Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacca, Paula Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Flores, Claudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244548
Resumo: Partindo de uma perspectiva Pós-estruturalista, valendo-se dos estudos foucaultianos, este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento que problematiza algumas instâncias sobre o ensino de Matemática, sendo elas: 1) que ele se constitui como uma prática discursiva no viés de Foucault, logo proveniente de relações de poder-saber; 2) que se conecta, no sentido enunciativo, à Educação de forma geral; 3) que é tempo de tanto desconstruir quanto escavar as condições de possibilidade desses saberes, por intermédio da análise arqueológica de periódicos da primeira metade do século XX, no Brasil, dentre eles a Revista Brasileira de Estatística (RBE); 5) que lhe cabe operar analiticamente através de uma metodologia singular, aberta e inventiva, cuja vontade de saber trata os discursos como verdades postas que devem ser interrogadas. Nosso caminho se direciona, enfim, para garimpar textos, técnicas e procedimentos na RBE que pareçam evidenciar determinados discursos no ensino de Estatística, em específico, e na Educação Matemática, em geral.
id UFSC_0b82d0a9ffc196be9ff7ef6eb23b6bf7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244548
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?EducaçãoEnsino de MatemáticaArqueologiaRevista Brasileira de EstatísticaPartindo de uma perspectiva Pós-estruturalista, valendo-se dos estudos foucaultianos, este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento que problematiza algumas instâncias sobre o ensino de Matemática, sendo elas: 1) que ele se constitui como uma prática discursiva no viés de Foucault, logo proveniente de relações de poder-saber; 2) que se conecta, no sentido enunciativo, à Educação de forma geral; 3) que é tempo de tanto desconstruir quanto escavar as condições de possibilidade desses saberes, por intermédio da análise arqueológica de periódicos da primeira metade do século XX, no Brasil, dentre eles a Revista Brasileira de Estatística (RBE); 5) que lhe cabe operar analiticamente através de uma metodologia singular, aberta e inventiva, cuja vontade de saber trata os discursos como verdades postas que devem ser interrogadas. Nosso caminho se direciona, enfim, para garimpar textos, técnicas e procedimentos na RBE que pareçam evidenciar determinados discursos no ensino de Estatística, em específico, e na Educação Matemática, em geral.2023-02-17T14:16:35Z2023-02-17T14:16:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2178-034Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244548Bacca, Paula CristinaFlores, Claudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-17T14:16:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244548Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-17T14:16:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?
title Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?
spellingShingle Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?
Bacca, Paula Cristina
Educação
Ensino de Matemática
Arqueologia
Revista Brasileira de Estatística
title_short Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?
title_full Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?
title_fullStr Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?
title_full_unstemmed Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?
title_sort Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?
author Bacca, Paula Cristina
author_facet Bacca, Paula Cristina
Flores, Claudia Regina
author_role author
author2 Flores, Claudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacca, Paula Cristina
Flores, Claudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de Matemática
Arqueologia
Revista Brasileira de Estatística
topic Educação
Ensino de Matemática
Arqueologia
Revista Brasileira de Estatística
description Partindo de uma perspectiva Pós-estruturalista, valendo-se dos estudos foucaultianos, este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento que problematiza algumas instâncias sobre o ensino de Matemática, sendo elas: 1) que ele se constitui como uma prática discursiva no viés de Foucault, logo proveniente de relações de poder-saber; 2) que se conecta, no sentido enunciativo, à Educação de forma geral; 3) que é tempo de tanto desconstruir quanto escavar as condições de possibilidade desses saberes, por intermédio da análise arqueológica de periódicos da primeira metade do século XX, no Brasil, dentre eles a Revista Brasileira de Estatística (RBE); 5) que lhe cabe operar analiticamente através de uma metodologia singular, aberta e inventiva, cuja vontade de saber trata os discursos como verdades postas que devem ser interrogadas. Nosso caminho se direciona, enfim, para garimpar textos, técnicas e procedimentos na RBE que pareçam evidenciar determinados discursos no ensino de Estatística, em específico, e na Educação Matemática, em geral.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-02-17T14:16:35Z
2023-02-17T14:16:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2178-034X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244548
identifier_str_mv 2178-034X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652416159055872