O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196305 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_0a2cdb3af6b3ffb74833984577253c8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196305 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escolaExercício da DocênciaAlfabetizaçãoLetramentoFracasso EscolarTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Durante a realização do exercício da docência constatou-se que muitas crianças chegam ao 5º ano de escolarização sem estar alfabetizados. Assim, essa pesquisa tem como principal finalidade analisar/desvelar quais seriam os fatores/indícios que não permitem que as crianças consigam aprender a ler e escrever nos primeiros anos do ensino fundamental. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos: refletir sobre a experiência acerca dos desafios enfrentados durante o exercício da docência que, consequentemente, impulsionaram-nos para a realização dessa pesquisa; compreender o significado dos conceitos de alfabetização e de letramento na intenção de averiguar se há alguma relação da interpretação desses conceitos na prática pedagógica com o fracasso da aprendizagem do sistema de escrita alfabética; desvelar os fatores que interferem no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética e refletir sobre sua relação com o fracasso desses estudantes dentro do ambiente da escola. Para atender a esses objetivos optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental. Desse modo, acreditamos que essa pesquisa se fez relevante, para que pudéssemos refletir sobre os fatores que interferem no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética e sua relação com o fracasso dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental.Florianópolis, SCAguiar, Maria Aparecida de LapaUniversidade Federal de Santa CatarinaLongen, Joselene2019-05-29T13:23:45Z2019-05-29T13:23:45Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196305porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T13:23:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196305Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T13:23:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola |
title |
O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola |
spellingShingle |
O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola Longen, Joselene Exercício da Docência Alfabetização Letramento Fracasso Escolar |
title_short |
O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola |
title_full |
O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola |
title_fullStr |
O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola |
title_full_unstemmed |
O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola |
title_sort |
O exercício da docência: reflexões sobre o fracasso na escola |
author |
Longen, Joselene |
author_facet |
Longen, Joselene |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguiar, Maria Aparecida de Lapa Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longen, Joselene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exercício da Docência Alfabetização Letramento Fracasso Escolar |
topic |
Exercício da Docência Alfabetização Letramento Fracasso Escolar |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06 2019-05-29T13:23:45Z 2019-05-29T13:23:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196305 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
37 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651892738228224 |