GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Marcia Helena dos Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama, Reisdorfer, Vitor Kochhann, Ende, Marta Von, Somavilla, Junior Piovesan, Mazza, Vera Maria de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132169
Resumo: O presente estudo tem como tema a avaliação institucional e como objetivo geral propor dimensões de avaliação e controle aplicáveis à gestão dos cursos da educação profissional de nível técnico e tecnológico, com base nas dimensões do SINAES, Critérios de Qualidade do PGQP e Indicadores de Avaliação da Qualidade. O estudo justifica-se devido à necessidade de gerir o ensino de qualidade, focando na percepção do estudante e em critérios de sustentabilidade do curso. Trata-se de um estudo exploratório que resulta em sete eixos horizontais de avaliação, um eixo vertical e oito blocos de indicadores da qualidade. Como sugestão para estudos futuros, propõe-se a aplicação desta estrutura em uma instituição de ensino técnico que servirá como objeto de em estudo de caso dada sua importância, devido ao fato deste ainda não possuir critérios específicos de avaliação.
id UFSC_0ad7ab5e183134f7204862bd1f798373
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132169
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLEAvaliação Institucional, SINAES, PGQP.O presente estudo tem como tema a avaliação institucional e como objetivo geral propor dimensões de avaliação e controle aplicáveis à gestão dos cursos da educação profissional de nível técnico e tecnológico, com base nas dimensões do SINAES, Critérios de Qualidade do PGQP e Indicadores de Avaliação da Qualidade. O estudo justifica-se devido à necessidade de gerir o ensino de qualidade, focando na percepção do estudante e em critérios de sustentabilidade do curso. Trata-se de um estudo exploratório que resulta em sete eixos horizontais de avaliação, um eixo vertical e oito blocos de indicadores da qualidade. Como sugestão para estudos futuros, propõe-se a aplicação desta estrutura em uma instituição de ensino técnico que servirá como objeto de em estudo de caso dada sua importância, devido ao fato deste ainda não possuir critérios específicos de avaliação.INPEAU2015-04-22T12:24:42Z2015-04-22T12:24:42Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132169Bento, Marcia Helena dos SantosMadruga, Lúcia Rejane da Rosa GamaReisdorfer, Vitor KochhannEnde, Marta VonSomavilla, Junior PiovesanMazza, Vera Maria de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-22T12:24:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132169Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-22T12:24:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE
title GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE
spellingShingle GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE
Bento, Marcia Helena dos Santos
Avaliação Institucional, SINAES, PGQP.
title_short GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE
title_full GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE
title_fullStr GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE
title_full_unstemmed GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE
title_sort GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE
author Bento, Marcia Helena dos Santos
author_facet Bento, Marcia Helena dos Santos
Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
Reisdorfer, Vitor Kochhann
Ende, Marta Von
Somavilla, Junior Piovesan
Mazza, Vera Maria de Souza
author_role author
author2 Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
Reisdorfer, Vitor Kochhann
Ende, Marta Von
Somavilla, Junior Piovesan
Mazza, Vera Maria de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Marcia Helena dos Santos
Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
Reisdorfer, Vitor Kochhann
Ende, Marta Von
Somavilla, Junior Piovesan
Mazza, Vera Maria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Institucional, SINAES, PGQP.
topic Avaliação Institucional, SINAES, PGQP.
description O presente estudo tem como tema a avaliação institucional e como objetivo geral propor dimensões de avaliação e controle aplicáveis à gestão dos cursos da educação profissional de nível técnico e tecnológico, com base nas dimensões do SINAES, Critérios de Qualidade do PGQP e Indicadores de Avaliação da Qualidade. O estudo justifica-se devido à necessidade de gerir o ensino de qualidade, focando na percepção do estudante e em critérios de sustentabilidade do curso. Trata-se de um estudo exploratório que resulta em sete eixos horizontais de avaliação, um eixo vertical e oito blocos de indicadores da qualidade. Como sugestão para estudos futuros, propõe-se a aplicação desta estrutura em uma instituição de ensino técnico que servirá como objeto de em estudo de caso dada sua importância, devido ao fato deste ainda não possuir critérios específicos de avaliação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-22T12:24:42Z
2015-04-22T12:24:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132169
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652115526025216