – Pré-escola UFFS/Erechim se efetivaram na movimentação do currículo da Escola Municipal de Educação Infantil Quatro Irmãos/RS a partir da (re)organização de espaços e tempos pensados e elaborados de acordo com as discussões mantidas no Programa, tendo como eixos norteadores do currículo infantil as interações e as brincadeiras, e a criança como centro do planejamento educativo (BRASIL, 2009b). Deste modo, conclui-se que os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos processos formativos e resultados positivos na organização do ambiente escolar com diferentes contextos brincantes para a ampliação dos conhecimentos da criança enquanto ser pensante e criador. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-28T14:58:12Z 2019-07-28T14:58:12Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199382 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652092380807168 |