Projeto HOPE no Rio Grande do Norte: nexos com a saúde e o ensino superior de enfermagem (1972-1985)
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169653 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2015. |
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Projeto HOPE no Rio Grande do Norte: nexos com a saúde e o ensino superior de enfermagem (1972-1985)EnfermagemHistóriaCooperação internacionalEnsino superiorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2015.Pesquisa sócio-histórica, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a importância do Projeto HOPE (1972-1985) para a saúde da população do Rio Grande do Norte e o ensino superior enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 1972 a 1985. Teve como questão de pesquisa: Qual a importância do Projeto HOPE para o Rio Grande do Norte e como foram desenvolvidas suas atividades junto às instituições de saúde, à enfermagem, e à UFRN? Para sua execução foram utilizadas as bases filosóficas e teóricas da Nova História, com o propósito de desvelar os contextos e as relações sociais da época, bem como para conhecer e revelar personagens que contribuíram para o registro de partes dessa história contemporânea. O cenário deste estudo foi a UFRN e o Projeto HOPE, que esteve sediado em Natal no período do estudo. A coleta de dados consistiu da utilização de fontes documentais e orais. Participaram deste estudo 32 colaboradores, sendo cinco enfermeiras-professoras do Departamento de Enfermagem; quatro enfermeiros-professores colaboradores do Departamento de Enfermagem; quatro enfermeiras norte-americanas do Projeto HOPE; quatro ex-alunas do Departamento de Enfermagem; três ex-alunas da Escola de Enfermeiras de Mossoró; três Secretários de estado; duas técnicas de enfermagem do Hospital Universitário Onofre Lopes; dois médicos-professores da Faculdade de Medicina; um odontólogo-professor da Faculdade de Odontologia; uma enfermeira do Hospital Universitário Onofre Lopes; uma enfermeira-professora da Universidade Federal de Alagoas; uma enfermeira-professora da Universidade Federal de Pernambuco; uma funcionária do Projeto HOPE. Utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática, que culminou na elaboração de quatro manuscritos: 1 - "O navio-hospital SS HOPE em Natal, Rio Grande do Norte (1972): estratégias e desdobramentos", o qual destina-se a apresentar o Projeto do Projeto HOPE, suas finalidades, atividades e países visitados. Mostrou as estratégias e esforços necessários à sua vinda, assim como seus desdobramentos assistenciais e treinamento profissional durante os 10 meses em que o navio permaneceu em Natal; 2 - "A Enfermagem do Projeto HOPE em Natal, Rio Grande do Norte (1972): aproximações e distanciamentos", que registrou a estruturação, as atividades e as rotinas do Serviço de Enfermagem do navio, assim como ressaltou a interação entre enfermeiras norte-americanas e a Enfermagem potiguar como resultantes do sistema de trabalho em contrapartes; 3 - "O ensino superior em Enfermagem no Rio Grande do Norte: revisitando a História", tendo como cenário a expansão do ensino na UFRN e o funcionamento do Curso de Enfermagem, e que demonstrou a participação de enfermeiros-professores colaboradores de estados circunvizinhos e relações com os norte-americanos do Projeto HOPE Terra; e o manuscrito 4 - "O Projeto HOPE Terra e o ensino de Enfermagem no Rio Grande do Norte (1974-1981)", que versou sobre as atividades das enfermeiras-professoras norte-americanas no Departamento de Enfermagem, como professoras visitantes. A conclusão do estudo confirma, pois, a tese defendida de que a passagem do navio-hospital SS HOPE (1972) e a permanência do Projeto HOPE Terra (1973-1985) em Natal criaram novas possibilidades de práticas assistenciais e para a formação profissional em saúde e enfermagem na UFRN.<br>A socio-historical research with a qualitative approach, aimed at understanding the importance of the HOPE Project (1972-1985) for the health in Rio Grande do Norte and for the higher Nursing education system at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), in the period of 1972-1985. The research question was: What was the significance of the HOPE Project in Grande do Norte and which activities were developed among health institutions, nursing and UFRN? To conquer this, we used the philosophical framework of the New History, aiming at revealing the contexts and social relationships in which the events took place, and in order to unveil the characters that previously remained anonymous. The setting for this study was the UFRN and the HOPE Project in Natal. The data collection occurred with documentary sources and oral sources. Participated in this study 32 employees: 05 nurse-teachers of the Nursing Department; 04 nurse collaborators teachers of the Department of Nursing; 04 American nurses of the HOPE Project; 04 former students of the Nursing Department; 03 alumnae of the School of Nursing of Mossoró; 03 secretaries of state; 02 Nursing Assistants of the Onofre Lopes University Hospital; 02 physician-professors of the Faculty of Medicine; 01 dentist-professor of the School of Dentistry; 01 nurse of the Onofre Lopes University Hospital; 01 nurse-professor at the Federal University of Alagoas; 01 nurse-professor at the Federal University of Pernambuco and 01 Project HOPE worker. The Thematic Content Analysis was used and as a result four manuscripts were prepared: 1- "The SS HOPE hospital-ship in Natal, Rio Grande do Norte (1972): Strategies and splits", aims at presenting the HOPE Project, its goals, activities and visited countries. We analyzed the strategies and efforts needed to concrete his coming, and its splits, as well as the assistance and professional training during the 10 months that remained in Natal. 2- "The HOPE Nursing Project in Natal, Rio Grande do Norte (1972): approximations and distancing", registered the structure, activities and routines of the Nursing Service within the vessel, and highlighted that the interaction between American nurses and the nurses from Rio Grande do Norte among the system of counterparts 3- "Higher education in Nursing in Rio Grande do Norte: revisiting the history" this study parts from the re-reading of studies already carried out in the area, having as a backdrop the teaching process at the UFRN specifically in the Nursing Career involving nurse-teachers from the neighboring states, and even from the American, HOPE Project. 4- "The Land HOPE Project and teaching nursing process in Rio Grande do Norte (1974-1981) which focused specifically on the activities of the American nursing professors at the Department of Nursing and they performance as visiting professors . The conclusion confirms the thesis that the path of the SS HOPE Hospital Ship (1972) and its consequently Project HOPE Land (1973-1985) in Natal, built new possibilities of caring practices and health and Nursing training at the UFRN.Padilha, Maria Itayra Coelho de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaCarlos, Djailson José Delgado2016-10-19T13:20:58Z2016-10-19T13:20:58Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis287 p.| il., tabs.application/pdf338820https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169653porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T13:20:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169653Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:20:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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