Toolkit para preparação da oportunidade de projeto (POP Toolkit)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Leandro Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231218
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.
id UFSC_09d10fa5a00a11b6af21e1c805098377
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231218
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Toolkit para preparação da oportunidade de projeto (POP Toolkit)DesignGestão do designDesenho (Projetos)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.A prática projetual no contexto acadêmico possui características próprias, especialmente por sua finalidade na formação de futuros profissionais. Docentes e discentes envolvidos neste contexto, apresentam objetivos, demandas e expectativas para produção de resultados satisfatórios para os projetos desenvolvidos. Destacam-se aspectos como infraestrutura e recursos (materiais, financeiros, humanos e outros) disponíveis, além de restrições que possam condicionar o desenvolvimento dos projetos. Compreender as relações entre as expectativas geradas para a realização dos projetos, o que de fato ocorre durante este processo e os resultados obtidos, pode contribuir para que a formação esteja adequada à realidade dos envolvidos. São apresentadas especificidades concernentes ao contexto acadêmico, com ênfase ao pré-desenvolvimento e estruturação do projeto, por meio de questões a serem tratadas como oportunidades para proposição de respostas direcionadas ao ensino de projeto. Dessa forma, a pesquisa teve por objetivo propor um conjunto de ferramentas (toolkit) que auxilie as equipes de design, durante a fase de pré-desenvolvimento, no tratamento da demanda para que seja convertida em uma oportunidade de projeto. Caracteriza-se por sua natureza aplicada, com emprego de processos investigativos. Quanto aos seus objetivos, são exploratórios, com abordagens qualitativa e quantitativa por meio de instrumentos de pesquisa, ferramentas e técnicas para proposição de soluções práticas. Os procedimentos técnicos foram, portanto, divididos em três fases, sendo a Fase 1 de Levantamentos, a Fase 2 de Desenvolvimento do toolkit e a Fase 3 de Apresentação do toolkit. Os levantamentos foram realizados a partir da literatura e de campo, os quais possibilitaram a Identificação de lacunas e oportunidades para contribuições para intervenção e trabalhos futuros. Dos resultados, observaram-se pontos comuns entre a literatura e a pesquisa de campo, como por exemplo a influência do espaço físico para os resultados do projeto. O processo de desenvolvimento gerou um conjunto de ferramentas denominado Toolkit para Preparação da Oportunidade de Projeto (POP Toolkit). Após sua prototipação nas versões analógica e digital, o POP Toolkit, foram realizadas demonstrações para as formas de uso analógico, digital e híbrido. Destes, verificou-se que o uso na forma híbrida se apresenta como mais flexível, permitindo à equipe de projeto adaptar o toolkit ao contexto de projeto. Diante da problemática apresentada, quanto a carga informacional das fases que antecedem a atividade projetual, com excesso de documentos, a solução proposta pelo POP Toolkit oferece condições para um registro objetivo e flexível das informações essenciais.Abstract: The design practice in the academic context has its own characteristics, especially for its purpose in the training of future professionals. Faculty and students involved in this context, present objectives, demands, and expectations to produce satisfactory results for the projects developed. Aspects such as infrastructure and resources (material, financial, human, and others) available are highlighted, in addition to restrictions that may affect the development of projects. Understanding the relationships between the expectations generated for carrying out the projects, what occurs during this process, and the results obtained, can contribute to the training being adequate to the reality of those involved. Specifics concerning the academic context are presented, with emphasis on the pre-development and structuring of the project, through questions to be treated as opportunities to propose answers aimed at teaching design. Thus, the research aimed to propose a set of tools (toolkit) to help design teams, during the pre-development phase, in dealing with the demand so that it can be converted into a project opportunity. It is characterized by its applied nature, with the use of investigative processes. As for their objectives, they are exploratory, with qualitative and quantitative approaches through research instruments, tools, and techniques for proposing practical solutions. The technical procedures were, therefore, divided into three phases, being Phase 1 of Surveys, Phase 2 of Toolkit Development, and Phase 3 of Toolkit Presentation. The surveys were carried out from the literature and from the field, which enabled the identification of gaps and opportunities for contributions for intervention and future work. From the results, common points were observed between the literature and field research, such as the influence of physical space on the project results. The development process generated a set of tools called the Project Opportunity Preparation Toolkit (POP Toolkit). After its prototyping in analog and digital versions, the POP Toolkit, demonstrations were carried out for the forms of analog, digital and hybrid use. Of these, it was found that the use in the hybrid form is presented as more flexible, allowing the project team to adapt the toolkit to the project context. Given the problem presented, regarding the informational load of the phases that precede the design activity, with an excess of documents, the solution proposed by the POP Toolkit offers conditions for an objective and flexible recording of essential information.Merino, Giselle Schmidt Alves DíazUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Leandro Lopes2022-02-14T13:35:07Z2022-02-14T13:35:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis231 p.| il.application/pdf374181https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231218porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:35:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231218Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:35:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Toolkit para preparação da oportunidade de projeto (POP Toolkit)
title Toolkit para preparação da oportunidade de projeto (POP Toolkit)
spellingShingle Toolkit para preparação da oportunidade de projeto (POP Toolkit)
Pereira, Leandro Lopes
Design
Gestão do design
Desenho (Projetos)
title_short Toolkit para preparação da oportunidade de projeto (POP Toolkit)
title_full Toolkit para preparação da oportunidade de projeto (POP Toolkit)
title_fullStr Toolkit para preparação da oportunidade de projeto (POP Toolkit)
title_full_unstemmed Toolkit para preparação da oportunidade de projeto (POP Toolkit)
title_sort Toolkit para preparação da oportunidade de projeto (POP Toolkit)
author Pereira, Leandro Lopes
author_facet Pereira, Leandro Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Leandro Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Gestão do design
Desenho (Projetos)
topic Design
Gestão do design
Desenho (Projetos)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-14T13:35:07Z
2022-02-14T13:35:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 374181
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231218
identifier_str_mv 374181
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 231 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652085399388160