Ensinar mulheres na história: abordagens biográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Viviane da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205247
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2018.
id UFSC_0bbca7b716aa78b42b2df0498132855d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205247
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensinar mulheres na história: abordagens biográficasHistóriaMulheresRelações de gêneroDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2018.Este trabalho tem como foco o estudo da história das mulheres do período colonial brasileiro, na perspectiva da história social e cultural, com base em biografias e narrativas, tendo em vista sua inserção no ensino de história. Tem por objetivo principal colocar em evidência a importância e a responsabilidade de se ensinar mulheres na história por meio de abordagens biográficas, e ainda: refletir a respeito da história das mulheres como campo historiográfico; questionar as omissões e silenciamentos de mulheres na história, particularmente no período colonial; elaborar um levantamento de materiais para ensinar história das mulheres a partir da seleção de autores; organizar narrativas e biografias para compor um acervo que possibilite comparar diferentes realidades, com foco no período colonial brasileiro, considerando as mudanças e transformações que algumas mulheres vivenciaram em suas existências. Como metodologia, trabalha com a perspectiva da escrita de si para problematizar o uso de biografias em sala de aula e sugerir a criação de narrativas por parte das próprias professoras, autoras do saber histórico escolar. A escolha das biografias, assim como as temáticas abordadas, está baseada em análises de gênero, ao considerar os mecanismos simbólicos em torno das mulheres no período colonial brasileiro. Como produto final, este trabalho disponibiliza um site constituído por um acervo de materiais diversificados, que apresentam biografias selecionadas de mulheres do período colonial; textos temáticos; sugestões metodológicas e indicações bibliográficas diversas para consulta de professoras da educação básica, para que possam, em seu protagonismo, elaborar um material didático que inclua a história das mulheres no ensino.Abstract : This work focuses on the study of the history of women from the Brazilian colonial period, from the perspective of social and cultural history, based on biographies and narratives, in view of their insertion in history teaching. Its main objective is to highlight the importance and responsibility of teaching women in history through biographical approaches, as well as to reflect on the history of women as a historiographic field; to question the omissions and silencing of women in history, particularly in the colonial period; to draw up a survey of materials to teach women's history from the selection of authors; organize narratives and biographies to compose a collection that allows comparing different realities, focusing on the Brazilian colonial period, considering the changes and transformations that some women experienced in their lives. As a methodology, it works with the perspective of self-writing to problematize the use of biographies in the classroom and suggest the creation of narratives by the teachers themselves, authors of the school's historical knowledge. The choice of biographies, as well as the themes addressed, is based on gender analysis, when considering the symbolic mechanisms around women in the Brazilian colonial period. As a final product, this work offers a site made up of a collection of diverse materials, which present selected biographies of women from the colonial period; The choice of biographies, as well as the themes addressed, is based on gender analysis, when considering the symbolic mechanisms around women in the Brazilian colonial period. As a final product, this work offers a site made up of a collection of diverse materials, which present selected biographies of women from the colonial periodBittencourt, JaneUniversidade Federal de Santa CatarinaMoreira, Viviane da Silva2020-03-31T13:32:43Z2020-03-31T13:32:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 p.| il.application/pdf360101https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205247porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:32:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205247Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:32:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar mulheres na história: abordagens biográficas
title Ensinar mulheres na história: abordagens biográficas
spellingShingle Ensinar mulheres na história: abordagens biográficas
Moreira, Viviane da Silva
História
Mulheres
Relações de gênero
title_short Ensinar mulheres na história: abordagens biográficas
title_full Ensinar mulheres na história: abordagens biográficas
title_fullStr Ensinar mulheres na história: abordagens biográficas
title_full_unstemmed Ensinar mulheres na história: abordagens biográficas
title_sort Ensinar mulheres na história: abordagens biográficas
author Moreira, Viviane da Silva
author_facet Moreira, Viviane da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bittencourt, Jane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Viviane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv História
Mulheres
Relações de gênero
topic História
Mulheres
Relações de gênero
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-31T13:32:43Z
2020-03-31T13:32:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 360101
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205247
identifier_str_mv 360101
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652015469854720