A internet e a busca da informação em comunidades científicas: um estudo focado nos pesquisadores da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marili Isensee
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102610
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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spelling A internet e a busca da informação em comunidades científicas: um estudo focado nos pesquisadores da UFSCCiência da informaçãoInternet (Redes de computadores)Recuperação da informaçãoComunicação na ciênciaBibliotecas universitariasFlorianópolis (SC)PesquisadoresFlorianópolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoPesquisa que teve por objetivo verificar o uso da Internet, no processo de busca da informação em comunidades científicas, visando detectar a ocorrência da desintermediação da informação e suas conseqüências no processo de comunicação científica e na atuação das unidades de informação. Para efeitos desta pesquisa, a desintermediação foi considerada como ausência de intermediários entre os recursos de informação e os pesquisadores. Elege como lócus e universo para aplicação da pesquisa a Universidade Federal de Santa Catarina e os pesquisadores-docentes vinculados aos seus Programas de Pós-Graduação. Usa o questionário, como instrumento para a coleta dos dados, com questões voltadas ao levantamento de informações sociodemográficas e ao uso de recursos informacionais. A amostra foi constituída por 324 pesquisadores-docentes, selecionada em três etapas: aleatória estratificada por áreas de atuação, aleatória simples por notas de avaliação da CAPES e aleatória por conglomerados por programa. Organiza e tabula os dados por meio do pacote estatístico SPSS, versão 11.0, utilizando a estatística descritiva (freqüências e porcentagens), de associações (teste c2), e comparativas (teste de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney), considerando-se um nível de significância de 5%. As análises dos resultados permitiram constatar que dos participantes da amostra, 43,2% atuavam nos Programas de Pós-Graduação das Ciências Exatas e da Terra, 30,9% atuavam nos Programas das Ciências Humanas e Sociais e 25,9% nos Programas das Ciências da Vida e que todos os pesquisadores eram doutores com predominância no regime de trabalho de dedicação exclusiva. Quanto ao percurso preferido na busca da informação por esses pesquisadores, destacam-se a biblioteca particular com 46,3% e a Internet com 43,2%. O Sistema de Bibliotecas da UFSC (BU/UFSC) não obteve um índice expressivo de preferência no processo de busca da informação. No entanto, teve uma indicação significativa quanto à freqüência de uso (77,8%) se consideradas as três opções de freqüência - diária, semanal e mensal. O periódico foi o mais indicado dentre os recursos disponibilizados no Sistema BU/UFSC. Os pesquisadores indicaram que preferem obter o material em formato eletrônico devido a sua acessibilidade. Em relação aos mediadores no processo de busca da informação, os colegas/pares foram os mais citados. O correio eletrônico foi o recurso da Internet mais utilizado, o que também confirma a finalidade de uso da rede, onde a comunicação entre pares, com 65,4%, foi a que obteve maior incidência de indicações. Dentre os serviços on-line disponibilizados pela BU/UFSC, o Portal CAPES foi o mais indicado (61.7%). Embora a Internet tenha apresentado uma freqüência expressiva de uso, os resultados demonstraram ocorrer barreiras em relação à conexão e ao suporte técnico, principalmente na área de Ciências Humanas. Nesta pesquisa, não foram encontradas associações estatisticamente significativas quanto ao uso da Internet como percurso preferido quando relacionados com a área de atuação, ao regime de trabalho e à faixa etária. Entretanto, observaram-se diferenças significativas entre a área de atuação e as barreiras de uso da Internet, os recursos da Internet, os recursos informacionais tradicionais e on-line do Sistema BU/UFSC. Embora o processo de desintermediação tenha aumentado em todas as áreas, considerando-se que os pesquisadores estão utilizando com autonomia os recursos eletrônicos no processo de busca da informação, conclui-se que o Sistema BU/UFSC ocupa um lugar de destaque nesse processo, em função do uso significativo do acervo tradicional, bem como dos serviços on-line disponibilizados pelo sistema. Quanto aos profissionais bibliotecários, os resultados permitiram concluir que eles não são os mediadores reconhecidos como preferenciais por esta comunidade científica. Considerando que esses profissionais têm trabalhado no sentido de aumentar os recursos on-line para pesquisa disponibilizados nas universidades, como também têm investido esforços no treinamento para tornar os usuários mais autônomos, o que se pode inferir é que provavelmente a desintermediação tenha ocorrido como conseqüência natural dessas ações e como sinal da evolução ou da crise dos sistemas de informação que dependem na atualidade muito mais de sistemas e interfaces amigáveis que facilitem o acesso à informação do que dos próprios recursos humanos e físicos existentes nas unidades de informação.Florianópolis, SCSilva, Edna Lucia daUniversidade Federal de Santa CatarinaLopes, Marili Isensee2013-07-16T01:24:51Z2013-07-16T01:24:51Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf221358http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102610porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:27:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102610Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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