Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Débora Regina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99277
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_b19f16cc21252c51809864d947cf4817
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99277
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássicaEducação científica e tecnológicaArtePerspectivaTecnicaMatematicaHistóriaPinturaPercepção visualDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEsta pesquisa discute sobre técnicas do olhar por meio da Arte, mais especificamente, o caso da técnica da perspectiva central na pintura clássica. Para tanto, parte-se da reflexão que história e Arte podem contribuir tanto para o entendimento das práticas de olhar quanto para o exercício da visualização matemática. A princípio, analisamos os conceitos da técnica da perspectiva central criada por Alberti, apoiando-se no tratado Da Pintura, escrito em 1435 com foco no contexto artístico. Em seguida, passamos a analisar tais conceitos a partir do contexto da Matemática. Então, faz-se um enlace entre Arte, técnica do olhar e Matemática a fim de refletir sobre a problemática da visualidade no contexto da Educação Matemática, compreendendo a Arte como um lugar onde é possível xercitar o olhar matemático, desenvolver a criatividade e o raciocínio visual. Enfim, conclui-se que o enlace entre Arte e Matemática por meio da técnica da perspectiva oportunizou importantes reflexões para a pesquisa em Educação Matemática, constituindo-se numa proposta para refletir sobre como constituímos nossos modos de olhar, representar e conceber o conhecimento matemático.This research discusses the techniques look through the Art, more specifically, the case of the technique of classical central perspective in painting. To this end, we start from the reflection that History and Art can contribute to the understanding of practices and look for the practice of viewing mathematics. At first, we analyze the concepts of the technique of central perspective created by Alberti, relying on the Treatise on Painting, written in 1435 with a focus on artistic context. Then we come to examine these concepts from the context of Mathematics. So, it is a link between Art, Mathematics and technical look to reflect on the problem of visuality in the context of Mathematics Education, including the Art as a place where you can exercise a mathematical eye, developing creativity and visual thinking. Finally, we conclude that the link between Art and Math through the perspective of technical discussions provided an opportunity for important research in Mathematics Education, is one proposal to reflect on how to build our way to look, perform and develop mathematical knowledge.FlorianópolisFlores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaWagner, Débora Regina2013-03-04T18:30:53Z2013-03-04T18:30:53Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 p.| il.application/pdf300351http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99277porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T23:45:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99277Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T23:45:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica
title Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica
spellingShingle Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica
Wagner, Débora Regina
Educação científica e tecnológica
Arte
Perspectiva
Tecnica
Matematica
História
Pintura
Percepção visual
title_short Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica
title_full Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica
title_fullStr Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica
title_full_unstemmed Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica
title_sort Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica
author Wagner, Débora Regina
author_facet Wagner, Débora Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Débora Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Arte
Perspectiva
Tecnica
Matematica
História
Pintura
Percepção visual
topic Educação científica e tecnológica
Arte
Perspectiva
Tecnica
Matematica
História
Pintura
Percepção visual
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-03-04T18:30:53Z
2013-03-04T18:30:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 300351
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99277
identifier_str_mv 300351
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652200448098304