O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longen, Joselene
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196305
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_0a2cdb3af6b3ffb74833984577253c8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196305
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escolaExercício da DocênciaAlfabetizaçãoLetramentoFracasso EscolarTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Durante a realização do exercício da docência constatou-se que muitas crianças chegam ao 5º ano de escolarização sem estar alfabetizados. Assim, essa pesquisa tem como principal finalidade analisar/desvelar quais seriam os fatores/indícios que não permitem que as crianças consigam aprender a ler e escrever nos primeiros anos do ensino fundamental. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos: refletir sobre a experiência acerca dos desafios enfrentados durante o exercício da docência que, consequentemente, impulsionaram-nos para a realização dessa pesquisa; compreender o significado dos conceitos de alfabetização e de letramento na intenção de averiguar se há alguma relação da interpretação desses conceitos na prática pedagógica com o fracasso da aprendizagem do sistema de escrita alfabética; desvelar os fatores que interferem no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética e refletir sobre sua relação com o fracasso desses estudantes dentro do ambiente da escola. Para atender a esses objetivos optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental. Desse modo, acreditamos que essa pesquisa se fez relevante, para que pudéssemos refletir sobre os fatores que interferem no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética e sua relação com o fracasso dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental.Florianópolis, SCAguiar, Maria Aparecida de LapaUniversidade Federal de Santa CatarinaLongen, Joselene2019-05-29T13:23:45Z2019-05-29T13:23:45Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196305porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T13:23:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196305Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T13:23:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola
title O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola
spellingShingle O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola
Longen, Joselene
Exercício da Docência
Alfabetização
Letramento
Fracasso Escolar
title_short O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola
title_full O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola
title_fullStr O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola
title_full_unstemmed O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola
title_sort O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola
author Longen, Joselene
author_facet Longen, Joselene
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Maria Aparecida de Lapa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Longen, Joselene
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício da Docência
Alfabetização
Letramento
Fracasso Escolar
topic Exercício da Docência
Alfabetização
Letramento
Fracasso Escolar
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06
2019-05-29T13:23:45Z
2019-05-29T13:23:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196305
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 37 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651892738228224