A socialização docente de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Darlan da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227165
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
id UFSC_0b8f19bff8396463e8201965e81c3ae0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227165
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Darlan daConceição, Victor Julierme Santos da2021-08-23T14:08:24Z2021-08-23T14:08:24Z2021372629https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227165Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.Esta pesquisa busca investigar \"Como se constitui o processo de socialização docente de professores de Educação Física em uma unidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC\". Neste sentido, formulamos os seguintes objetivos: GERAL; ?Compreender o processo de socialização docente de professores de Educação Física em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC.? ESPECÍFICOS: ?1. Compreender a trajetória dos professores de Educação Física no processo de ingresso na carreira docente e como se constituem no processo de socialização docente na escola; 2. Compreender como a Socialização docente articulada a cultura escolar influencia na construção do trabalho docente dos professores de Educação Física.? Como decisão metodológica, realizamos um estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Florianópolis-SC. Os colaboradores deste estudo foram dois professores de Educação Física, selecionados a partir da participação espontânea. Para o processo de coleta de dados utilizamos diário de campo, entrevista semiestruturada, observação e análise documental. Os dados coletados foram destinados a construir o entendimento sobre o processo de socialização docente que constitui a carreira docente e a realidade do trabalho dos professores desta unidade de ensino, buscando identificar elementos que influenciam os professores de Educação Física no processo de construção da sua identidade docente, bem como na construção do seu trabalho pedagógico. Nas considerações transitórias expomos uma série de fatores atrelados ao processo de socialização docente que influenciam diretamente o desenvolvimento do trabalho docente dos professores de Educação Física, assim como, a construção de suas identidades profissionais. Estes fatores perpassam por questões que rememoram a trajetória destes professores, desde os cursos de formação até o momento de constituição na carreira docente, como também, fatores de precarização do trabalho docente, das instalações e espaços físicos para a realização das aulas de Educação Física, isolamento profissional e fatores macroestruturais que afetam significativamente o trabalho destes professores.Abstract: This research seeks to investigate \"How is the process of socialization of teachers of Physical Education teachers in a school unit of the Municipal Education Network of Florianópolis-SC\". In this sense, we formulate the following objectives: GENERAL; \"Understand the process of teaching socialization of Physical Education teachers at a school in the Municipal Education Network of Florianópolis-SC.\" SPECIFIC: ?1. Understand the trajectory of Physical Education teachers in the process of entering the teaching career and how they are constituted in the process of teaching socialization at school; 2. Understand how the teaching socialization articulated the school culture influences the construction of the teaching work of Physical Education teachers.? As a methodological decision, we conducted a case study at a school in the municipal education system in the city of Florianópolis-SC. The collaborators in this study were two Physical Education teachers, selected based on spontaneous participation. For the data collection process, we used a field diary, semi-structured interview, observation and document analysis. The data collected were intended to build understanding about the teaching socialization process that constitutes the reality of this teaching unit, seeking to identify elements that influence Physical Education teachers in the process of building their teaching identity, as well as in the construction of their work pedagogical. In the transitional considerations, we expose a series of factors linked to the teaching socialization process that directly influence the development of the teaching work of PE teachers, as well as the construction of their professional identities. These factors run through issues that recall the trajectory of these teachers, from the training courses to the moment of constitution in the teaching career, as well as factors of precariousness of the teaching work, the facilities and physical spaces for the realization of PE classes, isolation professional and macro-structural factors that significantly affect the work of these teachers.153 p.| il.porEducaçãoSocialização profissionalProfessores de educação fisicaA socialização docente de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1574-D.pdfPEED1574-D.pdfapplication/pdf2002371https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227165/-1/PEED1574-D.pdf7d6d7444fc0fad33c9bfc5d9111659b8MD5-1123456789/2271652021-08-23 11:08:24.461oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227165Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:08:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A socialização docente de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC
title A socialização docente de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC
spellingShingle A socialização docente de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC
Silva, Darlan da
Educação
Socialização profissional
Professores de educação fisica
title_short A socialização docente de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC
title_full A socialização docente de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC
title_fullStr A socialização docente de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC
title_full_unstemmed A socialização docente de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC
title_sort A socialização docente de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC
author Silva, Darlan da
author_facet Silva, Darlan da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Darlan da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conceição, Victor Julierme Santos da
contributor_str_mv Conceição, Victor Julierme Santos da
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Socialização profissional
Professores de educação fisica
topic Educação
Socialização profissional
Professores de educação fisica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-23T14:08:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-23T14:08:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227165
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 372629
identifier_str_mv 372629
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227165/-1/PEED1574-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d6d7444fc0fad33c9bfc5d9111659b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805060951474176