As políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto pós?independência em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235398 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
id |
UFSC_0ad244f826d3530073ee58b1aa26e066 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235398 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto pós?independência em AngolaEducaçãoAlfabetização de adultosEducação de adultosPolíticas públicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.Esta pesquisa se inscreve no contexto que envolve as ?políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto pós-independência em Angola?. O estudo buscou responder a seguinte questão/problema: Quais as políticas públicas de alfabetização para a educação de adultos após o processo de independência em Angola? Para a concretização dos objetivos definidos, o trabalho apresenta-se estruturado em seis capítulos e as conclusões. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter documental e bibliográfico, em que para a construção do estudo foram consultadas e realizada a análise de conteúdo de diversas fontes, desde bibliográficas, documentais, além de dados empíricos coletados mediante a aplicação de questionário on-line. Diante do exposto ao longo da nossa pesquisa, foi possível apurar que apesar de haver intenção por parte do governo angolano e parceiros, de acabar com o analfabetismo, assegurar a educação no ambiente dos adultos e diminuir a defasagem escolar por intermédio de dispositivos legais estratégicos que existem, entre os quais: LBSEE (Lei n.º 32/20), o Plano de Estratégia Integrada Para a Melhoria do Sistema de Educação 2001-2015, Estratégia de Relançamento da Alfabetização e a Recuperação do Atraso Escolar para o período 2006-2015, Plano de Acção para a Intensificação da Alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos Plano EJA-Angola 2019-2022 (entre outros), o processo ainda carece de meios necessários para contornar a situação e melhorar o quadro atual. As contribuições desta dissertação permitiram situar os instrumentos legais implementados no contexto da sociedade angolana, especificamente no tocante à alfabetização e à educação de adultos. Este é um aspecto importante dos alcances desta investigação, que além de documentar as políticas de alfabetização e adultos, permitiu situar elementos fundamentais para a compreensão da continuidade do processo escolar desses adultos por meio de políticas de Estado. Aponta-se, também como contribuição, a possibilidade de documentar o cenário do contexto educativo angolano e dos alcances em relação à alfabetização e à educação de adultos para que se possam vislumbrar novas ações por parte da gestão educativa do país.Abstract: This research is inserted in the context that involves ?literacy policies for adult education in the post-independence context in Angola?. The study sought to answer the following question/problem: What are the public literacy policies for adult education after the independence process in Angola? In order to achieve the defined objectives, the paper is structured in six chapters and it's conclusions. This is a qualitative study, with documentary and bibliographic character traits, that, in order to construct the study, content analysis were consulted and performed from different sources, from bibliographical to documentary, in addition to empirical data collected through the application of an online survey form. In light of what has been exposed throughout our research, it was possible to verify that, despite the intention on the part of the Angolan government and partners, to end illiteracy, ensure education in the environment of adults and reduce the school gap through strategic legal provisions that already exist, among which: LBSEE (Law n.º 32/20), the Integrated Strategy Plan for the Improvement of the Education System 2001-2015, the Literacy Relaunch Strategy and the Recovery of School Delay for the period 2006-2015 , Action Plan for the Intensification of Literacy and Education of Young People and Adults-Plan EJA-Angola 2019-2022 (among others), the process still lacks the necessary means to overcome the situation and improve the current situation. The contributions of this dissertation allowed to place the legal instruments implemented in the context of Angolan society, specifically with regard to literacy and adult education. This is an important aspect of the scope of this investigation, which, in addition to documenting adult literacy policies, allowed to identify fundamental elements for understanding the continuity of the school process of these adults through State policies. It is also pointed out, as a contribution, the possibility of documenting the scenario of the Angolan educational context and the scope related to literacy and adult education so that new actions can be envisioned by the country's educational management.Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaPembele, Gilson Lubalo2022-06-02T23:16:05Z2022-06-02T23:16:05Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis184 p.| il.application/pdf376362https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235398porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-02T23:16:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235398Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-02T23:16:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto pós?independência em Angola |
title |
As políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto pós?independência em Angola |
spellingShingle |
As políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto pós?independência em Angola Pembele, Gilson Lubalo Educação Alfabetização de adultos Educação de adultos Políticas públicas |
title_short |
As políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto pós?independência em Angola |
title_full |
As políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto pós?independência em Angola |
title_fullStr |
As políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto pós?independência em Angola |
title_full_unstemmed |
As políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto pós?independência em Angola |
title_sort |
As políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto pós?independência em Angola |
author |
Pembele, Gilson Lubalo |
author_facet |
Pembele, Gilson Lubalo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pembele, Gilson Lubalo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Alfabetização de adultos Educação de adultos Políticas públicas |
topic |
Educação Alfabetização de adultos Educação de adultos Políticas públicas |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-02T23:16:05Z 2022-06-02T23:16:05Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
376362 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235398 |
identifier_str_mv |
376362 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
184 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651896982863872 |