ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BITTENCOURT, Zoraia Aguiar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BARROZO, Luana Aparecida, SOUZA, Flávia Burdzinski de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199382
Resumo: Projetar e organizar espaços brincantes na Educação Infantil faz parte de ações pedagógicas fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Diante dessa premissa, no trabalho formativo das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – eixo Pré-escola, buscou-se pensar na organização de espaços acolhedores com diferentes contextos e materiais, visando novas experiências para as crianças na Educação Infantil. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir a importância da organização de espaços para a construção de experiências na Educação Infantil, bem como a seleção dos materiais não estruturados pela comunidade escolar, que foram explorados e conhecidos pelas crianças, buscando refletir com sensibilidade sobre esta nova proposta educativa. De tal modo, as ações formativas do PNAIC – Pré-escola UFFS/Erechim se efetivaram na movimentação do currículo da Escola Municipal de Educação Infantil Quatro Irmãos/RS a partir da (re)organização de espaços e tempos pensados e elaborados de acordo com as discussões mantidas no Programa, tendo como eixos norteadores do currículo infantil as interações e as brincadeiras, e a criança como centro do planejamento educativo (BRASIL, 2009b). Deste modo, conclui-se que os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos processos formativos e resultados positivos na organização do ambiente escolar com diferentes contextos brincantes para a ampliação dos conhecimentos da criança enquanto ser pensante e criador.
id UFSC_08fb51ea6e77c6741495fccc59180bb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199382
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLAPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaEspaços brincantesEducação InfantilProjetar e organizar espaços brincantes na Educação Infantil faz parte de ações pedagógicas fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Diante dessa premissa, no trabalho formativo das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – eixo Pré-escola, buscou-se pensar na organização de espaços acolhedores com diferentes contextos e materiais, visando novas experiências para as crianças na Educação Infantil. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir a importância da organização de espaços para a construção de experiências na Educação Infantil, bem como a seleção dos materiais não estruturados pela comunidade escolar, que foram explorados e conhecidos pelas crianças, buscando refletir com sensibilidade sobre esta nova proposta educativa. De tal modo, as ações formativas do PNAIC – Pré-escola UFFS/Erechim se efetivaram na movimentação do currículo da Escola Municipal de Educação Infantil Quatro Irmãos/RS a partir da (re)organização de espaços e tempos pensados e elaborados de acordo com as discussões mantidas no Programa, tendo como eixos norteadores do currículo infantil as interações e as brincadeiras, e a criança como centro do planejamento educativo (BRASIL, 2009b). Deste modo, conclui-se que os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos processos formativos e resultados positivos na organização do ambiente escolar com diferentes contextos brincantes para a ampliação dos conhecimentos da criança enquanto ser pensante e criador.2019-07-28T14:58:12Z2019-07-28T14:58:12Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199382BITTENCOURT, Zoraia AguiarBARROZO, Luana AparecidaSOUZA, Flávia Burdzinski deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T14:58:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199382Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T14:58:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA
title ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA
spellingShingle ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA
BITTENCOURT, Zoraia Aguiar
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Espaços brincantes
Educação Infantil
title_short ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA
title_full ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA
title_fullStr ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA
title_full_unstemmed ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA
title_sort ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA
author BITTENCOURT, Zoraia Aguiar
author_facet BITTENCOURT, Zoraia Aguiar
BARROZO, Luana Aparecida
SOUZA, Flávia Burdzinski de
author_role author
author2 BARROZO, Luana Aparecida
SOUZA, Flávia Burdzinski de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BITTENCOURT, Zoraia Aguiar
BARROZO, Luana Aparecida
SOUZA, Flávia Burdzinski de
dc.subject.por.fl_str_mv Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Espaços brincantes
Educação Infantil
topic Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Espaços brincantes
Educação Infantil
description Projetar e organizar espaços brincantes na Educação Infantil faz parte de ações pedagógicas fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Diante dessa premissa, no trabalho formativo das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – eixo Pré-escola, buscou-se pensar na organização de espaços acolhedores com diferentes contextos e materiais, visando novas experiências para as crianças na Educação Infantil. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir a importância da organização de espaços para a construção de experiências na Educação Infantil, bem como a seleção dos materiais não estruturados pela comunidade escolar, que foram explorados e conhecidos pelas crianças, buscando refletir com sensibilidade sobre esta nova proposta educativa. De tal modo, as ações formativas do PNAIC – Pré-escola UFFS/Erechim se efetivaram na movimentação do currículo da Escola Municipal de Educação Infantil Quatro Irmãos/RS a partir da (re)organização de espaços e tempos pensados e elaborados de acordo com as discussões mantidas no Programa, tendo como eixos norteadores do currículo infantil as interações e as brincadeiras, e a criança como centro do planejamento educativo (BRASIL, 2009b). Deste modo, conclui-se que os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos processos formativos e resultados positivos na organização do ambiente escolar com diferentes contextos brincantes para a ampliação dos conhecimentos da criança enquanto ser pensante e criador.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-28T14:58:12Z
2019-07-28T14:58:12Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199382
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652092380807168