A contribuição da intranet para a construção do conhecimento: uma análise em uma empresa do setor financeiro paranaense, baseado no modelo de Nonaka e Takeuchi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79902 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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A contribuição da intranet para a construção do conhecimento: uma análise em uma empresa do setor financeiro paranaense, baseado no modelo de Nonaka e TakeuchiEngenharia de produçãoInternet (Redes de computadores)IntranetAvaliaçãoGestão do conhecimentoIntranetProcesso decisorioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho tem por objetivo identificar a contribuição da Intranet para a construção do conhecimento em empresas do setor financeiro, em especial, o Banco do Estado do Paraná S/A, utilizando-se dessa ferramenta para melhorar o relacionamento entre seus funcionários, no sentido de facilitar a tomada de decisão gerencial, baseado no modelo de Nonaka & Takeuchi. Para isso, sendo a presente pesquisa de natureza exploratória, dedutiva e qualitativa, a metodologia adotada levou em consideração três aspectos: o primeiro é analisar através da observação das telas e manual da Intranet, se a mesma pode ser utilizada como modelo de conversão do conhecimento, de acordo com o proposto por Nonaka & Takeuchi ; o segundo é analisar se a Intranet Banestado apresenta os requisitos mínimos , conforme detalhado na revisão bibliográfica sobre o assunto; e, por fim conhecer, por meio de um estudo de caso, o grau de satisfação dos funcionários e os serviços e informações mais acessados. Primeiramente, através da análise dos quatro modos de conversão do conhecimento (socialização, externalização, combinação e internalização), apresentado por Nonaka e Takeuchi, onde o conhecimento inicia-se no conhecimento tácito ainda não verbalizado e termina no próprio conhecimento tácito, porém como novo conhecimento, agora verbalizado e conceituado, conclui-se da necessidade de se criar conceitos e permitir a transmissão do conhecimento criado, e isso pode ser realizado através da utilização de meios tecnológicos, onde a Intranet se encaixa perfeitamente, como pode ser observado no caso analisado, concluindo-se que a mesma vem contribuindo para a construção do conhecimento, tendo em vista que possui em sua estrutura elementos necessários para a realização desta interação entre o conhecimento tácito e o explícito. Na seqüência, buscou-se através da revisão de literatura sobre Intranet, principalmente na obra de Zimmerman et all, que afirmam ser a Intranet uma ferramenta ideal para a criação e transmissão do conhecimento, identificar se a Intranet Banestado possuia todos os requisitos mínimos de uma Intranet, o que se evidenciou através da análise de seu manual e de suas telas. Por fim, através de questionário enviado a todos os usuários da Intranet Banestado, evidenciou-se que a mesma tem contribuído para a criação do conhecimento, ao passo que fornece informações, agiliza o processo e tomada de decisão e possui em sua estrutura, de forma organizada e padronizada, todos os conceitos, tantos organizacionais como individuais, de forma a fornecer uma interatividade a permitir a socialização, externizaçâo, internalização e combinação do conhecimento.Florianópolis, SCSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaPedro, Luiz Antonio2012-10-18T08:34:27Z2012-10-18T08:34:27Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 157 f.| il., tabs., grafs.application/pdf192328http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79902porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:57:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79902Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:57:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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