AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2224 |
Resumo: | O presente estudo versa sobre a avaliação institucional, tendo como objetivo geral a proposição de dimensões de avaliação aplicáveis à gestão do ensino técnico e profissional. Para alcançar esse objetivo, foi necessário realizar: análise das dimensões do SINAES; análise dos critérios de qualidade do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP); análise da avaliação institucional aplicada nos cursos técnicos do Colégio Politécnico da UFSM; definição das dimensões a serem avaliadas no ensino técnico e profissional. A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa, buscando, primeiramente, um estudo exploratório que embasou a formulação do questionário. O instrumento foi aplicado a 35 estudantes do segundo semestre do Curso Técnico em Administração da instituição pesquisada. Na análise de dados, utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os qualitativos. Os principais resultados alcançados foram a confirmação da inaplicabilidade de alguns quesitos da avaliação aos discentes, devendo ser direcionada ao respectivo público-alvo, como também a falta de inserção de quesitos que avaliem a qualidade do ensino. A partir desses resultados, são propostos indicadores para a gestão do ensino técnico e profissional, a partir dos critérios do GesPública e das dimensões do SINAES. |
id |
UNIABEU-1_96405898a3996957ea16deafcbd36054 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2224 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IESCiências Humanas; Ciências Sociais AplicadasAvaliação Institucional; SINAES; GesPúblicaO presente estudo versa sobre a avaliação institucional, tendo como objetivo geral a proposição de dimensões de avaliação aplicáveis à gestão do ensino técnico e profissional. Para alcançar esse objetivo, foi necessário realizar: análise das dimensões do SINAES; análise dos critérios de qualidade do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP); análise da avaliação institucional aplicada nos cursos técnicos do Colégio Politécnico da UFSM; definição das dimensões a serem avaliadas no ensino técnico e profissional. A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa, buscando, primeiramente, um estudo exploratório que embasou a formulação do questionário. O instrumento foi aplicado a 35 estudantes do segundo semestre do Curso Técnico em Administração da instituição pesquisada. Na análise de dados, utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os qualitativos. Os principais resultados alcançados foram a confirmação da inaplicabilidade de alguns quesitos da avaliação aos discentes, devendo ser direcionada ao respectivo público-alvo, como também a falta de inserção de quesitos que avaliem a qualidade do ensino. A partir desses resultados, são propostos indicadores para a gestão do ensino técnico e profissional, a partir dos critérios do GesPública e das dimensões do SINAES.Revista UniabeuBento, Marcia Helena dos SantosFurquim, Alexandra Silva dos Santos2017-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2224Revista Uniabeu; v. 9, n. 23 (2016): Revista UNIABEU; 20-372179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2224/pdfDireitos autorais 2017 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-11T20:26:38Zoai:ojs2.abeu.local:article/2224Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2017-02-11T20:26:38Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES |
title |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES Bento, Marcia Helena dos Santos Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas Avaliação Institucional; SINAES; GesPública |
title_short |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES |
title_full |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES |
title_sort |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES |
author |
Bento, Marcia Helena dos Santos |
author_facet |
Bento, Marcia Helena dos Santos Furquim, Alexandra Silva dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Furquim, Alexandra Silva dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Marcia Helena dos Santos Furquim, Alexandra Silva dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas Avaliação Institucional; SINAES; GesPública |
topic |
Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas Avaliação Institucional; SINAES; GesPública |
description |
O presente estudo versa sobre a avaliação institucional, tendo como objetivo geral a proposição de dimensões de avaliação aplicáveis à gestão do ensino técnico e profissional. Para alcançar esse objetivo, foi necessário realizar: análise das dimensões do SINAES; análise dos critérios de qualidade do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP); análise da avaliação institucional aplicada nos cursos técnicos do Colégio Politécnico da UFSM; definição das dimensões a serem avaliadas no ensino técnico e profissional. A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa, buscando, primeiramente, um estudo exploratório que embasou a formulação do questionário. O instrumento foi aplicado a 35 estudantes do segundo semestre do Curso Técnico em Administração da instituição pesquisada. Na análise de dados, utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os qualitativos. Os principais resultados alcançados foram a confirmação da inaplicabilidade de alguns quesitos da avaliação aos discentes, devendo ser direcionada ao respectivo público-alvo, como também a falta de inserção de quesitos que avaliem a qualidade do ensino. A partir desses resultados, são propostos indicadores para a gestão do ensino técnico e profissional, a partir dos critérios do GesPública e das dimensões do SINAES. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2224 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2224/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 9, n. 23 (2016): Revista UNIABEU; 20-37 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170821132353536 |