Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido, Solange candido
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200141
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_0bb6733e8eb4dcca1aabc0481bd75719
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200141
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamentalEscola. Indisciplina. Professores.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, a qual utiliza o método analítico para sistematização dos dados e apresentação dos resultados. O problema central da investigação relaciona-se à prática da docência e encontra-se definido da seguinte forma: como os professores lidam com os conflitos gerados pelos comportamentos indisciplinares dos alunos no âmbito escolar? O objetivo é compreender como os professores de Educação Física que lecionam em escolas públicas da rede básica de ensino de Florianópolis-SC elaboram as estratégias para lidar com as situações de indisciplina no contexto de suas práticas pedagógicas. O quadro de referencial teórico utilizado traz uma discussão sobre o entendimento dos conceitos de disciplina e indisciplina, apresenta as situações-problemas relacionadas à indisciplina e, as estratégias pedagógicas de superação e transformação desses conflitos no âmbito escolar. A coleta dos dados concretizou-se por meio de um questionário online, respondido via correio eletrônico. Todos os professores que participaram desta pesquisa concordaram que a indisciplina é um elemento recorrente na prática pedagógica, e essa se agrava no contexto das aulas de Educação Física, principalmente, em função dos espaços diferenciados onde elas ocorrem. Igualmente, por fomentar mais liberdade de espaço e movimento. E um dos aspectos mais importante é a questão da necessidade da família ser mais parceira, pois assim a escola teria melhores resultados se as famílias e a comunidade trabalhassem em conjunto. Também não deixa de passar despercebida a importância de se ter um profissional especializado para atuar como um mediador no contexto escolar, fazendo assim uma ponte pedagógica. Outro aspecto destacado foi a necessidade de se buscar trabalhar a escuta e desenvolver a empatia para poder lidar com o outro, para que assim ocorra uma melhora na convivência. Por fim, a necessidade de oferecer estímulos para despertar nos alunos a curiosidade que já é nata neles, de forma que façam algo que gostem como determinadas práticas corporais/esportivas, bem como participação em projetos de cooperação, que envolve a dança, música ou yoga.Florianópolis, SCMelo, Cristiane ker de MeloUniversidade Federal de Santa CatarinaCandido, Solange candido2019-08-23T22:14:27Z2019-08-23T22:14:27Z2019-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 folhasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200141info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-23T22:14:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200141Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-23T22:14:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental
title Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental
spellingShingle Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental
Candido, Solange candido
Escola. Indisciplina. Professores.
title_short Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental
title_full Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental
title_fullStr Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental
title_sort Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental
author Candido, Solange candido
author_facet Candido, Solange candido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Cristiane ker de Melo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido, Solange candido
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Indisciplina. Professores.
topic Escola. Indisciplina. Professores.
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-23T22:14:27Z
2019-08-23T22:14:27Z
2019-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200141
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 folhas
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652021783330816