A parresía como dispositivo fundamental na formação do éthos em Renato Russo
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214351 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2019 |
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A parresía como dispositivo fundamental na formação do éthos em Renato RussoCançõesRetóricaEstéticaMúsicos de rockDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2019Um dos proeminentes de sua geração, Renato Russo, compositor e cantor das extintas bandas Aborto Elétrico e Legião Urbana, abraçava multidões através de suas canções, as quais são materializações de sua breve, intensa e conturbada vida. Por sua fala franca, por dizer a verdade de si mesmo e se constituir como sujeito que diz a verdade sobre si mesmo, Renato Russo será analisado, neste trabalho, sob a ótica da parresía como modalidade específica da elaboração de seu éthos. Nesta perspectiva, o presente trabalho se debruçará nos escritos de Michel Foucault no que toca os modos de veridicção, mais especificamente na hipótese de a parresía operar como dispositivo fundamental à condução de Renato Russo ao exercício e cuidado de si e, inevitavelmente, à elaboração da estética de sua própria existência.Abstract: One of the prominent of his generation, Renato Russo, composer and singer of the extinct bands Aborto Elétrico and Legião Urbana, embraced crowds through his songs, which are materializations of his brief, intense and troubled life. For his frank speech, to speak the truth of himself and to constitute himself as a subject that tells the truth about himself, Renato Russo will be analyzed, in this work, from the perspective of parrhesia as a specific modality of the construction of his ethos. The present work will focus on the writings of Michel Foucault on the ways of veridiction, more specifically in the hypothesis that parrhesia operates as a fundamental device for the conduction of Renato Russo to the exercise of himself and, inevitably, the elaboration of the aesthetics of his own existence.Souza, Pedro deUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos Filho, Marco Aurélio Granzotto de2020-10-21T21:04:18Z2020-10-21T21:04:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 p.application/pdf368955https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214351porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:04:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214351Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:04:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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