LOA Toolkit: conjunto de ferramentas para o levantamento, organização e análise de dados em projetos de produto de vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Makara, Elen
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240876
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2022.
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spelling LOA Toolkit: conjunto de ferramentas para o levantamento, organização e análise de dados em projetos de produto de vestuárioDesignDesenho de modaDesenvolvimento de produtosVestuárioGestão do designTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2022.O desenvolvimento dos produtos de vestuário pela perspectiva do Design é relativamente recente, pois data a partir de 8 de março de 2004, quando o Conselho Nacional da Educação (CNE) aprovou a Resolução Nº5, das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Design. Neste contexto, pesquisadores pontuam que existem lacunas de conhecimento no campo da Moda, especialmente no que se refere ao estudo de métodos e ferramentas, que necessitam de pesquisas para auxiliar tanto no ensino e aprendizagem discente, como fundamentar a prática docente. Aponta-se como uma destas lacunas, a pesquisa sobre o usuário, que vem sendo pouco explorada com ferramentas e métodos de ensino na área do Design de Moda, visto que é comum encontrar na literatura da área métodos de projeto que iniciam com as questões relacionadas a estética do produto, como definir o tema da coleção ou pesquisar as tendências de moda. Diante disso, a problemática desta pesquisa apresenta-se a partir da necessidade de discutir a prática projetual do Design de Moda somada à abordagem do Design Centrado no Usuário, e questiona quais dados levantar a respeito dos usuários, e como organizar e analisar estes dados, de modo que auxiliem no desenvolvimento do produto de vestuário centrado no usuário. Esta tese teve como o objetivo desenvolver um conjunto de ferramentas (toolkit) que auxilie no levantamento, organização e análise de dados em projetos de produto de vestuário, com base no Design Centrado no Usuário. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e com relação aos objetivos é exploratório e descritivo. Sobre os procedimentos técnicos a pesquisa foi dividida em três fases: Fase 1 ? Levantamentos, Fase 2 ? Desenvolvimento do Toolkit, Fase 3 ? Apresentação do Toolkit. Os levantamentos realizados na literatura, e a campo, junto aos discentes e docentes, possibilitaram o desenvolvimento do conjunto de ferramenta para o Levantamento, Organização e Análise de Dados em Projetos de Produto de Vestuário ? LOA Toolkit, que é composto pelo Guia de Levantamento de Dados, Guia de Organização, Análise e Definição dos Requisitos, Guia de Elaboração de Painéis e Cartelas, e pelos materiais de consulta denominados como E-book de Segmento, Biotipo e Estilo. Dessa forma as ferramentas do LOA Toolkit colaboram com o levantamento, organização e análise dos dados do projeto, a respeito do usuário, produto de vestuário, e contexto de uso, que favorece a definição dos requisitos do projeto. Além disso, o LOA Toolkit auxilia no desenvolvimento do Painel de Público-alvo; oportuniza que os requisitos do projeto sejam transformados em informações visuais, por meio de instruções para elaboração dos painéis e cartelas, e orienta a prática projetual do Design de Moda Centrado no Usuário.Abstract: The development of fashion products from the Design perspective is relatively recent. On March 8, 2004, the National Education Council approved the resolution nº5 of the National Curriculum Guidelines of the graduate course in Design. In this context, researchers point out that there are knowledge gaps in Fashion Design, especially in the study of methods and tools, which require research to assist both in teaching and student learning and support teaching practice. One of these gaps is on the research on the user that has not been explored as it should with tools and teaching methods in Fashion Design, since it is common to find in the literature in the area design methods that start with issues related to product aesthetics, such as defining the collection's theme or researching fashion trends. Therefore, the problem of this research is the need to discuss the design practice of Fashion Design in addition to the User-Centered Design approach, and questions which data to collect about users, and how to organize and analyze these data, so that really help in the development of clothing products suitable for the consumer, whether in terms of design, materials, colors, and lifestyle. This thesis has a goal to develop a set of tools (toolkit) that helps collect, organize, and analyze data in clothing product projects based on User-Centered Design. It is a research of applied, qualitative approach and concerning the objectives is descriptive and exploratory. The research is divided into three phases regarding the methodological procedures: Phase 1 ? Surveys, Phase 2 ? Toolkit Development, and Phase 3 ? Toolkit Presentation. The surveys carried out in the literature, and in the field, together with students and teachers, made it possible to develop the tool set for the Survey, Organization and Analysis of Data in Clothing Product Projects - LOA Toolkit, which is composed of the Data Collection Guide, Organization, Analysis and Requirements Definition Guide, Mood boards Preparation Guide, and the reference materials called Segment, Biotype, and Style E-books.In this way, the LOA Toolkit tools collaborate with the collection, organization and analysis of project data, regarding the user, clothing product, and context of use, which favors the definition of project requirements. In addition, the LOA Toolkit assists in the development of the lifestyle mood board; provides the opportunity for project requirements to be transformed into visual information, through instructions for the preparation of panels and cards, and guides the design practice of user-centered Fashion Design.Merino, Giselle Schmidt Alves DíazUniversidade Federal de Santa CatarinaMakara, Elen2022-10-21T16:50:25Z2022-10-21T16:50:25Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis232 p.| il., gráfs.application/pdf378235https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240876porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:50:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240876Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:50:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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