REFLEXÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136220 |
Resumo: | A Avaliação Institucional tem papel fundamental nesta interação e serve como ferramenta que permite detectar a efetividade das atividades das Instituições de Ensino Superior perante a sociedade. Portanto, a avaliação institucional é um instrumento imprescindível ao trabalho do gestor. É por meio dela que será possível um autoconhecimento da instituição bem como de suas fragilidades a fim de se redefinir e repensar o planejamento. A avaliação será capaz de fornecer subsídios para que a instituição caminhe em consonância com a sociedade e ao encontro de sua missão. Este artigo objetiva fomentar a discussão, a respeito do papel exercido pelo Estado no que tange à educação, do papel da avaliação institucional e a importância do seu planejamento, de modo a atingir os diversos atores envolvidos e em todas as etapas, desde a sua concepção à implantação.. Para responder essas questões, utiliza-se pesquisa bibliográficas em livros, teses e artigos. Considera-se que a construção de um sistema de avaliação válido para todas as IES é indispensável para uniformizar procedimentos e manter a qualidade de ensino, bem como outras atividades indissociáveis, a pesquisa e a extensão, que corroboram para a formação do tripé ensino, pesquisa e extensão. Porém é imprescindível a consideração da vasta extensão territorial, as peculiaridades regionais e a grande gama de instituições, com suas heterogeneidades e diversidades, que as tornam únicas. |
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REFLEXÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONALA Avaliação Institucional tem papel fundamental nesta interação e serve como ferramenta que permite detectar a efetividade das atividades das Instituições de Ensino Superior perante a sociedade. Portanto, a avaliação institucional é um instrumento imprescindível ao trabalho do gestor. É por meio dela que será possível um autoconhecimento da instituição bem como de suas fragilidades a fim de se redefinir e repensar o planejamento. A avaliação será capaz de fornecer subsídios para que a instituição caminhe em consonância com a sociedade e ao encontro de sua missão. Este artigo objetiva fomentar a discussão, a respeito do papel exercido pelo Estado no que tange à educação, do papel da avaliação institucional e a importância do seu planejamento, de modo a atingir os diversos atores envolvidos e em todas as etapas, desde a sua concepção à implantação.. Para responder essas questões, utiliza-se pesquisa bibliográficas em livros, teses e artigos. Considera-se que a construção de um sistema de avaliação válido para todas as IES é indispensável para uniformizar procedimentos e manter a qualidade de ensino, bem como outras atividades indissociáveis, a pesquisa e a extensão, que corroboram para a formação do tripé ensino, pesquisa e extensão. Porém é imprescindível a consideração da vasta extensão territorial, as peculiaridades regionais e a grande gama de instituições, com suas heterogeneidades e diversidades, que as tornam únicas.INPEAU/UFSC2015-11-05T11:43:54Z2015-11-05T11:43:54Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136220JULIANI, DOUGLAS PAULESKYOTANI, NILOSANCHEZ, FERNANDAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:43:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136220Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T11:43:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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