A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Renata Massoli
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Camelo, Gustavo Rossa, Leite, André Luís Da Silva, Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26147
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar a relação das mudanças no ambiente institucional do setor de educação superior nas estratégias de crescimento de uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa é um estudo de caso da mantenedora CEAMA que abrange de 1996, mudanças na lei e expansão de IES privadas, e, de 2000 a 2010 – 10 anos de funcionamento da Instituição de Ensino Superior, seu processo de mudanças e crescimento. Utilizou-se de dados primários junto às pessoas relacionadas diretamente com o ambiente pesquisado, através de um roteiro de entrevista, o que permitiu compreender em profundidade o tema e o cenário pesquisado e, também, de dados secundários disponibilizados pela própria IES e normas da educação superior. Os resultados da análise entre a relação das mudanças no ambiente institucional do setor de educação superior com as estratégias de crescimento da Instituição de Ensino Superior CEAMA indicaram que existe uma relação de influência, visto que o ambiente é composto de regras que determinam como as IES devem se comportar no ambiente.
id UFSC_0997e6d87bbe4353af685be1e39226e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26147
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAEste artigo teve como objetivo analisar a relação das mudanças no ambiente institucional do setor de educação superior nas estratégias de crescimento de uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa é um estudo de caso da mantenedora CEAMA que abrange de 1996, mudanças na lei e expansão de IES privadas, e, de 2000 a 2010 – 10 anos de funcionamento da Instituição de Ensino Superior, seu processo de mudanças e crescimento. Utilizou-se de dados primários junto às pessoas relacionadas diretamente com o ambiente pesquisado, através de um roteiro de entrevista, o que permitiu compreender em profundidade o tema e o cenário pesquisado e, também, de dados secundários disponibilizados pela própria IES e normas da educação superior. Os resultados da análise entre a relação das mudanças no ambiente institucional do setor de educação superior com as estratégias de crescimento da Instituição de Ensino Superior CEAMA indicaram que existe uma relação de influência, visto que o ambiente é composto de regras que determinam como as IES devem se comportar no ambiente.INPEAU2012-09-20T19:30:57Z2012-09-20T19:30:57Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26147Borges, Renata MassoliCamelo, Gustavo RossaLeite, André Luís Da SilvaFiates, Gabriela Gonçalves Silveiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:30:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26147Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:30:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
spellingShingle A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
Borges, Renata Massoli
title_short A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_full A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_fullStr A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_full_unstemmed A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_sort A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
author Borges, Renata Massoli
author_facet Borges, Renata Massoli
Camelo, Gustavo Rossa
Leite, André Luís Da Silva
Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira
author_role author
author2 Camelo, Gustavo Rossa
Leite, André Luís Da Silva
Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Renata Massoli
Camelo, Gustavo Rossa
Leite, André Luís Da Silva
Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira
description Este artigo teve como objetivo analisar a relação das mudanças no ambiente institucional do setor de educação superior nas estratégias de crescimento de uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa é um estudo de caso da mantenedora CEAMA que abrange de 1996, mudanças na lei e expansão de IES privadas, e, de 2000 a 2010 – 10 anos de funcionamento da Instituição de Ensino Superior, seu processo de mudanças e crescimento. Utilizou-se de dados primários junto às pessoas relacionadas diretamente com o ambiente pesquisado, através de um roteiro de entrevista, o que permitiu compreender em profundidade o tema e o cenário pesquisado e, também, de dados secundários disponibilizados pela própria IES e normas da educação superior. Os resultados da análise entre a relação das mudanças no ambiente institucional do setor de educação superior com as estratégias de crescimento da Instituição de Ensino Superior CEAMA indicaram que existe uma relação de influência, visto que o ambiente é composto de regras que determinam como as IES devem se comportar no ambiente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-20T19:30:57Z
2012-09-20T19:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26147
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652367836479488