Fontes de informação utilizadas por professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Silvana Beatriz
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89603
Resumo: Dissertação [mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
id UFSC_1beb77d293dd32943197b25f70c1a899
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89603
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Fontes de informação utilizadas por professores do ensino fundamentalCiência da informaçãoBibliotecas escolaresFontes de informacaoFlorianopolis (SC)Professores de ensino de primeiro grauFlorianopolis (SC)Fluxo da informaçãoDissertação [mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.A presente dissertação contribui para a Ciência da Informação ao estudar o processo de fluxo da informação na busca, na seleção, no acesso, e no uso de fontes de informação no Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública do Município de Florianópolis. A pesquisa está inserida no contexto educacional da Escola Desdobrada Municipal João Francisco Garcez - Florianópolis, Santa Catarina (BRASIL) e se propôs a compreender como ocorre a busca, a seleção, o acesso e o uso de fontes de informação pelos professores do Ensino Fundamental da Escola e sua relação com as atividades de ensino desenvolvidas. Procurou-se, também, identificar as fontes de informação utilizadas pelos professores no processo ensino-aprendizagem e sua localização; identificar quais os critérios utilizados pelos professores na seleção de fontes de informação para suas atividades de ensino; verificar o uso de fontes de informação na prática de ensino e investigar como se dá a utilização da biblioteca escolar pelos professores em relação às suas necessidades informacionais. A revisão de literatura abrange aspectos sobre o contexto educacional do Ensino Fundamental, o perfil dos professores da Educação Fundamental, a biblioteca escolar e as fontes de informação na educação. A metodologia envolve a abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e etnográfica. Como instrumentos de coleta de dados, formulou-se um questionário com questões semi-abertas. Os sujeitos da pesquisa foram professores da Escola. Os resultados mostram que as fontes mais utilizadas pelos professores para atualização de seus conteúdos pedagógicos são: a Internet (diariamente) para pesquisas e e-mail; as gravuras e imagens (semanalmente); o livro científico (quinzenalmente) e as enciclopédias (mensalmente). As fontes de informação indicadas como prioritárias nas atividades de ensino foram o livro didático; o livro científico; a Internet; o livro infantil e os jogos educativos. Ao iniciar um conteúdo novo, se destacou a preferência dos professores pelo livro infantil e pelos jogos educativos. Em seguida, as fontes mais mencionadas foram as revistas e a Internet, seguidas do livro didático, do livro científico e do dicionário, respectivamente. Verificou-se que os professores afirmam localizar as fontes de informação no acervo pessoal e o preferem ao elaborar suas atividades de ensino. A biblioteca da escola é a segunda opção para aqueles que não se sentiram satisfeitos com os próprios materiais ou buscam outras fontes. Dentre os motivos para o uso da biblioteca, destaca-se o acervo, a organização, o apoio pedagógico e o estímulo à leitura. Em terceira opção, os professores localizam materiais para preparar suas aulas na Internet. O estudo concluiu que os professores utilizam uma diversidade de fontes de informação e as relacionam a alguma ação pedagógica. Como critérios para seleção de fontes de informação para o processo ensino-aprendizagem, os professores selecionam a confiabilidade, a atualidade e a conveniência das fontes. Os resultados do uso de fontes de informação na prática de ensino evidenciaram que a atividade propiciou o diálogo entre professor e alunos, houve maior interesse dos alunos, resultados positivos na aprendizagem e melhor qualidade no ensino. This dissertation adds to the Information Sciences by studying the information flow process in the search, the selection, the access and the use of information sources in the Ensino Fundamental (Elementary and Middle School Teaching) of a public school in the city of Florianópolis. The research approaches the educational context of Escola Desdobrada Municipal João Francisco Garcez (João Francisco Garcez Municipal School), in Florianópolis, state of Santa Catarina (BRAZIL), and its purpose is to understand how the search, the selection, the access and the use of information sources by Elementary and Middle School teachers takes place and relates to the teaching activities developed in school. Its aim also included identifying the information sources used by teachers in the teaching-learning process and its location, identifying which criteria were used by teachers in the selection of the information sources for their teaching activities, checking the use of information sources in the teaching practice and investigating how the school library is made use of by teachers regarding their informational needs. The literature review encompasses aspects of educational context in the Elementary and Middle School Teaching, the profile of Elementary and Middle School Education, the school library and the information sources in Education. The methodology involves a qualitative approach. The research is descriptive, bibliographic and ethnographic. A semi-open-query questionnaire was created to be used as a data collection instrument. The subjects of the research were teachers working at this school. The results show that the sources most commonly used by the teachers for the updating of their pedagogical contents are: the Internet (daily) for research and e-mail; pictures and images (weekly); scientific books (fortnightly) and encyclopedias (monthly). The information sources indicated as prioritized in the teaching activities were: didactic books, scientific books, the Internet, children's books and educational games. On starting a new content, the teachers' preference for children's books and educational games ranked first. Next, came magazines and the Internet, followed by didactic books, scientific books and the dictionary, respectively. It was observed that teachers claim to find the information sources in their own collections and prefer to use it when creating their teaching activities. The school library is a second option for those who do not feel satisfied with their own material or prefer to search for other sources. Amongst the reasons for the use of the library are its collection, organization, pedagogical support and stimulation to reading. As a third option, the teachers find material on the Internet to prepare their classes. The study has concluded that teachers use a plethora of information sources and relate them to some pedagogical action. Teachers choose source reliability, updated features and convenience as criteria for the selection of information sources for the teaching-learning process. The results in the use of information sources in the teaching practice showed that the activity fostered dialogue, there was a greater interest by the students, positive results in learning and a better quality in teaching.Florianópolis, SCBlattmann, UrsulaUniversidade Federal de Santa CatarinaBueno, Silvana Beatriz2012-10-23T00:07:08Z2012-10-23T00:07:08Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf239895http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89603porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T08:10:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89603Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:10:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fontes de informação utilizadas por professores do ensino fundamental
title Fontes de informação utilizadas por professores do ensino fundamental
spellingShingle Fontes de informação utilizadas por professores do ensino fundamental
Bueno, Silvana Beatriz
Ciência da informação
Bibliotecas escolares
Fontes de informacao
Florianopolis (SC)
Professores de ensino de primeiro grau
Florianopolis (SC)
Fluxo da informação
title_short Fontes de informação utilizadas por professores do ensino fundamental
title_full Fontes de informação utilizadas por professores do ensino fundamental
title_fullStr Fontes de informação utilizadas por professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Fontes de informação utilizadas por professores do ensino fundamental
title_sort Fontes de informação utilizadas por professores do ensino fundamental
author Bueno, Silvana Beatriz
author_facet Bueno, Silvana Beatriz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Blattmann, Ursula
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Silvana Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
Bibliotecas escolares
Fontes de informacao
Florianopolis (SC)
Professores de ensino de primeiro grau
Florianopolis (SC)
Fluxo da informação
topic Ciência da informação
Bibliotecas escolares
Fontes de informacao
Florianopolis (SC)
Professores de ensino de primeiro grau
Florianopolis (SC)
Fluxo da informação
description Dissertação [mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T00:07:08Z
2012-10-23T00:07:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 239895
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89603
identifier_str_mv 239895
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652187254915072