Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Wagner, Débora Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202545
Resumo: A história e a arte podem contribuir para o entendimento das práticas de olhar. Este artigo tem como propósito relacionar arte e Educação Matemática por meio da história da técnica da perspectiva, em particular, a perspectiva central. Apoia-se nos estudos da cultura visual, destacando o conceito de visualidade. Discute-se sobre uma prática de olhar racional, geométrica e monocular instaurada no Renascimento italiano. Por fim, obras plásticas renascentistas são analisadas para demonstrar que as relações entre arte e Educação Matemática vão além do ensino de conceitos matemáticos. Conclui-se, que o estudo de práticas de olhar pode possibilitar entendimentos acerca da visualização em Matemática.
id UFSC_094bcd7582516d780a1e24ec556ced19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202545
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação MatemáticaArteEducação MatemáticaVisualidadeTécnica da PerspectivaA história e a arte podem contribuir para o entendimento das práticas de olhar. Este artigo tem como propósito relacionar arte e Educação Matemática por meio da história da técnica da perspectiva, em particular, a perspectiva central. Apoia-se nos estudos da cultura visual, destacando o conceito de visualidade. Discute-se sobre uma prática de olhar racional, geométrica e monocular instaurada no Renascimento italiano. Por fim, obras plásticas renascentistas são analisadas para demonstrar que as relações entre arte e Educação Matemática vão além do ensino de conceitos matemáticos. Conclui-se, que o estudo de práticas de olhar pode possibilitar entendimentos acerca da visualização em Matemática.2019-12-09T13:43:33Z2019-12-09T13:43:33Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202545Flores, Cláudia ReginaWagner, Débora Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:43:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202545Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T13:43:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática
title Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática
spellingShingle Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática
Flores, Cláudia Regina
Arte
Educação Matemática
Visualidade
Técnica da Perspectiva
title_short Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática
title_full Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática
title_fullStr Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática
title_full_unstemmed Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática
title_sort Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
Wagner, Débora Regina
author_role author
author2 Wagner, Débora Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Wagner, Débora Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Educação Matemática
Visualidade
Técnica da Perspectiva
topic Arte
Educação Matemática
Visualidade
Técnica da Perspectiva
description A história e a arte podem contribuir para o entendimento das práticas de olhar. Este artigo tem como propósito relacionar arte e Educação Matemática por meio da história da técnica da perspectiva, em particular, a perspectiva central. Apoia-se nos estudos da cultura visual, destacando o conceito de visualidade. Discute-se sobre uma prática de olhar racional, geométrica e monocular instaurada no Renascimento italiano. Por fim, obras plásticas renascentistas são analisadas para demonstrar que as relações entre arte e Educação Matemática vão além do ensino de conceitos matemáticos. Conclui-se, que o estudo de práticas de olhar pode possibilitar entendimentos acerca da visualização em Matemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-12-09T13:43:33Z
2019-12-09T13:43:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202545
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652209355751424