A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gariglio, José Angelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21190
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter biográfico com dois professores de Educação Física. O estudo teve como objetivo central analisar as repercussões de experiências pré-profissionais desses professores vividas como estudantes da educação básica no desenvolvimento de modelos de ação profissional como professores de Educação Física no interior da escola. Buscamos identificar em que medida esse tempo e ambiente de socialização primária (família, ambiente da vida, educação no sentido lato) participaram ou participam do processo de constituição de crenças e certezas sobre o ensino e a docência em Educação Física na escola. O estudo aponta que essa experiência de pré-profissional tem impactos nas percepções que os professores têm acerca do papel da Educação Física no currículo escolar e de um estilo de ensino que seria próprio do professor de Educação Física.  
id UFMG-5_7dbbbf8a2f8a5cda3a3421179c4c0013
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21190
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICAEducação Física. Formação de professores. Socialização profissional.O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter biográfico com dois professores de Educação Física. O estudo teve como objetivo central analisar as repercussões de experiências pré-profissionais desses professores vividas como estudantes da educação básica no desenvolvimento de modelos de ação profissional como professores de Educação Física no interior da escola. Buscamos identificar em que medida esse tempo e ambiente de socialização primária (família, ambiente da vida, educação no sentido lato) participaram ou participam do processo de constituição de crenças e certezas sobre o ensino e a docência em Educação Física na escola. O estudo aponta que essa experiência de pré-profissional tem impactos nas percepções que os professores têm acerca do papel da Educação Física no currículo escolar e de um estilo de ensino que seria próprio do professor de Educação Física.  Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21190Educação em Revista ; v. 31 n. 2 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21190/17103Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGariglio, José Angelo2023-05-30T00:46:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21190Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T00:46:36Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Gariglio, José Angelo
Educação Física. Formação de professores. Socialização profissional.
title_short A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Gariglio, José Angelo
author_facet Gariglio, José Angelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gariglio, José Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Formação de professores. Socialização profissional.
topic Educação Física. Formação de professores. Socialização profissional.
description O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter biográfico com dois professores de Educação Física. O estudo teve como objetivo central analisar as repercussões de experiências pré-profissionais desses professores vividas como estudantes da educação básica no desenvolvimento de modelos de ação profissional como professores de Educação Física no interior da escola. Buscamos identificar em que medida esse tempo e ambiente de socialização primária (família, ambiente da vida, educação no sentido lato) participaram ou participam do processo de constituição de crenças e certezas sobre o ensino e a docência em Educação Física na escola. O estudo aponta que essa experiência de pré-profissional tem impactos nas percepções que os professores têm acerca do papel da Educação Física no currículo escolar e de um estilo de ensino que seria próprio do professor de Educação Física.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21190
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21190/17103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 2 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121342464000