Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200141 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_0bb6733e8eb4dcca1aabc0481bd75719 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200141 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamentalEscola. Indisciplina. Professores.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, a qual utiliza o método analítico para sistematização dos dados e apresentação dos resultados. O problema central da investigação relaciona-se à prática da docência e encontra-se definido da seguinte forma: como os professores lidam com os conflitos gerados pelos comportamentos indisciplinares dos alunos no âmbito escolar? O objetivo é compreender como os professores de Educação Física que lecionam em escolas públicas da rede básica de ensino de Florianópolis-SC elaboram as estratégias para lidar com as situações de indisciplina no contexto de suas práticas pedagógicas. O quadro de referencial teórico utilizado traz uma discussão sobre o entendimento dos conceitos de disciplina e indisciplina, apresenta as situações-problemas relacionadas à indisciplina e, as estratégias pedagógicas de superação e transformação desses conflitos no âmbito escolar. A coleta dos dados concretizou-se por meio de um questionário online, respondido via correio eletrônico. Todos os professores que participaram desta pesquisa concordaram que a indisciplina é um elemento recorrente na prática pedagógica, e essa se agrava no contexto das aulas de Educação Física, principalmente, em função dos espaços diferenciados onde elas ocorrem. Igualmente, por fomentar mais liberdade de espaço e movimento. E um dos aspectos mais importante é a questão da necessidade da família ser mais parceira, pois assim a escola teria melhores resultados se as famílias e a comunidade trabalhassem em conjunto. Também não deixa de passar despercebida a importância de se ter um profissional especializado para atuar como um mediador no contexto escolar, fazendo assim uma ponte pedagógica. Outro aspecto destacado foi a necessidade de se buscar trabalhar a escuta e desenvolver a empatia para poder lidar com o outro, para que assim ocorra uma melhora na convivência. Por fim, a necessidade de oferecer estímulos para despertar nos alunos a curiosidade que já é nata neles, de forma que façam algo que gostem como determinadas práticas corporais/esportivas, bem como participação em projetos de cooperação, que envolve a dança, música ou yoga.Florianópolis, SCMelo, Cristiane ker de MeloUniversidade Federal de Santa CatarinaCandido, Solange candido2019-08-23T22:14:27Z2019-08-23T22:14:27Z2019-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 folhasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200141info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-23T22:14:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200141Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-23T22:14:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental |
title |
Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental |
spellingShingle |
Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental Candido, Solange candido Escola. Indisciplina. Professores. |
title_short |
Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental |
title_full |
Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental |
title_fullStr |
Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental |
title_sort |
Estratégias pedagógicas frente à indisciplina escolar no ensino fundamental |
author |
Candido, Solange candido |
author_facet |
Candido, Solange candido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Cristiane ker de Melo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candido, Solange candido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Indisciplina. Professores. |
topic |
Escola. Indisciplina. Professores. |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-23T22:14:27Z 2019-08-23T22:14:27Z 2019-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200141 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 folhas application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652021783330816 |