O exercício profissional e a redução da jornada de trabalho: reflexões a partir da experiência de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Carolina Brito da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199039
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
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spelling O exercício profissional e a redução da jornada de trabalho: reflexões a partir da experiência de estágioJornadaTrabalhoSobrecargaJoveminstituiçãoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.O presente estudo tem como objetivo analisar o exercício profissional e a jornada de trabalho a partir da experiência de estágio na IDES com uma problematização teórica acerca de temas recorrentes do estágio e que são os objetos de reflexão na literatura de serviço social. Para o desenvolvimento do trabalho acadêmico, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando como aporte teórico, especialmente, autores como: Vicente (2015), Campos (2009), Lacerda (2014), Alceno (2012) e Souza (2008). Constituímos o trabalho em três seções, presenciando a implantação das 30 horas na IDES, com a divisão de trabalho duas assistentes sociais. No decorrer da experiência de estágio, foram identificados alguns problemas como, sobrecarga de trabalho condensada na nova jornada, diferenciação salarial acentuada, certa diluição do processo pedagógico do estágio de formação em serviço social no interior das demais atividades. Estas questões foram se sobrepondo junto com a rotina institucional já atravessada de tantos outros problemas, próprios das ONGs que atendem crianças e jovens no país. O presente estudo permitiu compreender e analisar os impactos da redução da jornada de trabalho no exercício profissional do assistente social no programa jovem aprendiz na IDES. Situar a luta histórica pela redução da jornada de trabalho do serviço social, identificar o exercício profissional dos assistentes sociais dentro da instituição do programa jovem aprendiz e contextualizar os efeitos da redução da jornada de trabalho para o exercício profissional.Florianópolis, SCPaiva, Beatriz Augusto deUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Ana Carolina Brito da2019-07-25T13:48:03Z2019-07-25T13:48:03Z2019-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 Fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199039info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-16T12:50:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199039Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-16T12:50:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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