GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132169 |
Resumo: | O presente estudo tem como tema a avaliação institucional e como objetivo geral propor dimensões de avaliação e controle aplicáveis à gestão dos cursos da educação profissional de nível técnico e tecnológico, com base nas dimensões do SINAES, Critérios de Qualidade do PGQP e Indicadores de Avaliação da Qualidade. O estudo justifica-se devido à necessidade de gerir o ensino de qualidade, focando na percepção do estudante e em critérios de sustentabilidade do curso. Trata-se de um estudo exploratório que resulta em sete eixos horizontais de avaliação, um eixo vertical e oito blocos de indicadores da qualidade. Como sugestão para estudos futuros, propõe-se a aplicação desta estrutura em uma instituição de ensino técnico que servirá como objeto de em estudo de caso dada sua importância, devido ao fato deste ainda não possuir critérios específicos de avaliação. |
id |
UFSC_0ad7ab5e183134f7204862bd1f798373 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132169 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLEAvaliação Institucional, SINAES, PGQP.O presente estudo tem como tema a avaliação institucional e como objetivo geral propor dimensões de avaliação e controle aplicáveis à gestão dos cursos da educação profissional de nível técnico e tecnológico, com base nas dimensões do SINAES, Critérios de Qualidade do PGQP e Indicadores de Avaliação da Qualidade. O estudo justifica-se devido à necessidade de gerir o ensino de qualidade, focando na percepção do estudante e em critérios de sustentabilidade do curso. Trata-se de um estudo exploratório que resulta em sete eixos horizontais de avaliação, um eixo vertical e oito blocos de indicadores da qualidade. Como sugestão para estudos futuros, propõe-se a aplicação desta estrutura em uma instituição de ensino técnico que servirá como objeto de em estudo de caso dada sua importância, devido ao fato deste ainda não possuir critérios específicos de avaliação.INPEAU2015-04-22T12:24:42Z2015-04-22T12:24:42Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132169Bento, Marcia Helena dos SantosMadruga, Lúcia Rejane da Rosa GamaReisdorfer, Vitor KochhannEnde, Marta VonSomavilla, Junior PiovesanMazza, Vera Maria de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-22T12:24:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132169Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-22T12:24:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE |
title |
GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE |
spellingShingle |
GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE Bento, Marcia Helena dos Santos Avaliação Institucional, SINAES, PGQP. |
title_short |
GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE |
title_full |
GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE |
title_fullStr |
GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE |
title_sort |
GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE |
author |
Bento, Marcia Helena dos Santos |
author_facet |
Bento, Marcia Helena dos Santos Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama Reisdorfer, Vitor Kochhann Ende, Marta Von Somavilla, Junior Piovesan Mazza, Vera Maria de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama Reisdorfer, Vitor Kochhann Ende, Marta Von Somavilla, Junior Piovesan Mazza, Vera Maria de Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Marcia Helena dos Santos Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama Reisdorfer, Vitor Kochhann Ende, Marta Von Somavilla, Junior Piovesan Mazza, Vera Maria de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Institucional, SINAES, PGQP. |
topic |
Avaliação Institucional, SINAES, PGQP. |
description |
O presente estudo tem como tema a avaliação institucional e como objetivo geral propor dimensões de avaliação e controle aplicáveis à gestão dos cursos da educação profissional de nível técnico e tecnológico, com base nas dimensões do SINAES, Critérios de Qualidade do PGQP e Indicadores de Avaliação da Qualidade. O estudo justifica-se devido à necessidade de gerir o ensino de qualidade, focando na percepção do estudante e em critérios de sustentabilidade do curso. Trata-se de um estudo exploratório que resulta em sete eixos horizontais de avaliação, um eixo vertical e oito blocos de indicadores da qualidade. Como sugestão para estudos futuros, propõe-se a aplicação desta estrutura em uma instituição de ensino técnico que servirá como objeto de em estudo de caso dada sua importância, devido ao fato deste ainda não possuir critérios específicos de avaliação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-22T12:24:42Z 2015-04-22T12:24:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132169 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652115526025216 |