AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Marcia Helena dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Furquim, Alexandra Silva dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2224
Resumo: O presente estudo versa sobre a avaliação institucional, tendo como objetivo geral a proposição de dimensões de avaliação aplicáveis à gestão do ensino técnico e profissional. Para alcançar esse objetivo, foi necessário realizar: análise das dimensões do SINAES; análise dos critérios de qualidade do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP); análise da avaliação institucional aplicada nos cursos técnicos do Colégio Politécnico da UFSM; definição das dimensões a serem avaliadas no ensino técnico e profissional. A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa, buscando, primeiramente, um estudo exploratório que embasou a formulação do questionário. O instrumento foi aplicado a 35 estudantes do segundo semestre do Curso Técnico em Administração da instituição pesquisada. Na análise de dados, utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os qualitativos. Os principais resultados alcançados foram a confirmação da inaplicabilidade de alguns quesitos da avaliação aos discentes, devendo ser direcionada ao respectivo público-alvo, como também a falta de inserção de quesitos que avaliem a qualidade do ensino. A partir desses resultados, são propostos indicadores para a gestão do ensino técnico e profissional, a partir dos critérios do GesPública e das dimensões do SINAES.
id UNIABEU-1_96405898a3996957ea16deafcbd36054
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2224
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IESCiências Humanas; Ciências Sociais AplicadasAvaliação Institucional; SINAES; GesPúblicaO presente estudo versa sobre a avaliação institucional, tendo como objetivo geral a proposição de dimensões de avaliação aplicáveis à gestão do ensino técnico e profissional. Para alcançar esse objetivo, foi necessário realizar: análise das dimensões do SINAES; análise dos critérios de qualidade do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP); análise da avaliação institucional aplicada nos cursos técnicos do Colégio Politécnico da UFSM; definição das dimensões a serem avaliadas no ensino técnico e profissional. A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa, buscando, primeiramente, um estudo exploratório que embasou a formulação do questionário. O instrumento foi aplicado a 35 estudantes do segundo semestre do Curso Técnico em Administração da instituição pesquisada. Na análise de dados, utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os qualitativos. Os principais resultados alcançados foram a confirmação da inaplicabilidade de alguns quesitos da avaliação aos discentes, devendo ser direcionada ao respectivo público-alvo, como também a falta de inserção de quesitos que avaliem a qualidade do ensino. A partir desses resultados, são propostos indicadores para a gestão do ensino técnico e profissional, a partir dos critérios do GesPública e das dimensões do SINAES.Revista UniabeuBento, Marcia Helena dos SantosFurquim, Alexandra Silva dos Santos2017-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2224Revista Uniabeu; v. 9, n. 23 (2016): Revista UNIABEU; 20-372179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2224/pdfDireitos autorais 2017 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-11T20:26:38Zoai:ojs2.abeu.local:article/2224Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2017-02-11T20:26:38Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES
title AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES
spellingShingle AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES
Bento, Marcia Helena dos Santos
Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas
Avaliação Institucional; SINAES; GesPública
title_short AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES
title_full AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES
title_fullStr AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES
title_sort AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES
author Bento, Marcia Helena dos Santos
author_facet Bento, Marcia Helena dos Santos
Furquim, Alexandra Silva dos Santos
author_role author
author2 Furquim, Alexandra Silva dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Marcia Helena dos Santos
Furquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas
Avaliação Institucional; SINAES; GesPública
topic Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas
Avaliação Institucional; SINAES; GesPública
description O presente estudo versa sobre a avaliação institucional, tendo como objetivo geral a proposição de dimensões de avaliação aplicáveis à gestão do ensino técnico e profissional. Para alcançar esse objetivo, foi necessário realizar: análise das dimensões do SINAES; análise dos critérios de qualidade do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP); análise da avaliação institucional aplicada nos cursos técnicos do Colégio Politécnico da UFSM; definição das dimensões a serem avaliadas no ensino técnico e profissional. A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa, buscando, primeiramente, um estudo exploratório que embasou a formulação do questionário. O instrumento foi aplicado a 35 estudantes do segundo semestre do Curso Técnico em Administração da instituição pesquisada. Na análise de dados, utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os qualitativos. Os principais resultados alcançados foram a confirmação da inaplicabilidade de alguns quesitos da avaliação aos discentes, devendo ser direcionada ao respectivo público-alvo, como também a falta de inserção de quesitos que avaliem a qualidade do ensino. A partir desses resultados, são propostos indicadores para a gestão do ensino técnico e profissional, a partir dos critérios do GesPública e das dimensões do SINAES.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2224
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2224/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 9, n. 23 (2016): Revista UNIABEU; 20-37
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170821132353536