O anglicismo na internet como fator de exclusão digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Mauro Notarnicola
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86265
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling O anglicismo na internet como fator de exclusão digitalEngenharia de produçãoInternet (Redes de computadores)Interacao homem-maquinaSistemas de informaçãoAvaliaçãoExclusão digitalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre uso de anglicismos nas páginas WEB e seu potencial de contribuir para dificultar a inclusão digital no âmbito da Internet. São analisados temas como fatores da exclusão digital, a ergonomia de sistemas computacionais e o processo de interação com páginas WEB. Para validar a pesquisa, um teste de usabilidade é aplicado a uma interface WEB contendo hiperlinks em inglês, extraindo-se indicações qualitativas sobre a dificuldade adicional que o inglês apresenta para usuários inexperientes e que não são proficientes nesta língua. Este trabalho contempla ainda uma revisão que ressalta a importância do "código" nos sistemas de comunicação, sua relação com a interface WEB e a falta de critérios para a construção de sistemas de informação para serem utilizados em nosso país que tenham como base o contexto lingüístico. Ressalta-se a falta de metodologias que abordem este tema sob a perspectiva da cultura local, pois as metodologias de construção/avaliação de sistemas de informação são importadas e não incorporam, com a necessária profundidade, as necessidades locais. Como metodologia emprega-se uma avaliação de usabilidade baseada na facilidade de aprendizado, onde são utilizadas tarefas acionadas por um menu com palavras em inglês e português. O público alvo contém uma amostra de uma população de um bairro pobre mal servido de acesso à Internet. Os resultados apontam para um aumento de dificuldade de interação quando, para realizar uma tarefa, é necessário escolher opções de um menu contendo termos em inglês.Florianópolis, SCSilva, Harrysson Luiz daUniversidade Federal de Santa CatarinaMadeira, Mauro Notarnicola2012-10-21T05:16:50Z2012-10-21T05:16:50Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis111 f.| grafs., tabs.application/pdf198872http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86265porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T00:16:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86265Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T00:16:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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