A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26147 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo analisar a relação das mudanças no ambiente institucional do setor de educação superior nas estratégias de crescimento de uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa é um estudo de caso da mantenedora CEAMA que abrange de 1996, mudanças na lei e expansão de IES privadas, e, de 2000 a 2010 – 10 anos de funcionamento da Instituição de Ensino Superior, seu processo de mudanças e crescimento. Utilizou-se de dados primários junto às pessoas relacionadas diretamente com o ambiente pesquisado, através de um roteiro de entrevista, o que permitiu compreender em profundidade o tema e o cenário pesquisado e, também, de dados secundários disponibilizados pela própria IES e normas da educação superior. Os resultados da análise entre a relação das mudanças no ambiente institucional do setor de educação superior com as estratégias de crescimento da Instituição de Ensino Superior CEAMA indicaram que existe uma relação de influência, visto que o ambiente é composto de regras que determinam como as IES devem se comportar no ambiente. |
id |
UFSC_0997e6d87bbe4353af685be1e39226e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26147 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAEste artigo teve como objetivo analisar a relação das mudanças no ambiente institucional do setor de educação superior nas estratégias de crescimento de uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa é um estudo de caso da mantenedora CEAMA que abrange de 1996, mudanças na lei e expansão de IES privadas, e, de 2000 a 2010 – 10 anos de funcionamento da Instituição de Ensino Superior, seu processo de mudanças e crescimento. Utilizou-se de dados primários junto às pessoas relacionadas diretamente com o ambiente pesquisado, através de um roteiro de entrevista, o que permitiu compreender em profundidade o tema e o cenário pesquisado e, também, de dados secundários disponibilizados pela própria IES e normas da educação superior. Os resultados da análise entre a relação das mudanças no ambiente institucional do setor de educação superior com as estratégias de crescimento da Instituição de Ensino Superior CEAMA indicaram que existe uma relação de influência, visto que o ambiente é composto de regras que determinam como as IES devem se comportar no ambiente.INPEAU2012-09-20T19:30:57Z2012-09-20T19:30:57Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26147Borges, Renata MassoliCamelo, Gustavo RossaLeite, André Luís Da SilvaFiates, Gabriela Gonçalves Silveiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:30:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26147Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:30:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title |
A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
spellingShingle |
A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA Borges, Renata Massoli |
title_short |
A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_full |
A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_fullStr |
A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_sort |
A RELAÇÃO ENTRE AS MUDANÇAS NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO SETOR DE EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
author |
Borges, Renata Massoli |
author_facet |
Borges, Renata Massoli Camelo, Gustavo Rossa Leite, André Luís Da Silva Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Camelo, Gustavo Rossa Leite, André Luís Da Silva Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Renata Massoli Camelo, Gustavo Rossa Leite, André Luís Da Silva Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira |
description |
Este artigo teve como objetivo analisar a relação das mudanças no ambiente institucional do setor de educação superior nas estratégias de crescimento de uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa é um estudo de caso da mantenedora CEAMA que abrange de 1996, mudanças na lei e expansão de IES privadas, e, de 2000 a 2010 – 10 anos de funcionamento da Instituição de Ensino Superior, seu processo de mudanças e crescimento. Utilizou-se de dados primários junto às pessoas relacionadas diretamente com o ambiente pesquisado, através de um roteiro de entrevista, o que permitiu compreender em profundidade o tema e o cenário pesquisado e, também, de dados secundários disponibilizados pela própria IES e normas da educação superior. Os resultados da análise entre a relação das mudanças no ambiente institucional do setor de educação superior com as estratégias de crescimento da Instituição de Ensino Superior CEAMA indicaram que existe uma relação de influência, visto que o ambiente é composto de regras que determinam como as IES devem se comportar no ambiente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 2012-09-20T19:30:57Z 2012-09-20T19:30:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26147 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652367836479488 |