A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sell, Sérgio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216342
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.
id UFSC_0c81bbc8eba5e52814a9f09d814f2b34
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216342
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem FronteirasLinguísticaLíngua portuguesaEnsino à distânciaPragmáticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.Esta tese analisa a abordagem de língua(gem), ensino, aprendizagem e cultura dos materiais didáticos para educação a distância do curso de Português como Língua Adicional (PLA), do Programa e-Tec Idiomas sem Fronteiras (ISF). O trabalho inicia traçando um panorama do uso do português no contexto global e da importância do seu ensino como língua adicional. Em seguida, busca caracterizar a educação a distância (EaD) e o uso das novas tecnologias digitais no ensino de línguas em contextos institucionais. A partir da análise dos materiais produzidos para o curso de PLA do programa e-Tec ISF, a pesquisa buscou responder às seguintes perguntas: 1) em qual perspectiva comunicativa e cultural as diretrizes do curso se basearam? 2) Como a língua portuguesa e os seus aspectos culturais são trabalhados nesse material? 3) Qual perspectiva comunicativa e cultural se revela no material didático? 4) Em que medida as concepções teórico-metodológicas do curso se harmonizam com as atividades de ensino e aprendizagem propostas no material produzido? São tomados como referência para esta pesquisa os materiais didáticos do curso, os documentos de referência e os materiais usados em capacitação de professores para atuarem no curso. Este estudo tem enfoque qualitativo e discute as implicações pedagógicas das escolhas realizadas e das soluções desenvolvidas pela equipe de designers do curso para o ensino de português como língua adicional na modalidade a distância. O trabalho finaliza com considerações sobre a formação dos profissionais para o uso adequado do material e sobre a possibilidade do seu uso em outras modalidades de ensino e aprendizagem.</br>Abstract : This thesis analyzes the language, teaching, learning and culture approach of distance learning teaching materials of the Portuguese as an Additional Language (PLA) course of the e-Tec Languages without Borders (ISF) Program. The work begins by outlining the use of Portuguese in the global context and the importance of its teaching as an additional language. It then seeks to characterize distance education (DE) and the use of new digital technologies in language teaching in institutional contexts. From the analysis of the materials produced for the e-Tec ISF PLA course, the research sought to answer the following questions: 1) which communicative and cultural perspective were the course guidelines based on? 2) How is the Portuguese language and its cultural aspects worked in this material? 3) What communicative and cultural perspective is revealed in the teaching material? 4) To what extent do the theoretical-methodological conceptions of the course harmonize with the teaching and learning activities proposed in the material produced? The reference for this research is the course didactic materials, the reference documents and the materials used in the training of teachers for working in the course. This study has a qualitative approach and discusses the pedagogical implications of the choices made and the solutions developed by the designers' team of the course for the teaching of Portuguese as an additional language in distance education. The work concludes with considerations on the education of professionals for the proper use of the material and the possibility of its use in other teaching and learning modalities.Xavier, Rosely PerezUniversidade Federal de Santa CatarinaSell, Sérgio2020-10-21T21:28:33Z2020-10-21T21:28:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis209 p.application/pdf370289https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216342porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:28:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216342Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:28:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras
title A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras
spellingShingle A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras
Sell, Sérgio
Linguística
Língua portuguesa
Ensino à distância
Pragmática
title_short A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras
title_full A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras
title_fullStr A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras
title_full_unstemmed A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras
title_sort A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras
author Sell, Sérgio
author_facet Sell, Sérgio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Rosely Perez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sell, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Língua portuguesa
Ensino à distância
Pragmática
topic Linguística
Língua portuguesa
Ensino à distância
Pragmática
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:28:33Z
2020-10-21T21:28:33Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370289
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216342
identifier_str_mv 370289
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 209 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652196285251584