Sistema de processamento de sinais biomédicos: módulo didático de eletroencefalograma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adur, Robson
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92158
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
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spelling Sistema de processamento de sinais biomédicos: módulo didático de eletroencefalogramaEngenharia eletricaEngenharia biomedicaEstudo e ensinoProcessamento de sinaisMetodologiaAvaliaçãoEnsino auxiliado por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.A partir dos resultados de uma investigação a respeito de temas de Engenharia Biomédica na grade curricular dos cursos de graduação de Engenharia Elétrica, notou-se a concreta carência de investimentos na área. Esta é a principal motivação para este trabalho, cujo objetivo é contribuir no desenvolvimento da Plataforma Didática de Engenharia Biomédica. Esta contribuição é dada pela criação de um módulo de aquisição e condicionamento de sinais de Eletroencefalograma (EEG) de superfície, com características didáticas, pelo desenvolvimento e implementação de um Módulo Base microprocessado para conversão analógico-digital de parâmetros eletrofisiológicos e pelo projeto e elaboração de um roteiro de aula prática de filtragem analógica de sinais de EEG de superfície. Neste enfoque, é realizado um estudo a respeito das origens e características dos sinais de EEG, derivações e posicionamento de eletrodos, aspectos relacionados com a aquisição e condicionamento de sinais de EEG, onde são abordados os eletrodos e amplificadores de biopotenciais, ruídos e interferências, filtragem de sinais e normas associadas. A avaliação do sistema foi realizada com alunos de graduação de engenharia elétrica que realizaram aulas práticas utilizando o sistema e através de um mini-curso de engenharia biomédica na prática. Aspectos motivacionais do sistema foram avaliados, quantificando sua facilidade de uso e se o mesmo é organizado, estimulante e significativo. O resultado da avaliação mostrou que o sistema é motivador com alta expectativa para o sucesso.Florianópolis, SCAzevedo, Fernando Mendes deUniversidade Federal de Santa CatarinaAdur, Robson2012-10-24T06:18:00Z2012-10-24T06:18:00Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvi, 120 f.| il, grafs., tabs.application/pdf260093http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92158porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T16:34:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92158Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T16:34:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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