Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202545 |
Resumo: | A história e a arte podem contribuir para o entendimento das práticas de olhar. Este artigo tem como propósito relacionar arte e Educação Matemática por meio da história da técnica da perspectiva, em particular, a perspectiva central. Apoia-se nos estudos da cultura visual, destacando o conceito de visualidade. Discute-se sobre uma prática de olhar racional, geométrica e monocular instaurada no Renascimento italiano. Por fim, obras plásticas renascentistas são analisadas para demonstrar que as relações entre arte e Educação Matemática vão além do ensino de conceitos matemáticos. Conclui-se, que o estudo de práticas de olhar pode possibilitar entendimentos acerca da visualização em Matemática. |
id |
UFSC_094bcd7582516d780a1e24ec556ced19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202545 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação MatemáticaArteEducação MatemáticaVisualidadeTécnica da PerspectivaA história e a arte podem contribuir para o entendimento das práticas de olhar. Este artigo tem como propósito relacionar arte e Educação Matemática por meio da história da técnica da perspectiva, em particular, a perspectiva central. Apoia-se nos estudos da cultura visual, destacando o conceito de visualidade. Discute-se sobre uma prática de olhar racional, geométrica e monocular instaurada no Renascimento italiano. Por fim, obras plásticas renascentistas são analisadas para demonstrar que as relações entre arte e Educação Matemática vão além do ensino de conceitos matemáticos. Conclui-se, que o estudo de práticas de olhar pode possibilitar entendimentos acerca da visualização em Matemática.2019-12-09T13:43:33Z2019-12-09T13:43:33Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202545Flores, Cláudia ReginaWagner, Débora Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:43:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202545Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T13:43:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática |
title |
Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática |
spellingShingle |
Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática Flores, Cláudia Regina Arte Educação Matemática Visualidade Técnica da Perspectiva |
title_short |
Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática |
title_full |
Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática |
title_fullStr |
Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática |
title_sort |
Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação Matemática |
author |
Flores, Cláudia Regina |
author_facet |
Flores, Cláudia Regina Wagner, Débora Regina |
author_role |
author |
author2 |
Wagner, Débora Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina Wagner, Débora Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Educação Matemática Visualidade Técnica da Perspectiva |
topic |
Arte Educação Matemática Visualidade Técnica da Perspectiva |
description |
A história e a arte podem contribuir para o entendimento das práticas de olhar. Este artigo tem como propósito relacionar arte e Educação Matemática por meio da história da técnica da perspectiva, em particular, a perspectiva central. Apoia-se nos estudos da cultura visual, destacando o conceito de visualidade. Discute-se sobre uma prática de olhar racional, geométrica e monocular instaurada no Renascimento italiano. Por fim, obras plásticas renascentistas são analisadas para demonstrar que as relações entre arte e Educação Matemática vão além do ensino de conceitos matemáticos. Conclui-se, que o estudo de práticas de olhar pode possibilitar entendimentos acerca da visualização em Matemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-12-09T13:43:33Z 2019-12-09T13:43:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202545 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652209355751424 |