Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244548 |
Resumo: | Partindo de uma perspectiva Pós-estruturalista, valendo-se dos estudos foucaultianos, este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento que problematiza algumas instâncias sobre o ensino de Matemática, sendo elas: 1) que ele se constitui como uma prática discursiva no viés de Foucault, logo proveniente de relações de poder-saber; 2) que se conecta, no sentido enunciativo, à Educação de forma geral; 3) que é tempo de tanto desconstruir quanto escavar as condições de possibilidade desses saberes, por intermédio da análise arqueológica de periódicos da primeira metade do século XX, no Brasil, dentre eles a Revista Brasileira de Estatística (RBE); 5) que lhe cabe operar analiticamente através de uma metodologia singular, aberta e inventiva, cuja vontade de saber trata os discursos como verdades postas que devem ser interrogadas. Nosso caminho se direciona, enfim, para garimpar textos, técnicas e procedimentos na RBE que pareçam evidenciar determinados discursos no ensino de Estatística, em específico, e na Educação Matemática, em geral. |
id |
UFSC_0b82d0a9ffc196be9ff7ef6eb23b6bf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244548 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?EducaçãoEnsino de MatemáticaArqueologiaRevista Brasileira de EstatísticaPartindo de uma perspectiva Pós-estruturalista, valendo-se dos estudos foucaultianos, este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento que problematiza algumas instâncias sobre o ensino de Matemática, sendo elas: 1) que ele se constitui como uma prática discursiva no viés de Foucault, logo proveniente de relações de poder-saber; 2) que se conecta, no sentido enunciativo, à Educação de forma geral; 3) que é tempo de tanto desconstruir quanto escavar as condições de possibilidade desses saberes, por intermédio da análise arqueológica de periódicos da primeira metade do século XX, no Brasil, dentre eles a Revista Brasileira de Estatística (RBE); 5) que lhe cabe operar analiticamente através de uma metodologia singular, aberta e inventiva, cuja vontade de saber trata os discursos como verdades postas que devem ser interrogadas. Nosso caminho se direciona, enfim, para garimpar textos, técnicas e procedimentos na RBE que pareçam evidenciar determinados discursos no ensino de Estatística, em específico, e na Educação Matemática, em geral.2023-02-17T14:16:35Z2023-02-17T14:16:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2178-034Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244548Bacca, Paula CristinaFlores, Claudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-17T14:16:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244548Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-17T14:16:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática? |
title |
Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática? |
spellingShingle |
Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática? Bacca, Paula Cristina Educação Ensino de Matemática Arqueologia Revista Brasileira de Estatística |
title_short |
Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática? |
title_full |
Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática? |
title_fullStr |
Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática? |
title_full_unstemmed |
Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática? |
title_sort |
Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática? |
author |
Bacca, Paula Cristina |
author_facet |
Bacca, Paula Cristina Flores, Claudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Claudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bacca, Paula Cristina Flores, Claudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de Matemática Arqueologia Revista Brasileira de Estatística |
topic |
Educação Ensino de Matemática Arqueologia Revista Brasileira de Estatística |
description |
Partindo de uma perspectiva Pós-estruturalista, valendo-se dos estudos foucaultianos, este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento que problematiza algumas instâncias sobre o ensino de Matemática, sendo elas: 1) que ele se constitui como uma prática discursiva no viés de Foucault, logo proveniente de relações de poder-saber; 2) que se conecta, no sentido enunciativo, à Educação de forma geral; 3) que é tempo de tanto desconstruir quanto escavar as condições de possibilidade desses saberes, por intermédio da análise arqueológica de periódicos da primeira metade do século XX, no Brasil, dentre eles a Revista Brasileira de Estatística (RBE); 5) que lhe cabe operar analiticamente através de uma metodologia singular, aberta e inventiva, cuja vontade de saber trata os discursos como verdades postas que devem ser interrogadas. Nosso caminho se direciona, enfim, para garimpar textos, técnicas e procedimentos na RBE que pareçam evidenciar determinados discursos no ensino de Estatística, em específico, e na Educação Matemática, em geral. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-02-17T14:16:35Z 2023-02-17T14:16:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2178-034X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244548 |
identifier_str_mv |
2178-034X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652416159055872 |